Detectar 110/220V numa fonte

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Detectar 110/220V numa fonte

Mensagempor mlimacarlos » 01 Fev 2010 22:13

Boa noite,

Estou fazendo uma fonte linear e preciso de um circuito para fazer o switch de 100/200V no trafo de entrada. Alguma luz.

Obrigado
--
By Marcos
mlimacarlos
Bit

Mensagempor Francesco » 01 Fev 2010 23:22

Não sei como é o seu circuito, mas um simples divisor resistivo e um comparador bastariam. No entanto, essa saída não é isolada.

Também é possível fazer uma lógica com transistores de média tensão, mas aí é bem complicado de modelar.

O que você pretende? Chavear entre 110 e 220V automaticamente?

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor MOR_AL » 02 Fev 2010 06:29

Também pode verificar a tensão sobre o capacitor que filtra a tensão retificada. Se subir um pouco além do MÁXIMO esperado, então comuta o relê para 220V. A subida da tensão sobre este capacitor levaria NO MÍNIMO 1/4 de ciclo, o que é lento. Verifique se a comutação do relê seria rápida o suficiente para que a tensão no capacitor não suba demais.
Caso a opção com relê não seja suficientemente rápida, então precisaria substituí-lo por um acoplador ótico acionando um triac.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 02 Fev 2010 10:33

Usa um relezinho 220V em paralelo com a entrada.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 02 Fev 2010 10:39

A Técnica é :

fonte é ligada "por defaut" em 220 Vac

Se a tensão retificada for baixa ela comuta para 127 Vac

Ver circuito de TV e outros.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor zazulak » 02 Fev 2010 11:43

Sem envolver microcontrolador no meio, existem basicamente 3 soluções vistas comumente:

- integrado dedicado. Vide STR81159

- Triac. Um circuitinho de disparo semelhante a um dimmer, com um transistor + resistor + zener para inibir o disparo se a tensão for maior que o limite do zener. Não pode ser usado com transformador, só em dobradores.

- Relé. Nesse caso usa-se uma fonte 'fast', aquela com resistor + capacitor de poliester em serie com o retificador, e a mesma logica de se a tensão for menor que um valor tal, bate o relé. O padrão é o relé aberto para 220, e fechado para 110, por razões óbvias.

Em equipamentos tipo os nobreaks com seleção automática, aí já existe a atuação do microcontrolador. Quando ligado na rede, o micom é alimentado e passa a analisar a amostra de tensão. Se menor que um dado valor, comuta para 110.
zazulak
Nibble

Mensagempor mlimacarlos » 02 Fev 2010 21:11

Obrigado a todos que responderam. Eu estava pensando em fazer uma microfonte auxiliar. Tinha encontrado até um trafo de 12v/10mA. Mas a solução de vcs foram muito melhores do que q eu possou hoje. Eu vou usar um micro controlador, mas queria fazer essa parte liberada do micro controlador para não ter mtos problemas pq eu vou modularizar o projeto pra poder ir com calma.
Quanto ao STR811159a eu só achei uma folha de datasheet merréca que fala somente as características físicas do componente. Como posso achar o datasheet ou um AN da vida pra ver como isso funciona? É fácil de achar ele aqui no Brasil?
Eu estive pensando tb na solução do rele. Acho que de todas é a mais simples de implementar e a mais fácil.
--
By Marcos
mlimacarlos
Bit

Mensagempor Andre_Cruz » 05 Fev 2010 09:23

Ah um tempo atras estava pesquisando sobre o assunto e encontrei essa AN (http://www.datasheetarchive.com/pdf/Dat ... 351623.pdf)

Vai ajudar

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Francesco » 05 Fev 2010 11:03

André,

Achei esse documento ótimo, tanto que traduzi e coloquei no meu site: http://www.epopeiaeletronica.com/v2/index.php?option=com_content&view=category&id=47:potencia&Itemid=71&layout=default

Se tiverem interesse, também há vários outros Application Notes que traduzi e coloquei aí.
Gostaria da opinião de vocês. Obrigado.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor brasilma » 05 Fev 2010 11:29

"Povaréu", desculpem a brincadeira que vou fazer ok?

Prá que complicar e encarecer a vida se podemos simplificar???

Para quem não sabe eletrônica ou não deseja gastar dinheiro com esta questão de seletor automático de tensão, a solução é muito simples e vou explicar pela ultima vez: um simples relezinho 220V!!!

Para quem não sacou ainda vou explicar: o relezinho 220V é ligado em paralelo com a entrada, se a tensão for 220V ele bate e chaveia o trafo principal para 220V, se for 127V ele não consegue chavear (e nem queima) porem mantem o trafo principal ligado para 127V.

A corrente que o relezinho consome é mínima.

Será que existe alguma coisa mais simples e eficiente que isto?

Alguém tem alguma duvida?

Obs: Um detalhe importante, "dependendo" do relezinho que escolherem, pode ocorrer que queime na situação 127V, para que isso não ocorra, basta usar um ponte retificadora na entrada (se alguém tiver curiosidade explico o porque).
brasilma
Dword

Mensagempor Francesco » 05 Fev 2010 12:03

Mas Brasilma, até o relê chavear, o transformador e o secundário do circuito ficarão com 220V.

Eu concordo com sua colocação se adicionar em série com o trafo um NTC. Assim como discutimos no tópico http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=8408&highlight=

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor brasilma » 07 Fev 2010 14:57

Isso não faz a menor diferença Francesco, pode até ficar mais tempo.

Aliaz, gostaria de fazer um comentário polêmico sobre esta questão: teóricamente o que faz uma bobina queimar (degradar a isolação dos fios) não é a tensão em excesso, mas sim o calor.
brasilma
Dword

Mensagempor zazulak » 07 Fev 2010 18:11

/\
Verdade
zazulak
Nibble

Mensagempor Francesco » 07 Fev 2010 23:08

Brasilma, confordo contigo... mas não pense só no transformador, todo o secundário ficará com o dobro de tensão. Isso significa que você terá um circuito mais caro, mais complicado e maior só para não se preocupar com o primário.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor brasilma » 08 Fev 2010 07:15

Francesco, em muitos casos no secundário há reguladores de tensão, então seria o caso de apenas aumentar a tensão de isolação do capacitor de filtro.
brasilma
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos