Limitar números de gravações de firmware

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Limitar números de gravações de firmware

Mensagempor marcelo campos » 02 Jan 2010 16:11

Amigos do Forum

Me deparei com um problema meio insólito:

Preciso enviar firmware para meus clientes mas, como eles pagam por número de produtos feitos, preciso controlar e limitar a quantidade de PICs gravados... se não, qualquer um poderá gravar uns 200 e me pagar só por 20 !

Não gostaria e, a logística fica complicada, deles me mandarem o PIC e eu gravar.

Algumas sugestões ou idéias de como fazê-lo ?

Obrigado e abraços
marcelo campos
Word

Re: Limitar números de gravações de firmware

Mensagempor andre_luis » 02 Jan 2010 17:55

Infelismente a arquitetura do PIC não permite que voce faça um bootloader, pois dessa meneira, voce poderia criar um aplicativo que além de gravar o programa na própria flash, iria sobescrever um contador do numero máximo de gravações.

Mas convenhamos, o normal é o cliente pagar pelo serviço de gravação, que deveria ser feito por voce. Dessa maneira como voce disse, acho meio arriscado, pois vai depender da honestidade alheia.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 02 Jan 2010 22:10

Dificil. Talvez se voce colocasse uma senha de acesso. Mas teria quer ser pra cada programa...
jorgeluiz
Byte

Mensagempor andre_luis » 03 Jan 2010 07:11

Talvez nem tudo esteja perdido.

Se não pode impedir a gravação, talvez possa contornar o problema, impedindo ao menos a execução.

Existe uma possibilidade meio complexa, mas isso vai depender se sua placa tiver algum tipo de comunicação ( Serial, USB. ETH ) :

Quando sua placa se conectar num PC, onde rode o seu aplicativo de comunicação, se o mesmo estiver conectado Online na Web, poderá buscar num servidor, o ID que o PIC irá salvar na EEPROM interna, Esse ID será único, e para se proteger de uma engenharia reversa, deverá ter algum tipo de criptografia. Obviamente, se já tiver algum ID na placa, esse será enviado para o servidor.

Não é preciso dizer que no firmware que voce enviar para o cliente, não terá nenhuma diretiva para carregar um valor default na memória EEprom, e assim, o firmware só vai começar a funcionar depois de a placa se conectar pela 1a vez no PC.

O firmware do PIC só vai ser executado se detectar esse ID na memória. Se o servidor encontrar uma quantidade de IDs solicitados acima do que voce vendeu, não irá enviar um novo ID e irá registrar o fato.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 03 Jan 2010 08:45

Marcelo,quando vendo o firmware,eu cobro um preço bastante 'salgado',é um jeito de compensar.
Geralmente meus projetos acompanham um programa para PC próprio ,aí as coisas ficam fáceis...
vtrx
Dword

Mensagempor fabim » 03 Jan 2010 10:55

kkkk, escalarmente dizendo.
Eu mereço.:
1
2
3

kkkkkkkkkkk, cada uma.........
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 03 Jan 2010 12:35

Não entendi o deboche.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor marcelo campos » 03 Jan 2010 12:59

andre_teprom,
A tua idéia de conectar pela net é muito boa, acho que matou o problema, agora vou montar um protótipo pra testar na prática

Valeu, abraço

PS: também não entendi o deboche (se é que é um...), será que poderia fazer um mais simples pra entendermos ?
marcelo campos
Word

Mensagempor vtrx » 03 Jan 2010 13:00

Deve ser porque o forum é de 'engenheiros'...
vtrx
Dword

Mensagempor marcelo campos » 03 Jan 2010 13:07

vtrx escreveu:Marcelo,quando vendo o firmware,eu cobro um preço bastante 'salgado',é um jeito de compensar.
Geralmente meus projetos acompanham um programa para PC próprio ,aí as coisas ficam fáceis...

Cobrar um preço "salgado" algumas inviabiliza o cliente fazer o projeto com você eu mesmo já deixei de terceirizar projetos por causa do alto valor cobrado, pra ter um idéia da última vez um cara me pediu R$7.000,00 pra fazer um programa (de comunicação via rs232 com celular) relativamente simples, que segundo ele mesmo levaria 2 semanas ... e este é só um dos casos;

Abraço
marcelo campos
Word

Mensagempor fabim » 03 Jan 2010 14:00

vtrx escreveu:Deve ser porque o forum é de 'engenheiros'...

kkkkkk.....
num é deboche não, "tirando o seu caso"...

Rapaiz, que pepino, pqp,,, a empresa não querer enviar os xipus para você gravar, e enviar novamente ? nossa, que porcaria de cliente é esse ? Cuidado eim... isso ja mostra algumas coisas... que são do estilo, "marcelo campos vai ter dor de cabeça".
É aquela antiga historia, o cliente não tem noção de tiragem....
O cliente não quer pagar royalty por uControlador gravado....

Não sei como foi o seu fechamento com este tipo de projeto, mas por experiencia propria, que hoje não faço mais nada...

Se o cliente não quer pagar os X-N*u+Z pelo projeto incluindo o fw + projeto eletrico + descritivo + source livre..
E quer pagar apenas por xips, usados.
Venda você os chips para ele, ja com o fw gravadim bonitim, se ele quiser 10 cobre pelos 10, se quiser 100 faça o mesmo.
Isso é bom pra tu e pro cliente...

Hoje em dia quando algum marmanjo me procura, eu primeiro vejo o que ele quer, meço o nivel de dor de cabeça "igual essa que vai ter".
Se eu puder pegar pois sem dores de cabeça vou ficar, ótimo. Pois meu preço não pode ser de uma empresa.
Agora entrou dor de cabeça, visitas, picuinhas deste estilo seu.
CASCO FORA..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor marcelo campos » 03 Jan 2010 16:36

fabim,

não tiro tua razão está completamente certo mas, digamos: "É para uma boa causa".

Agora fica uma lição: mesmo de uma situação chata, insólita de provável dor de cabeça, surge uma idéia genial como a do colega andre_teprom, como programo pra PIC e também em VB para PC é muito, mas muito mesmo, simples de implementar esta idéia e aí está parte do legal da idéia dele: a simplicidade de implementação.

Abraço
marcelo campos
Word

Mensagempor vtrx » 03 Jan 2010 16:50

Marcelo,não cobraria este preço,mas veja,dependendo do projeto 7.000.00 é um preço 'barato'.
Veja um exemplo.
Ha um tempo atraz,eu projetei e programei uma plaquinha com um 16F628 para interface com entrada do PC PS/2,para máquinas caça níquel onde é programado as teclas(14)mais entrada para 'noterio' que vão ser botoes incluindo Boot do PC em Linux/Windows.
A placa saía para venda +- 50a 70 reais hoje.
Se eu vende-se o firmware completo por 7.000.00,o comprador precisaria vender +- 100 para ja ter lucro, e na época,tinha gente que tinha em 2 pontos de são paulo 100 máquinas.
vtrx
Dword

Mensagempor Renie » 03 Jan 2010 22:07

Olá Marcelo Campos e demais participantes!

Logo no 2o ou 3o post o assunto já verteu para um rumo complicado!

QUEM DISSE QUE PIC NÃO PODE TER BOOTLOADER?????????????

Já faz um bom tempo que não tenho brincado com os PICs (e eletrônica
quase em geral), mas, vários PICs desde a famíla 16F podem usufruir
de um bootloader, se não me engano, todos que permitem LVP (o 877
e o 628 eu tenho certeza).

Então, fazer seu controle só depende do seu soft!

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor Vonnilmam » 04 Jan 2010 00:26

Olha só, eu concordo com a observação do fabim...apesar de achar ele um chato...brincadeirinha...rsos...

Olha só, o fabim tem razão, toma cuidado com esse clientes(s)...

Eu particularmente faço, assim:

Eu faço um contrato de "licenciamento" do me projeto, forneço ao cliente somente um cdrom contendo os arquivos do projeto de hardware (cobro por essa licença um valor fixo e único) depois eu cobro pelas gravações, ou seja o cliente tem que comprar os pics e me enviar para eu fazer as gravações...só envio os pics gravados após deposito confirmado em conta (não se pode dar moleza senão os caras te arrebentam)....fica esperto e serve de alerta para todos...

Já tive problemas na justiça, imagina que o caramba do FDP do cliente quiz me sacanear tentando anular o contrato feito comigo, alegando que o meu projeto havia lhe cousado prezuizos (detalhe: o cara já fabrica o "treco" a 10 anos)....
Nesse caso eu ganhei a causa, porque o contrato era bem claro!...na justiça o que interessa é o que esta escrito e assinado aprendam essa, ok ao desavisados!

Então eu trabalho assim....outra dica é vc mirar no tipo de mercado que pretende entrar, desenvolver o seu projeto por conta propria e depois sim ir oferecer aos clientes (naõ esqueça de fazer os contratos)....

Espero ter ajudado (essa história de deixar o software com o cliente é o mesmo que dizer ao seu amigo que dará metade do que ganhar na mega senha para ele, caso venha a ganhar, o resultado é que a ambição do homem é maior do que seu carater, principalmente nos dias de hoje)....
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Próximo

Voltar para PIC