Filtro RF

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Filtro RF

Mensagempor veioloko » 13 Dez 2006 10:44

Olá pessoal

Creio que aqui varios ja passaram por problemas de interferência por radio frequencia.

Para que um produto seja homologado ele precisa passar por certos testes, e um deles é o de radio frequencia.

Como faço para limitar a ação de frequências de 70 a 130 MHZ?
Creio que elas estão entrando pelo cabo da Rede AC.

Que filtro eu deveria usar? Obrigado
veioloko
Byte

Mensagempor fabim » 13 Dez 2006 11:56

Opa. E aí Véio..
Bom em primeiro lugar, quando se fala em filtro PF.. é complicado o melhor pra vc é um FPB...

Eu fabrico filtro de linha com Supressor de surtos..

O filtro é calculado sobre alguns fatores.. No meu por exemplo.

I Max .... 8A
F Nom ... 60HZ
etc etc.

Desta forma eu utilizo um filtro LC com nucleo de L com Toroide fabricado aqui no brasil pela SONTAG.

Conforme testes de bancada com tudo que se imaginou..

Resultado..

I Constante 8A
I Nom 60HZ
F Injetada 100 a 4,5mhz..

Saida do filtro sobre carga de 50mA

Atenuação de 30dB sobre 3MHZ..

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abração

Fabim.
fabim
Dword

Mensagempor veioloko » 14 Dez 2006 12:04

Olá!
E na frequencia que eu citei sera que daria certo?
veioloko
Byte

Mensagempor fabim » 14 Dez 2006 12:31

Veio.
Como faço para limitar a ação de frequências de 70 a 130 MHZ?
Creio que elas estão entrando pelo cabo da Rede AC.

Bom pelo que vc disse acima, seu equipamento esta sofrendo interferencia de uma fonte de sinal que esta entre 70 e 130mhz criando um mal funcionamento do mesmo e vc quer eliminar isto....

Agóra se vc quer filtrar a saida de um transmissor de RF com um FPB com ponto central de 100mhz e bw de 60mhz.... São outros 500.. Mais é facil calcular o valor do indutor e capacitor ou "dos" depende do numero de polos e do fator de qualidade que necessita..

Pergunta.

Vc quer filtrar a entrada AC de alimentação do seu equipamento..?

Ou

Vc quer filtrar a saida de um TX pra evitar armônicos ?

Abraços

Fabim.
fabim
Dword

Mensagempor veioloko » 14 Dez 2006 12:38

Olá!
Quero filtrar a entrada AC.

Pois submeti uma balança aos raios incidentes de RF e nesta faixa a balança oscila. (Medição incorreta)
estou aplicando 3V/metro
veioloko
Byte

Mensagempor zielpunkt » 14 Dez 2006 12:55

E ae, veiloko.

Até pra eu aprender um pouco: Eu presumo que um circuito de balança possui um transdutor pressãoXcorrente (ou pressãoXvoltagem) bastante sensível, não? E que também deva possuir circuitos analógicos (amplificadores, conversores, etc) com uma certa alta impedância, correto? E que o ideal seria que esses elementos (sensor/amplificadores) recebessem uma blindagem muito bem dimensionada (tipo gaiola e malha de terra na pci...) a qual, certamente, já possuem. Ou não? Já deve possuir, também, uma fonte chaveada que eliminaria uma série de acoplamentos espúrios típicos de fontes analógicas. Então, o que faz vc pensar que a instabilidade em seu circuito está caminhando pela rede AC, que normalmente possui uma impedância bastante baixa e que naturalmente seria o pior caminho para o efeito que descreve?

Abraço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Interferencia por Rf

Mensagempor tecman » 14 Dez 2006 17:27

Olá

Trabalho com RF em circuitos para emissoras de Tv,é com potencia elevadas más a interferencia raramente se vem pela rede eletrica ,sim por circuitos mal dimensionados em questão de aterramento Cito exemplos quando se utilizada amplificadores operacionais sem o devido filtro em sua entrada !!!
tecman
Byte

Mensagempor veioloko » 15 Dez 2006 06:15

Olá!

Vou dar uma detalhada melhor do que esta acontecendo.

A balança ligada em ambiente "limpo" mede normalmente. No entanto, quando vou para um laboratório p/ aplicar uma radiação nela, em certas frequências ela oscila ou mostra um valor um pouco a baixo ou acima do normal.

A gaiola ja coloquei, bloqueou alguns sinais mas deixou passar 70 a 130mhz mais ou menos.

Penso que seja pelo cabo pelo seguinte: O cabo estava atras da balança no momento da radiação, foi so movimentar o cabo, retirando da visão dos raios incidentes que a balança pesava normalmente. Por isso creio que esteja entrando pelo cabo. Creio eu que um ferrite no cabo isolaria.

O circuito da balança em si não tem muito como eu mexer pois vem de fora. O que posso mexer são blindagens, cabos, carcaça etc.

Obrigado
veioloko
Byte

Mensagempor fabim » 15 Dez 2006 07:08

veio.
me passa seu e-mala, que eu vou lhe mandar um circuitinho de um filtro, conforme eu tinha lhe dito.

Ou se preferir.
Alem de filtro LC passa baixa para -30dB @ 3MHZ....
É um supressor de surto com corrente de 13KA.

Cabo tripolar, caixa metálica com pintura epoxi, tomada nema tripolar para 1,2,4, disjuntor 15C.

É um dos produtos de minha linha.

www.proenergysafey.com.br >download > fichas > Ficha_pac.....

Ja vendi mais de 70 000 unidades nos ultimos 8 anos para o Banco do brasil.

Apenas uma sujestão.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor veioloko » 15 Dez 2006 08:08

Olhei o produto, porem não se enquadraria com a balança pois chega a ser do tamanho dela.

Muito obrigado
Editado pela última vez por veioloko em 18 Mai 2010 18:08, em um total de 1 vez.
veioloko
Byte

Mensagempor aadsilva » 19 Abr 2007 19:28

aadsilva
Byte

Voltar para Circuitos Diversos