consta que um dos requisitos da ibm era que fortran fosse capaz de produzir codigo tao bom quanto um programador poderia produzir otimizando manualmente o codigo asm, pois isso era crucial para os clientes da epoca, que nao partiriam para uma linguagem de alto nivel se ela nao fosse pau a pau com que eles jah tinham. e eles conseguiram isso na decada de 50! imagine o tanto que foram otimizando depois, acho dificil que as tecnicas que um compilador destes utiliza sejam usadas no dia a dia por qq programador asm, para todas as linhas de seu codigo... eh mais facil pensar q o cara otimiza pontualmente, deixando o resto meio em segundo plano.
imagine que C jah eh meio pau a pau com um bom programador asm... mas fortran consegue bater C por um fator de ateh 2x! mas isso em processamento numerico, pq quando se fala em sistemas operacionais, a vantagem obvia eh de C, de modo que C certamente seria a linguagem ideal para firmwares, microkernels e pequenos sistemas operacionais. isso vem do fato de C ter sido derivado de B justamente como uma forma otimizada para expressar o sistema operacional unix de um modo portavel...
e apesar de parecer um contra-senso fazer algo assim totalmente em C, eh sempre bom lembrar que o unix escrito em C eh um sr. sistema operacional, sinonimo de performance e qualidade, enquanto que um tipico sistema operacional escrito em asm, como o msdos, nao tem nenhuma destas qualidades... coisas para se pensar!

vtrx escreveu:Fortram lida principalmente com strings....o processador não inetrpreta outra tipo de código a não ser código de máquina.
ASM é um meio de se montar os códigos de máquina,as linguagens de alto nível são um meio de tentar montar esses mesmos códigos,mas não é garantido 100% de otimização,pois é um código portável,isto é ,não é específico para um tipo de processador.
Não sou contra linguagens de alto nível,mesmo para simples µcontroladores,mas no que eu faço eu não posso deixar 'brechas' de programação,minha função é anti-hacker e anti-cracker de software e hardware,não posso usar exclusivamente uma sub-linguagem de programação.Eu mesmo quando programo banco de dados,uso talvez a pior linguagem de programação para OS,o Delphi,que é extremanete popular mais gera códigos muito grande e facilmente crackeado,desde que não se tome alguma precaução.