Comp. magico

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Comp. magico

Mensagempor Alexandro » 09 Dez 2009 12:33

Pessoal, estou com um problema em um projeto , antes eu achava impossivel ter uma tensao de entrada de 1V e saida 5V (0.05mA) entao conheci o UCC39413 que faz esse milagre! porem ele é dificiu de se conseguir, alguns como a FARNELL fala q ele está obsoleto e nao vende mais. Bom será q existe um outro ou alguma forma de gerar 5Vdc de 1V, pra mim 50mA ja está otimo.
Alguem ja viu algo ?

valeu
Alexandro
Byte

Re: Comp. magico

Mensagempor Rodrigo_P_A » 09 Dez 2009 12:41

Alexandro escreveu:Pessoal, estou com um problema em um projeto , antes eu achava impossivel ter uma tensao de entrada de 1V e saida 5V (0.05mA) entao conheci o UCC39413 que faz esse milagre! porem ele é dificiu de se conseguir, alguns como a FARNELL fala q ele está obsoleto e nao vende mais. Bom será q existe um outro ou alguma forma de gerar 5Vdc de 1V, pra mim 50mA ja está otimo.
Alguem ja viu algo ?

valeu

dá uma olhada no LM2621 da National, parece que ele converte a partir de 0.7V é um conversor dc-dc e o melhor é que ele consome pouco para trabalhar.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Re: Comp. magico

Mensagempor MOR_AL » 09 Dez 2009 16:22

Alexandro escreveu:Pessoal, ... Bom será q existe um outro ou alguma forma de gerar 5Vdc de 1V, pra mim 50mA ja está otimo.
Alguem ja viu algo ?

valeu

Se este chip possuir 100% de eficiência, e se for do tipo que transfere a energia em todos os semi-períodos (como o tipo push-pull com delta de 50% em cada semicondutor de potência), então a corrente da fonte de 1V será de 250mA (médios e de pico). Caso você encontre algum, veja se ele suporta esta corrente.
Se for do tipo que possui meio período conduzindo, a corrente de pico vai para 500mA...E por aí vai...
Note que a eficiência depende, dentre outros fatores, da tensão de condução dos semicondutores de potência. Para uma fonte de 1V, a eficiência cai mais que se a fonte fosse de 5, 12, etc.

O CI que o Rodrigo sugeriu é garantido a partir de uma tensão de entrada de 1,4V. E em um dos gráficos, que mostra a tensão de entrada de 1V (limite inferior da curva), a corrente máxima fornecida é de 6mA.

Se eu estivesse no seu lugar tentaria fazer um push-pull com bc337 e um transformadorzinho. Mas o cálculo do bichinho dá trabalho...

[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Ander_sil » 10 Dez 2009 08:56

Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor chipselect » 10 Dez 2009 09:37

tem o max1797 também, é de 95% de eficiência
chipselect
Word

Mensagempor MOR_AL » 10 Dez 2009 14:04

Parece que o NCP1421 que o Ander_sil informou talvez funcione. Eu dei uma rápida olhada no datasheet. Tem muita coisa nele, não deu para ver tudo. O detalhe é da figura 7. Tensão mínima de partida, para uma corrente de 50mA de carga.
Só montando para ver se funciona.
O MAX1795, 1796 e 1797, que o chipselect informou, parece que tem a tensão de entrada de partida menor. Algo em torno de 0,85V, mas nas figuras referentes a
"MAXIMUM OUTPUT CURRENT vs. BATT INPUT VOLTAGE", não suportam os 50mA de carga.
Não sei.
Só testando.
Estes manuais apresentam ótimas "features". Esses componentes são realmente bons, mas tem que observar as condições em que os testes foram realizados. Nem sempre são as que desejamos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Alexandro » 12 Dez 2009 19:47

Obrigado pessoal, mas to vendo q vai ser dificiu, eu vi uma vez uma lanterna q um cara fez de led branco, ela possuia um indutor de ferrite duplo, mas era pra 4,1V, e funcionava até com 0,5V da pilha, era incrivel, mas adaptar um vai ser dificiu, pois queria algo comercial, nao artesanal..rs

Acho q vou mudar o projeto todo...rs

valeu
Alexandro
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos