Fontes em Paralelo

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Fontes em Paralelo

Mensagempor Jorge_Francisco » 17 Dez 2009 19:27

Pessoal,

Qual as reais consequências de se ligar duas fontes em paralelo, que proteções pode-se usar, levando em consideração que duas fontes nunca serão idênticas?

São fontes caras, com diversas proteções,etc, então não gostaria de ficar testando diversas gambiarras, gostaria da experiência dos colegas.

Grato,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 17 Dez 2009 19:29

As fontes são de 35V/3.5A!!!
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor andre_luis » 17 Dez 2009 19:42

Jorge,

Se tiver proteção na saída por limitação de corrente, não há porque não funcionar.

Se a entrada delas não estiver aterrada, procure ligar a carcaça delas antes da conexão elétrica propriamente dita. ( Seguro morreu de velho )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 17 Dez 2009 20:06

Então,elas possuem protenção contra curto, choque elétrico, EMI, Sobretensão,etc.

Alguns me disseram para usar diodos nas saídas e liga-las em paralelo, sei não.

Mas obrigado André.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Dez 2009 20:13

Bom.
Acho que o ideal seria o circuito de controle de apenas uma fonte, controlar as partes de potência de todas. Somente as partes de potência. Os controles individuais de sobre-corrente etc., permaneceriam individuais.
Seria como se houvesse apenas uma fonte com as partes de potência distribuídas em diversas caixas.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 17 Dez 2009 20:19

MOR_AL escreveu:Bom.
Acho que o ideal seria o circuito de controle de apenas uma fonte, controlar as partes de potência de todas. Somente as partes de potência. Os controles individuais de sobre-corrente etc., permaneceriam individuais.
Seria como se houvesse apenas uma fonte com as partes de potência distribuídas em diversas caixas.
MOR_AL

MOR_AL,

Eu sei que seria o melhor a se fazer, mas as fontes são compradas e não tenho esquema.

Abs,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Sergio38br » 17 Dez 2009 22:19

Olha em qualquer dos casos seja fontes chaveadas ou lineares seria interessante isolar as saidas , o ajuste de tensão nunca é o mesmo e vc evita circular corrente de uma fonte na outra.. ( diodo)

[ ]`s
Sergio
Editado pela última vez por Sergio38br em 17 Dez 2009 22:21, em um total de 1 vez.
Sergio38br
Word

Mensagempor Marc » 17 Dez 2009 22:20

Se são fontes caras, provavelmente possuem isolação galvânica entre entrada e saída e podem ser configuradas para serem ligadas em paralelo. Ver manual das mesmas. De qualquer forma, equalize as correntes fornecidas por cada uma delas através do pot. de tensão e no pot. de corrente ajuste o Imax que cada uma deverá fornecer.
Marc
Bit

Mensagempor andre_luis » 18 Dez 2009 07:37

Jorge,

Qual é exatamente a carga que será pendurada nelas ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor brasilma » 18 Dez 2009 07:41

Se puder inserir diodos nas saídas + fusivel (as vezes não é possivel por causa da queda de tensão) está tranquilo!!!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Silvio51 » 18 Dez 2009 07:51

Amigo... quem trabalha com automação industrial sabe bem que podemos ligar fontes em paralelo sem problema nenhum. Usualmente utiliza-se deste artifício para redundância, já que em processos críticos não se pode interromper a alimentação sob risco de danos à equipamentos ou pessoas.
Neste casos, a única proteção que deve ser utilizada, sem medo de ser feliz, é um disjuntor na saída de cada fonte.
Silvio51
Byte

Mensagempor fabim » 18 Dez 2009 08:01

jorgim.
em 2004, fui ligar fonte chaveada em paralelo, e sempre uma pifava depois de um certo tempo.
Quando dei por mim, resolvi fazer um teste com diodos, e sim as duas ligavam, retirei os diodos e liguei em paralelo lonamente.
Acontece que no startup, essas fontes tem que excergar uma tensão de subida linear.
Deixa eu explicar mais mió.

Suponha que uma esta com 12.5V, em sua calibração.
E
A outra esta com 12.32V, em sua calibração.

Este DDP vai forçar a fonte de menor tensão, diminuir ainda mais a sua tensão para correção, enquanto isto a fonte de 12.5V esta enxergando esta de 12.32V como carga.
Ao aplicar a carga, as duas entram em ressonancia descontrolada a ponto de danificar sempre a de menor tensão.

O que eu fiz..
Abri as fontes, aumentei 1.2V de potencial em cada uma.
Passei dos dois VCC´s por uma ponte de 50A "que custa 15 contos".
Esta ponte vai VCC em VAC1, e VCC em VAC2.
Saida é o +, e o - fica inutilizado.

Pós esta ponte, eu coloquei um cap de 8800uF por 35V, junto com um soft start com um relayzinho zener transistim, coisa besta.

O negocio ficou muito bom....

Expeguimente fazer o que eu disse, depois poste os resultados!!
Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor vtrx » 18 Dez 2009 11:20

'8800uF por 35V',qual o preço deste capacitor?
vtrx
Dword

Mensagempor KrafT » 18 Dez 2009 11:43

Eu faço igual ao Fabim mas não acrescento capacitor. Só diodo e ajusto as fontes para 0,7V a mais, ou já compro para essa tensão.
KrafT
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 18 Dez 2009 11:57

Então, vou tentar com a ponte mesmo.

Quando ligo a fonte ela demora cerca de 3 segundos antes de acender um led "DC-OK", mas não há nada na saída, somente quando coloco alguma carga que meço os 35V.

Esta fonte possui ajuste de saída, que pode ser regulado para +- 1V

Obrigado pelas respostas pessoal.

Vlw
Jorge_Francisco
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos