SDCC no MPLAB

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

SDCC no MPLAB

Mensagempor Visitante » 13 Out 2006 18:29

Tendo em conta o grande numero de pessoas a programar PICs em C, penso que seria de grande importância para toda a comunidade, que começássemos a usar um compilador Free, que todos possam usar, e que seja em C puro, dai o SDCC, seria uma boa aposta, pois e um compilador Open Source, ja existindo a possibilidade de um acopular no MPLAB, dai seria ouro sobre azul.
Começando a usar o SDCC, seria muito bom para todos, pois começaria a existir mais informação sobre este compilador, começando a ser criadas bibliotecas de diversas funções para anexar ao mesmo, com um bom grupo de pessoas a trabalhar com ele, muito rapidamente este compilador se extendia, passando a ser uma ferramenta poderosissima, saindo toda a gente a ganhar.
Eu sou novato em PICs, me estou agora a iniciar, confesso q tive muitas complicações para escolher o compilador, estou a usar o C18, mas queria pegar mesmo no SDCC, so não estou inteiramente com ele por falta de alguns pormenores de configuração, pois só encontro informação em inglês, se o meu português e mau, ja nem falo do meu inglês :P
Gostaria de ter o feedback dos utilizadores de PICs, o que axam? Aceitam o desafio?

Espero respostas

Um Abraço

Luis Mendes

www.XRobots.info
Visitante

Mensagempor lmdmendes » 13 Out 2006 18:34

Es PHPBB ainda n esta la muito bem /*penso eu :P*/

Admin se poderes, altera o post, como ter sido colocado por mim, penso que também seria bom, também alterares as configurações do PHPBB para que apenas os Registados possam escrever, também poderás colocar o PHPBB em português e um pequeno ficheiro, que ja existe feito :P
Um Abraço
lmdmendes
Bit

Mensagempor lmdmendes » 16 Out 2006 19:27

Ninguem intereçado?
lmdmendes
Bit

Mensagempor KrafT » 16 Out 2006 22:25

O CCS PCM agora é free junto com o MPLAB.

Embora seja poucos PICs 12 bits, é free.

Por conta de ferramenta C free eu optei por Freescale e Zilog. Não me adaptei com SDCC...
KrafT
Dword

Mensagempor lmdmendes » 17 Out 2006 14:00

Eu tambem esotu a tentar usar o SDCC e esotu ver complicado por existir pouca informação, mas se ouver mais gente a trabalhar com ela rapidamente começa a existir muito mais informação, não axa?

Quando a Freescale e Zilog, não conheço, o que tem a comentar relativamente a elas? São opensource? Ou tem alguma limitação? Funcionam junto do MPLAB com debuguer? São em C puro?
lmdmendes
Bit

Mensagempor eletroinf » 19 Out 2006 12:07

A Zilog disponibiliza o ZDSII, ambiente de de programação e depuração com compilador C, gratuitamente. Claro, para seus MCUs.
A Freescale tem o Code Warrior, que tem uma versão Free limitada, se não me engano até 16kB para códigos em C, o que já cobre um monte de MCUs.

Ricardo
eletroinf
Word

Mensagempor Visitante » 19 Out 2006 14:48

Mas para PICs da microchip? Não ha :( Não e? no outro forum havia quem falava tanto no SDCC, mas ainda não respondeu ninguem que o utelize :(
Visitante

Mensagempor __JEREK__ » 19 Out 2006 16:40

lmdmendes, onde posso fazer download da versão para Windows??

Cheguei nesse site (http://sdcc.sourceforge.net/index.php#Download) mas esta um pouco confuso, onde faço download da versão para Windous Xp. Obrigado!!!
__JEREK__
Byte

Mensagempor Visitante » 19 Out 2006 16:58

Nessew link que indicaste:

http://sdcc.sourceforge.net/index.php#Download

clicas em "Sourceforge download page" e vai para a pagina de downloads, que e:

http://sourceforge.net/project/showfile ... oup_id=599

Ai escolhes o ficheiro:

sdcc-win32

E este o SDCC para windows
Visitante

Mensagempor lmdmendes » 19 Out 2006 17:13

Que erritante, como ja aconteceu varias veses, fiz login antes de responder e mesmo logado apareceu como visitante.
MUITO IMPORTANT: Administrador do asm51, antes de importares as mensagens do forum velho para este, axo q era bem melhor rezolver os bugs deste, pois isto não e normal, não axas?

Continuando o topico anterior, para usares o SDCC no windows, pelo q vi não podes ter so o SDCC para windows, pois o SDCC e apenas o compilador tens de ter um program que compile com ele, em linux o programa é:GPUTILS, para windowns para o usares dentro do MPLAB tens q instalas uma especie de pluging: como acontece com o CCS em algumas versões.

Este foi o melhor tuturial q encontrei ate agora:
http://tutor.al-williams.com/picc1.htm

Mas mesmo assim um pouco confuso para mim, instalei esse tal de pluging do GPUTILS, para usar o SDCC dentro do MPLAB, o GPUTILS aparece no MPLAB quando e para selecionar o compilador, mas n consigo compilar, da uns erros e tal e o pior e que não compreendo o resto da configuração e de como usar.
Espero ter-te ajudado alguma coisa, tenta e ve se consegues compilar algo e depois se tiveres sucesso explica como fizeste, ok?

Se alguem poder ajudar de como continuar, que post

Ass. LMDMendes (ja que não sei se vai aparecer visitante ou lmdmendes)
lmdmendes
Bit

Mensagempor __JEREK__ » 19 Out 2006 17:23

instalei mas acho que algo saiu errado, não tem o executavel do programa, só apareceu isso:

Imagem

olhei dentro da diretorio de instalação:
Imagem

esse programa é para compilar em modo DOS???
__JEREK__
Byte

Mensagempor lmdmendes » 19 Out 2006 23:30

Como disse eu tambem estou com problemas, mas passei desse q estas a ter, como expliquei o SDCC e apenas um compilador tipo C18, tal como C18 necessita de ser usado a partir doutro programa (nesta caso MPLAB), no caso do SDCC e o GPUTILS que é um programa de linux, mas existe um pequeno programa tipo pluging q te instala no mplab a língua para escolheres o GPUTILS, como compilador, mas ate ai tudo bem, mas como usar o SDCC no GPUTILS, dentro do MPLAB, este tutoria que disse explica +/-:

http://tutor.al-williams.com/picc1.htm

mas n compreendi muito bem, pois parasse que eles dizem q podemos usar a partir do GPUTILS, ou directamente no mplab, n sei e como, o GPUTILS a funcionar no MPLAB, ja consegui, mas a compilar com o SDCC e q ainda n, n sei se é erro em por os likrs, ou algo assim, ai queria ajuda, se se consegues alguma coisa melhor que eu, depois diz algo.
Ok?

Um Abraço

LMDMendes
lmdmendes
Bit

Mensagempor lmdmendes » 21 Out 2006 13:34

JEREK

Conseguiste passar o problema que estavas a ter na instalação do SDCC?

Um Abraço
lmdmendes
Bit

Mensagempor __JEREK__ » 21 Out 2006 23:29

oi lmendes, tudo bem??

não consegui fazer ele funcionar com o MPLAB, pra dizer a verdade não entendi nada naquela página, poderia me dar uma dica??
__JEREK__
Byte

Mensagempor lmdmendes » 22 Out 2006 12:19

Ai esta o meu problema também, eu pelo q compreendi, o SDCC funciona com o GPUTILS, mas o GPUTILS e um programa de linux, mas existe também uma versão para windows, mas essa versão parece ser em dos, mas existe também tal como para o CCS um pluging para o por no MPLAB como linguagem de programação tal como aparece o CCS, o C10, o IAR, o CCX5 e por ai a diante, esse pluging serve para dentro do MPLAB poderes seleccionar o SDCC como linguagem de programação, neste caso o GPUTILS, que por sua vez funciona com o SDCC, isto pelo q compreendi, se tiver erra do agradecia que me esclarecessem.

Vou explicar de novo os passos seguidos que fiz:
Instalei o SDCC-Win32 que esta aqui:

http://sourceforge.net/project/showfile ... oup_id=599

Depois instalei o GPUTILS-Win32, que esta aqui:

https://sourceforge.net/project/showfil ... p_id=41924

Depois instalei o tal pluging, para o GPUTILS aparecer como linguagem de programação dentro do MPLAB.
Que é o ficheiro, GPUTILS-MPLAB, que esta aqui:

https://sourceforge.net/project/showfil ... p_id=41924

Depois quando entras no MPLAB já consegues encontrar disponível como linguagem te programação o tal GPUTILS, como podes ver nas próxima fotos:

Imagem

Imagem

Agradecia que quem usa o SDCC, ajudasse pois a partir daqui também n consegui seguir, digo quem usa, pois no fórum antigo existia tópicos com pessoas a dizer que usavam o SDCC, mas quem não usa e queira ajudar de forma a tentarmos dar outro rumo a compiladores OpenSource.

Um Abraço:

Mendes
lmdmendes
Bit

Voltar para PIC