TCA 785 fase controle

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

TCA 785 fase controle

Mensagempor menegola » 15 Dez 2009 16:25

Ola colegas

Estou montando circuito fase controle(fase neutro 220 ac) com TCA 785 da SIEMENS ,para controle TRIAC.(BTA16/600V)

O o problema e o comum entre negativo da fonte alimenta o CI que deve estar em comum com o neutro.

Pois se inverter a tomada (2pinos) quando ligar a fase polariza com o negativo da fonte,ai vou tudo para o espaço.

Alguem que ja trabalhou com esse TCA785 teria alguma sujestão,esqueminha,etc.

Agurdo

segue link:
http://www.infineon.com/dgdl/tca785_gre ... 37a1216867
menegola
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 15 Dez 2009 18:06

Sugestão:

Use Transformadores de Pulso para isola-lo dos Tyristores

e o Sinal de Referência de Fase , pino 5 do TCA785, retira do Secundário do Transformador
de Alimentação dele.

Bem bolado esse TCA785 só que é caro por isso implementar com µC fica mais econômico

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor enigmabox » 16 Dez 2009 06:47

Ainda existe o TCA785 pra vender?? Pensei que já tinha virado mosca-branca! :shock:
Eu usava este CI em conversores trifasicos. Como o DJ disse, sempre deve usar um transformador de pulso para isolar do tiristor.
enigmabox

Mensagempor menegola » 16 Dez 2009 07:15

Ola enigmabox

Você tem ainda um desses esquemas que usava para me enviar?

Se puder agradeço.
Editado pela última vez por menegola em 16 Jan 2010 11:59, em um total de 1 vez.
menegola
Word

Mensagempor enigmabox » 16 Dez 2009 13:03

Menegola.
Vou procurar se encontro algum esquema nas minhas velharias, se encontro posto aqui. Lembro que tinha um circuito basico deste CI no databook da Siemens, mas este ficou na antiga empresa que eu trabalhava.
Ainda tenho alguns CIs TCA785 e TCA780(versão mais velha), mas nem sei se estão bons pois são usados.
enigmabox

Mensagempor rona123 » 23 Dez 2009 14:27

Pessoal

Trabalhei bastante com um ancestral do TCA785 o TCA780. Pelo que pude verificar ambos funcionam igual...

Não é muito dificil montar um circuito para executar a função desse carinha. Voce vai precisar:

1 - Um detector de zero da rede eletrica;
2 - Um gerador de rampa linear (um integrador com corrente de referencia) para gerar uma dente de serra, disparado pelo detector de zero da rede;
3 - Um comparador de tensão para disparar o triac;
4 - Opcional um gerador de pulsos para garantir o disparo do triac.

Esse circuitinho discreto, eu apliquem em no projeto de uma fonte de alimetação linear de 0 a 80 V - 0 - 5 A no circuito de pre-regulação.

Sai mais barato que o CI e circuitos com uC, e mais pratico de implementar alem de funcionar muito bem...

O uso de transformadores de pulso é mandatorio.

[]'s rona123
rona123
Byte

Mensagempor menegola » 31 Dez 2009 08:30

No datasheets dele devo obedecer a ordem FASE NEUTRO,se eu enverter Plug alimentação? ou se ligar em 220 fase,fase?

Ai que o bicho pega.
menegola
Word

Mensagempor rona123 » 31 Dez 2009 09:22

Esse tipo de circuito é sensivel a detecção de zero da rede.

Por questão de segurança voce deve isolar a rede eletrica do circuito de controle de fase.

Procedendo assim voce não precisará de preocupar com os detalhes que voce está comentando. É justamente o caso do transformador de pulso para disparo do TRIAC ou SCR e o transformador para a alimentação do controle. Caso voce não isole, tambem funciona, mas se voce fizer inversoes poderá acontecer acidentes dependendo do circuito e aplicação.

Note que existem normas de segurança que determinam criterios para esse tipo de situação para produtos. Esse é um caso muito serio pois existe risco de vida.

sds/rona123
rona123
Byte

Mensagempor menegola » 02 Jan 2010 09:13

Segundo Datasheets TCA785 usando transformador de pulso deve-se obedecer polaridade fase.(conforme sugerido pelos colegas)

Pelo meu entender, acredito que usando TCA785,ou U2008B ,U211B em um circuito 220 AC Fase,Fase não funcuina.

Derepente para quem e CRAQUE seja facil,mas para mim ainda nã caiu a ficha.
menegola
Word

Mensagempor rona123 » 02 Jan 2010 10:21

Menegola

Tenha certeza que funciona.

Como lhe escrevi o CI precisa detectar o zero da rede para iniciar a rampa que vai ser comparada com a tensão de controle para determinar o ponto de disparo do SCR ou TRIAC.

Não faz diferença se o zero for detectado em FF ou FN ou atraves de transformador. A diferença é questão de segurança no circuito - muito cuidado com isso principalmente se for um produto.

Caso o TRIAC ou SCR não dispare, experiemente inverter os fios de um dos enrolamento do trafo de pulso, se voce o estiver usando.

Outra possibilidade é a corrente para disparo de triac ou scr não ser suficiente para manter o semicondutor em condução. Reveja o datasheet dos componentes e o circuito, e determine a corrente de disparo segura do triac ou SCR e ajuste os componentes que estão associados a corrente de disparo (trigger).

Outra possibilidade está realcionada com a carga. Caso voce esteja disparando o triac ou SCR em carga indutiva voce precisará tomar alguns cuidados para evitar que o triac ou SCR fique "maluco" com a tensão contra-eletromotriz da carga. Nesse caso recomendo que voce teste com uma lampada para ter certeza que a falha vem dai. Uma possivel solução para isso é a aplicação de snubber em paralelo com o SCR ou TRIAC...

Novamente, se voce estiver com o circuito isolado da rede voce poderá monitorar os pulso de disparo com osciloscopio. Cuidado com a isolação da rede - Eu aprendi isso da pior forma (rsrsrs).

[]'s rona123
rona123
Byte

Voltar para Circuitos Diversos