eletro cercas

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

eletro cercas

Mensagempor antonio » 24 Jan 2010 20:23

Pessoal a pedido de amigo procuro o seguinte!

Um amigo meu me pedeu para eu lhe fazer uma montagem eletronica como da quelas cercas eletronicas para animais no campo,
Algem tem esquema de alguma coisa parecida com isto?? não pode ser nem a 110V ou 220V ele quer no maximo 12V se for 9V melhor!

No santo google nâo encontrei nada , algem jà montou !

desde jà agradeço
antonio
Byte

Mensagempor Francesco » 24 Jan 2010 20:44

Tem que tomar cuidado, esse tipo de coisa pode até matar.
Normalmente é feito com um gerador de alta tensão, 10.000V por exemplo. Mas em pulsos muito curtos a cada segundo. Esse tipo de montagem usa um fly-back.

Se você quer dar um choque de 9 a 12V, um simples transformador basta, não acha? Se quiser fazer um inversor, para gerar 12V alternado à partir de alguma tensão continua, a montagem seria outra.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor antonio » 25 Jan 2010 06:33

Amigo agradeço seu apoio!

A ideia è para assustar ,não para matar!

bem o choque com fly-back tinha que ser ligado a fonte alterna como para 220V penso!
Mas a Ideia era gerar o tal choque eletrico a partir dos 9 ou no maximo 12V, por isso penso que não à perigo de vida, não tenho certeza !
Se algem poder ajudar agradeço
antonio
Byte

Mensagempor chipselect » 25 Jan 2010 10:45

uma cerca elétrica que tenho instalada aqui na chácara solta 7.000 a 8.000 volts, especificada para 1 Joule, que dá pra aprox 10 mil metros de cerca.

Ela fica soltando pulsos de alta tensão em intervalo de aprox 1 segundo, mantendo a alta tensão por um tempo bem curto, mas não consegue manter corrente de saída, daí se alguém enroscar nela, o cara toma um tranco mas não morre.
chipselect
Word

Mensagempor fabim » 25 Jan 2010 10:58

amigo, esse negocio ai pode ser comprado no ML a 65R$,..

Para eletrificador tem dois tipos, pulso e ressonante.
O pulso é para areas e comprimento de linha curta, tipo residencias etc.
Agora quando fala em cerca para gato, o qual tem um couro muito grosso, os eletrificadores de qualidade e importados, trabalham com ressonante, o que logicamente é o correto e funcional. Porem este para o ser humano é muitissimo danoso!!!

O transformador segue o padrão normal.
Tipo 250V primario para 10KV secundario.
Para determinada corrente, chega-se ao CM² do nucleo.
Com o CM² do nucleo, sua constante, e qual corrente precisa no PIC de Xms, chega-se a indutancia, o secundário tem 40X o numero de espira do primario.
Isso é para PULSO com largura de TON = frequencia que calculou o nucleo.
Ja para ressonante, o melhor é nucleo a base de pó metalico, para frequenci por volta de 1khz, e: quer que eu cobre pelo projeto ou por hora ?

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor chipselect » 25 Jan 2010 12:29

fabim, olha só o esquematico da cerca que me passaram:

Imagem

vou desmontar a cerca que tô usando pra ver se é assim mesmo....

Editado: corrigi o esquemático, o capacitor é pro "gnd" e 1 diodo a mais
chipselect
Word

Mensagempor fabim » 25 Jan 2010 13:17

intão primo, isso ai é um pulso com tempo de duração = tempo de descarga do capacitor...

E este esquema com certeza deve ser de 12V para os NkV.
DE 127 / 220V, usa-se uma técnica de double, para tensão sobre o capacitor de carga na saida ficar entre 300 e 350V.
e não, não tem nada haver com eletrificador que preste. rsrsrsrs

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor antonio » 25 Jan 2010 14:02

Pessoal isso è 220V , mas o meu amigo quer no maximo 12V...é possivel isso! ou não?
Ou seja è para ser alimentado com Bateria mesmo!
antonio
Byte

Mensagempor Rota » 25 Jan 2010 14:09

Fabin,

até a um tempo atraz, eu montava cerca eletrica para gado, parei pois é muito barata, ganha-se muito pouco.

Certa vez, estava copian.....digo, analizando uma bobina de uma cerca speedrite (segundo o catalogo deles, a melhor de todas), a bobina éra nucleo aberto, o material do nucleo éra preto, parecia ferrite, seria isso "pó metálico"??????

o que é pulso ressonante ????

o esquema do chipselect, é o mais usado em cercas baratinhas, com dobrador de tensão para 110V(igual ao esquema), e sem o dobrador para 220V
Rota
Byte

Mensagempor Rota » 25 Jan 2010 14:14

Antonio,
eu tenho o esquema de uma cerca eletrica residencial,
tem um inversor que transforma os 12VCC em + ou - 300V, carrega um capacitor com esses 300V, ai descarrega esse capacitor (SCR) em uma bobina, que gera o pulso de uns 8KV, se voce quizer mando o manual dessa cerca (o esquema esta na ultima folha)
Rota
Byte

Mensagempor fabim » 25 Jan 2010 14:30

rota, pulso ressonante é assim.
Um pulso com SCR, ele só ira conduzir no ciclo positivo da carga no capacitor. No momenro que o famoso LC tentar ressonar e inverter a tensão o SCR desliga!!

Ai vem um problema, imagina só durante sei lá 500uS, um pulso em onda quadrada, de alguns uA, e tensão de alguns milhares de volt´s, percorrento dezenas de centenas de metros.. Esqueceu que EMI/RFI ?
a propria cerca oferece uma impedância putamente alta e capacitancia putamente baixa, para esse pulso de onda quadrada corelativo ao meio, TERRA ETC.

Agora se gerar os mesmos 500uS, só que sendo o tempo de frequencia 2000hz, e ainda mais utilizando-se o transformador e o valor do capacitor para essa dada frequencia, e uma artimanha de fazer com que ressoem até o capacitor se descarregar ?
Tudo bem que o rendimento não é incrivel, pois vai ter semi condutor na jogada, mais mesmo assim!!

Tipo sei lá, imagina que a senoide de Zero vai para VPP, depois vai diminuindo sua intencidade conforme a energia é disperça do capacitor.

Ou seja Frequencia 2khz EX, VP 10KV, IRM 2MA, TV tempo de permanencia 4..5mS...

O negocio fica fodastico, o problema é que essas cercas de mercado, um copia do outro, e leva junto os defeitos, aí tenta concertar e fode mais ainda.. hehehe

Tendeu?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 25 Jan 2010 14:50

jah deu uma olhada nas implicacoes legais do negocio?

http://www.folhadosindico.com.br/fsnv/i ... tigo&id=54
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Abuda » 25 Jan 2010 20:14

Partindo de 12V, chaveie um transistor usando um 555 como gerador do sinal.

Jogue os 12V chaveados em uma bobina de faiscador de fogão ou mesmo bobina de carro. Brinque com o arco elétrico como uma criança se o arco ficar pequeno use um trafo pra dar uma aumentada na relação.

A uns anos atrás montamos um trem desses e colocamos na maçaneta da sala, mas o pricipal objetivo era tocar o terror em um circuito que ia ser ensaiado no INPE. Era esse faiscador e cinco contatoras chaveando bobinas de forma randômica.

Agora não sei o efeito em uma linha muito longa, o tranco na maçaneta era nervoso.
Abuda
Byte

Mensagempor fabim » 25 Jan 2010 20:35

Marcelo Samsoniuk escreveu:jah deu uma olhada nas implicacoes legais do negocio?

http://www.folhadosindico.com.br/fsnv/i ... tigo&id=54

JA sim. existe normatização para formas de onda, duração, intermitência, nivel de tensão, nivel de corrente de pico etc.
São estas leis e normatizações brasilenãs las mesma francesas...

Tenho a documentação la na firma em algum lugar...

probrema 1°
Qual a relação de 12V para 10000V ?
Qual a relação magnetica ? f****.;;
Qual o tamanho da bobina e peso por causa do numero de espiras ? ixe
Qual a resistencia do secundário ? lascou de novo.

Exatamente por isto, se faz um inversor de 12 ou 24 que seja, para 300 e poucos volts com corrente baixa, muito baixa mesmo. coisa que seja o bastante para carregar um capacitor de 10uF dentro de um segundo.... é um trafinho com tap de ressonancia, para base do transistor, com base em ferrite. o rendimento é muito alto e trabalha na casa de uns 50khz mais ou menos..

JA projetei levei calote, e fiz varias de varias formas...
Depois do calote que eu levei de um orlandino por um projeto, eu peguei trauma e nunca mais mexi com isso. mais ainda tenho os projetos.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Jan 2010 21:01

Em 1976 eu fiz um centelhador por descarga capacitiva. Substituía o gerador de centelha para as velas do carro.
Era simplesmente uma fonte (acho que flyback), que o platinado fazia um tiristor descarregar um capacitor de 2,2uF/250V sobre o primário da bobina de alta tensão. O secundário gerava uma p#$@ tensão. Não gostaria de levar um choque gerado pelo circuito.
Obviamente a alimentação era proveniente da bateria do carro.

MAS ATENÇÃO!
É MUITO PERIGOSO E PROVAVELMENTE ILEGAL USAR EM CERCAS E AFINS.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos