Plano terra no Eagle

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Plano terra no Eagle

Mensagempor ktulu » 07 Dez 2009 18:54

Boa noite colegas,

Estou a mais de 2 horas me debatendo com o Eagle. Já fiz busca no fórum e achei instruções de como fazer, mas não está funcionando.

Quero colocar um plano de terra no Botton Layer de uma placa.
Não fiz o esquemático no Eagle, apenas o layout.

Estou tentando fazer da seguinte maneira:
Cliquei em poligono, selecionei o layer correto e fiz uma moldura em volta da minha placa. Ela ficou tracejada.
Depois cliquei em Name e mudei o nome para "GND".
Aí eu clico em Ratsnet e nada acontece. Na barra aparece "Ratsnet: Nothing to do!".

depois tentei fazer o mesmo, mas ligando todos os pinos que eu queria conectado nesse plano utilizando o Signal, e mudando o nome para "GND".
Denovo nada acontece quando clico em Ratsnet. Assim aparece "Ratsnet: 14 airwires".

Alguém sabe o que estou fazendo de errado?

Abraços,
Luis
ktulu
Nibble

Mensagempor _blackmore_ » 07 Dez 2009 22:45

depois de criar o poligon, tu deve ver o "nome" de qualquer trilha q seja o terra, exemplo N$1, tu vê isso com o ícone do olho que está na barra de ferramentas (show).
Depois com o ícone do resistor (name) tu altera o N$X que vai aparecer pelo N$1 que foi visto com o ícone do olho (show).
pronto ... quando tu der ok o plano terra estará pronto.
abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor ktulu » 08 Dez 2009 09:19

_blackmore_ escreveu:depois de criar o poligon, tu deve ver o "nome" de qualquer trilha q seja o terra, exemplo N$1, tu vê isso com o ícone do olho que está na barra de ferramentas (show).
Depois com o ícone do resistor (name) tu altera o N$X que vai aparecer pelo N$1 que foi visto com o ícone do olho (show).
pronto ... quando tu der ok o plano terra estará pronto.
abrax!

Tentei fazer o que você falou, mas contina não funcionando.
Até tirei Screenshot...

Todas os pads que eu quero ligados na malha de terra:
ImagemImagem

O Poligono renomeado com o mesmo nome:
ImagemImagem

E o resultado do Ratsnet:
ImagemImagem

Abraços
ktulu
Nibble

Mensagempor ktulu » 08 Dez 2009 13:03

Consegui fazer funcionar.

Eu tinha colocado um Retangulo no layer Dimension só pra marcar o tamanho da minha placa.
Não sei o porque, mas quando eu deletei esse retangulo tudo passou a funcionar.

Agora não sei como vou marcar o tamanho da placa. Por enquanto coloquei um "Mark" na extremidade.

Outra dúvida, quando eu salvo e abro novamente, o plano de GND não está preenchido. Sempre tenho que clicar em Ratsnet pra ele refazer. É normal isso? Meus gerber não correm o risco de ficar sem esse plano?

Abraços
ktulu
Nibble

Mensagempor _blackmore_ » 09 Dez 2009 10:43

Sempre tenho que clicar em Ratsnet pra ele refazer. É normal isso? Meus gerber não correm o risco de ficar sem esse plano?

sim é normal, o gerber não fica sem o plano ...
MAAAASSSS uma coisa me chamou a atenção ... esta tua placa não está finalizada viu ... as linhas amarelas que existem ligando os componentes deveriam ser trilhas top e botton, quando amarelas assim é sinal de que não foram roteadas então se continuar a fazer a placa assim ... nada vai funcionar, ou não vai funcionar direito ... reveja o teu lay-out.

abrax.
_blackmore_
Dword

Mensagempor ktulu » 09 Dez 2009 20:05

_blackmore_ escreveu:Sempre tenho que clicar em Ratsnet pra ele refazer. É normal isso? Meus gerber não correm o risco de ficar sem esse plano?

sim é normal, o gerber não fica sem o plano ...
MAAAASSSS uma coisa me chamou a atenção ... esta tua placa não está finalizada viu ... as linhas amarelas que existem ligando os componentes deveriam ser trilhas top e botton, quando amarelas assim é sinal de que não foram roteadas então se continuar a fazer a placa assim ... nada vai funcionar, ou não vai funcionar direito ... reveja o teu lay-out.

abrax.

Em amarelo estão ligados os pads que vão aterrados direto na malha de terra.
Quando o ratsnet funciona ele liga tudo certinho.

Abraço
ktulu
Nibble

Mensagempor ELFS » 09 Dez 2009 22:36

Só um comentario

Da pra fazer esta placa da MS1 em face simples e funciona legal.

ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor ktulu » 10 Dez 2009 07:20

ELFS escreveu:Só um comentario

ELFS

Você teria esse desenho?
ktulu
Nibble

Mensagempor ktulu » 10 Dez 2009 07:27

ELFS escreveu:Só um comentario

ELFS

Você teria esse desenho?
Estou querendo trocar a que está no meu carro, que fiz em casa sem furo metalizado e de vez em quando dá mau contato em algo. Ai penso em montar a original pois a B&G proibe que se modifique as placas sem permissão. Só não pode vender, fazer pra uso próprio ou group buy não diz nada...
ktulu
Nibble

Mensagempor _blackmore_ » 10 Dez 2009 20:16

ktulu

talvez não seja o teu caso ... mas se estiver utilizando a versão free do site da cadsoft ele terá livre apenas 2 layers (top e botton) para trabalhar, e ainda limitando o tamanho da placa em 80 x 120 mm.
Para tu fazer o uso do plano terra, este deverá ser por um layer existente, e não através das conexões não roteadas.
Se tu tiver a versão original que além do tamanho da placa e limitação do layers (além de outras funcionalidades) faça o roteamento destas conexões e depois faça o plano no o layer criado.

abrax!
_blackmore_
Dword

Re: Plano terra no Eagle

Mensagempor neto_e_khelen » 17 Jun 2014 15:02

Se alguém ai precisar de fabricar as placas de circuito impresso fala comigo:
www.projetosdegaragem.com.br
neto_e_khelen
Bit

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )