FIM DOS TEMPOS.

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor msamsoniuk » 28 Jan 2010 09:26

ah sim, compare os maiores fabricantes europeus (st, nxp e infineon) com os maiores fabricantes americanos (intel, texas, analog devices, freescale, xilinx, altera, ibm, amd, marvell, amcc, qualcomm, broadcom, micron, nvidia, etc). dos fabricantes europeus soh a st (ex sgs-thomson) que se salva pq nasceu realmente com o objetivo de ser uma industria de semicondutores.

eu acho essa reacao na politica de precos da nxp natural: o indice de rejeicao da marca eh grande no mundo todo e isso eh reflexo ainda dos anos de philips, quando eles escolhiam a dedo quem podia e quem nao podia comprar os componentes. depois de passar muito tempo mandando muita gente tomar no rabo, agora eles precisam desses clientes e eles eh quem estao mandando a nxp tomar no rabo.

a rejeicao da marca eh liquida e certa, dah uma olhada:

http://en.wikipedia.org/wiki/Semiconduc ... rs_by_year

em 2005/2006 quando eles fizeram o spinoff, e 2006/2007 eles ainda mantinham a mesma posicao da philips dos anos anteriores. daih em 2007/2008 eles recuaram 29% e 2008/2009 mais 19%.

as visitas do pessoal da nxp nesse periodo tambem se tornaram mais frequentes, indicando um leve desespero e panico. apesar disso, varias coisas nunca mudam: o suposto produto "estavel" tem um datasheet cheio de TDBs, os produtos mais "quentes" sao para uso exclusivo da philips, as garantias de longevidade sao meramente verbais, suporte avancado nao existe (nao foram eles q projetaram o chip, portanto eles nao o conhecem totalmente) e por ae vai.

agora, entre usar um bicho destes e um mcu de 8 bits, acho que ateh daria para arriscar! o preco eh tao bom que dah ateh para tentar colocar 2 ou 3 para fazer redundancia e estocar o componente, visto que os numeros indicam uma possivel falencia em 2 ou 3 anos :)

proex escreveu:Nao, fabricante americano que preste infelizmente nao tem.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 28 Jan 2010 09:36

Falencia da Philips em 2 ou 3 anos, uauauauauauauuaua.

Cara, acho que vc precisa rever seus conceitos.

Talvez ARM nao seja o foco da siemens ou do seu dia a dia. Com certeza vc nao vai conseguir fazer com ARM o que faz com os da linha 68 que usa.

Mas existe vida fora do mercado da siemens. Outros tipos de aplicaçoes e porte diferente de projetos.

.
Editado pela última vez por proex em 28 Jan 2010 09:45, em um total de 2 vezes.
proex
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 28 Jan 2010 09:41

eu nao tenho culpa se os europeus sao todos zuados! hehehe :)

o passado da nxp condena eles e eh a causa da baixa de precos: rejeicao do mercado. nao necessariamente q o mercado nao goste de arm ou do produto em si, na minha opiniao (e algo que escuto de muita gente antiga), eh soh o gostinho de dizer NAO para a nxp depois de ter ouvido um NAO deles a vida inteira quando eram philips e vendiam os melhores produtos apenas para a philips. pior eh quando vc usava o chip de uma industria, chegava a philips e comprava ela. dae automaticamente o produto deixava de estar disponivel pq eles tinham outros planos.

e veja que ironia, durante uma visita da nxp eu vi algo realmente interessante na linha de produtos deles: um arm com dsp integrado. pedi informacoes do bicho e ganhei um NAO na hora, pq o produto eh desenhado exclusivamente para a philips! dos produtos disponiveis, sempre a mesma historia q eu jah contei em outro post.

infineon, bom, vamos pular a parte desagradavel da conversa pq eu ainda nao almocei e nao quero passar a tarde vomitando... tem a st e eu ateh simpatizo com eles! serio, sempre gostei da linha de produtos da sgs-thomson, pq o design de perifericos deles eh na linha dos melhores fabricantes do mundo. o problema sao os defeitos de producao: dois casos em que eu praticamente chorei ao encontrar componentes que faziam tudo q eu queria e depois chorei novamente ao descobrir que defeitos na producao inutilizavam justamente os perifericos q eu ia utilizar!

daih desanima neh, mas quem sabe um dia eu consigo usar algo deles?

fabim escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:poutz, mas nxp eh a holtek dos europeus neh... eu tava falando de um fabricante que preste, ou seja, um fabricante americano.

fabim escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:e tem nesse preco de um fabricante que preste?

NXP

sam, tem horas que da vontade de lhe mandar....

Ta parecendo aquele dia da discução sobre religião do buteco...

Se eu tivesse falado qualquer outra, tu teria falado mal tambem....

E não, NXP não é holteck. É uma das marcas mais antigas, e confiaveis do mercado. Não posso afirmar a cerca de uC, mais o gerall, a mais antiga e confiavel que conheço.
Então porque seria diferente com os uC ?
Lembre-se NXP = PHILIPS;;;
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 28 Jan 2010 09:54

pow, eh a tendencia matematica dos ultimos anos: perdendo 1/3 do faturamento ano apos ano eles vao descrever uma curva que se aproxima assintoticamente do faturamento zero!

quanto ao arm, nao eh muito problema a disponibilidade pq todo fabricante grande americano oferece arm lado a lado com seus proprios produtos (nao precisa depender dos europeus zuados!)... mas migrar nao eh assim tao simples quando vc pega todo o know how que vc jah tem em outros produtos.

para quem vem do pic, migrar para arm significa ganhar funcionalidade, mas para quem vem de produtos mais avancados, migrar para arm eh perder funcionalidade... dae fica complicado!

proex escreveu:Falencia da Philips em 2 ou 3 anos, uauauauauauauuaua.

Cara, acho que vc precisa rever seus conceitos.

Talvez ARM nao seja o foco da siemens ou do seu dia a dia. Com certeza vc nao vai conseguir fazer com ARM o que faz com os da linha 68 que usa.

Mas existe vida fora do mercado da siemens. Outros tipos de aplicaçoes e porte diferentes de projetos.

.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 28 Jan 2010 10:04

A Philips foi fundada em 1891.

Como se percebe, nao entendem nada administração, planejamento e estratégia de mercado.

Dentro de 3 anos estarão extintos e seus 168 mil funcionários pelo mundo estarao na rua.

Mas foi o que eu disse, para quem esta acostumado a fazer os projetos que vc faz, realmente concordo que ARM não tem utilidade pra vc.

.

.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 28 Jan 2010 10:07

igual a siemens uai. 6´s não ficaram sabendo que vão fechar a parte de telefonia aqui no brasil, e vão dispensar todos os funcionarios, e depois mandar matar todos pra não precisar pagar acerto ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor tcpipchip » 28 Jan 2010 10:24

A NXP é uma caixinha de surpresa...muitas vezes descontinuou produtos e não pôs um equivalente...(tenho 3 casos...)...(RF)

Outra coisa...queres que eles voltem a produzir...só com compra programada...

Talvez com CORE ARM nao seja assim....
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 28 Jan 2010 10:27

tcpipchip escreveu:A NXP é uma caixinha de surpresa...muitas vezes descontinuou produtos e não pôs um equivalente...(tenho 3 casos...)...(RF)

Outra coisa...queres que eles voltem a produzir...só com compra programada...

Talvez com CORE ARM nao seja assim....

SAA1057 :( saudades...
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor pbernardi » 28 Jan 2010 10:28

proex escreveu:A Philips foi fundada em 1891.

Como se percebe, nao entendem nada administração, planejamento e estratégia de mercado.

Dentro de 3 anos estarão extintos e seus 168 mil funcionários pelo mundo estarao na rua.

Mas foi o que eu disse, para quem esta acostumado a fazer os projetos que vc faz, realmente concordo que ARM não tem utilidade pra vc.

.

.

Po, uma coisa eh a Philips, outra a NXP. Eram coisas iguais no passado, agora, são "só" 29.000 funcionáros na NXP.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor msamsoniuk » 28 Jan 2010 10:33

como diriam por ae, a vida eh uma caixinha de surpresas! e numa bela manha de sol, chega um fabricante de placas de video de qualidade duvidosa e compra a nxp?!? :)

http://www.prnewswire.com/news-releases ... 73257.html

proex escreveu:A Philips foi fundada em 1891.

.

.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor pbernardi » 28 Jan 2010 10:37

Dêem uma olhada nas análises de mercados da NXP:

http://www.eetasia.com/ART_8800565543_4 ... e856b4.HTM

http://www.eetimes.com/showArticle.jhtm ... =212700589

http://www.electronicsweekly.com/blogs/ ... wrong.html

Fala-se claramente de "Falência", "opções para sobrevivência" e até o novo CEO (o antigo caiu por conta da crise, pelo jeito) anunciando estratégias obscuras.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor tcpipchip » 28 Jan 2010 10:38

Hehe

Dito e feito!!!!!!
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 28 Jan 2010 10:42

Quer saber de uma coisa, vão todos vocês se danarem.

Vou usar pic32 que eu ganho mais...
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 28 Jan 2010 10:43

Trident? Qualidade duvidosa? Tá de sacanagem, né Marcelo?
Minha primeira placa de vídeo foi uma Trident, e eu levei só três semanas prá fazer o X subir com ela! (tá certo que o imbecil aqui tava teimando em usar Slackware, mas com tanta gente como você, o Alex, o Chun, o dentadura insistindo que eu devia usar Slack...)
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 28 Jan 2010 10:55

mas trident sempre foi bem fraquinha, minha primeira placa de video foi trident e nao tinha nenhuma especie de aceleracao grafica. as melhoras placas realmente eram as baseadas em chipset cirrus logic ou S3, que possuiam aceleracao grafica 2D... e isso fazia toda diferenca no X! :)

xultz escreveu:Trident? Qualidade duvidosa? Tá de sacanagem, né Marcelo?
Minha primeira placa de vídeo foi uma Trident, e eu levei só três semanas prá fazer o X subir com ela! (tá certo que o imbecil aqui tava teimando em usar Slackware, mas com tanta gente como você, o Alex, o Chun, o dentadura insistindo que eu devia usar Slack...)
msamsoniuk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARM