ARM + Linux texto

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

ARM + Linux texto

Mensagempor Marcio 123 » 09 Jan 2010 16:54

Boa tarde pessoal,

Gostaria de um orientação ou dica de caminho de como encontrar um Kit ARM + Linux, para poder carregar um aplicativo a ser feito em FreePascal for Linux

Em resumo, não precisaria de Display, apenas precisaria de memoria, uma ou duas portas serias.

O Uso do FreePascal, seria para um desenvolvimento mais rapido para o meu conhecimento.

Agradeco qualquer dica, ou caso alguem tenha algo pronto para ajudar, poderiamos até ver uma consultoria

Márcio
Marcio 123
Bit

Mensagempor mastk » 09 Jan 2010 17:59

Olha marcio, tipo assim, do que eu usei:

O kit vai rodar o linux a partir disso, por um terminal, serial ou de ethernet, ou por display vc pode opera-lo, via prompt de comando, uma belezinha, agora para aplicacao grafica, Pascal <> Delphi certo? Ai precisa do display e carregar um interface grafica, que vai querer muita ram e flash.
mastk
Dword

Mensagempor Marcio 123 » 10 Jan 2010 03:20

Sim, o dispositivo na verdade ira apenas trabalhar com porta serial e a interface com o usuario serão apenas alguns leds de status, ou seja, nem mesmo display simples ira ter.

Mas qual o caminho que vc indica, para eu encontra um Kit simples assim?
Marcio 123
Bit

Mensagempor MarcusPonce » 10 Jan 2010 10:26

Marcio, lendo seus post vejo que você precisa de porta serial e comandar alguns LEDs. É só isso mesmo ?

Acredito que quase todos os kits ARM Linux conseguem atender a isso. Se você procurar kits com o AT91RM9200, AT91SAM9260, só para citar alguns ARMs bem populares, vai encontrar KITs mais simples. Veja que um "kit mais simples" de ARM que roda Linux tem mais hardware do que você precisa.

Você poderia adquirir um módulo, que costuma ter apenas o ARM e memória e é mais barato, mas teria que fazer a placa mãe para encaixá-lo.

Porém, acho que você só está querendo um Linux para poder desenvolver em FreePascal. Se for este o caso, sugiro que você avalie o seguinte:

a) Se precisa de poucas unidades então o custo do programador pesa bastante no custo total. Veja que você também tem que lidar com o sistema de arquivos do Linux, com o desenvolvimento, debug e manutenção do aplicativo em placa embedded. Sem prática nisso então talvez não compense usar Linux só por causa de desenvolvimento em FreePascal. Talvez seja melhor pagar alguém que programe em "C" uma placa bem mais barata mas que não use Linux.

b) Se precisar de muitas unidades de uma placa que só vai usar porta serial e LEDs de status então é quase certeza que rodar Linux é um gasto desnecessário. Provavelmente será melhor achar programador em "C" e uma placa mais simples, talvez até desenvolvida sob medida.
MarcusPonce
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 11 Jan 2010 07:47

Salve a todos.

Eu sei que o freepascal tem port para o ARM, mas nao sei que plataforma ele rodará.

http://www.freepascal.org/down/arm/linu ... al.org.var

em teoria, vc poderia usar o freepascal. O fato de nao ter display nao é um problema.

Eu ainda tenho alguns problemas para a serial no PC via linux, nem sei como seria isso no ARM.

De certa forma se tiver sucesso, conte a todos
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor MarcusPonce » 11 Jan 2010 08:25

Para comandar uma porta serial no Linux rodando em ARM, em "C" por exemplo, é da mesma forma que no PC. As diferenças de hardware são administradas pelo driver do Linux a ser usado, que pode mudar um pouco dependendo de qual é o modelo do ARM.

Aproveitando para esclarecer que no post anterior quando escrevi "custo do programador" é o custo do profissional, não de um equipamento.
MarcusPonce
Byte

Mensagempor chipselect » 11 Jan 2010 15:32

eu acesso a porta serial (ttyS0...) ou um conversor USB - SERIAL (ttyUSB0...) e configuro da mesma forma, tanto no Gumstix como no PC em C. Só o bluetooth que é bem diferente.
chipselect
Word

Mensagempor Marcio 123 » 11 Jan 2010 20:48

Obrigado pelos retornos,

Vou a procurar de um Kit para fazer a analise de custos e retorno aqui caso tenha sucesso ou duvidas

Marcio
Marcio 123
Bit

Mensagempor marcelo campos » 16 Jan 2010 13:59

Marcio

Tenho um da Bipom: o Gadget PC, muito bom e simples e relativamente barato. Além de ter IDE, compilador (só que GCC não sei sobre Pascal) e programador integrado via USB !
VEja no link: http://www.bipom.com/products/us/2899678.html

Imagem
marcelo campos
Word

Mensagempor tcpipchip » 18 Jan 2010 09:42

Para o Pascal, tem que ver se tem TOOLCHAIN, ou...se o compilador Pascal que ele se refere gera uma código temporário em C...ai resolve...
tcpipchip
Dword

Voltar para ARM