Preciso de um gravador simples para Atmega8-16PI

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Preciso de um gravador simples para Atmega8-16PI

Mensagempor Renato_mcl » 15 Abr 2009 09:39

Olá pessoal,

Alguém pode me indicar um gravador simples para gravar uns dois Atmega8-16PI?
São dois arquivos a serem gravados em cada Atmega8: .hex e .eep.
Vi este no link abaixo montado pelo Shenlong que é bastante simples e seria o ideal para o meu caso, posso ir em frente?

http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic ... avador+avr

Nunca gravei AVR.

Obrigado,

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor tmarchesi2 » 15 Abr 2009 11:33

Fala Renato;

- Eu tenho dois gravadores, um parecido com está configuração apenas com resistores, porém ele comunica com a porta Serial, os resistores estão no próprio kit de gravação.

- O outro é com porta paralela e tem um chip fazendo um buffer entre os pinos. Este está montado em uma placa padrão.

http://www.olimex.com/dev/images/avr-pg2b-sch.gif

Pra mim, a única diferença entre os dois, é tempo na gravação do chip. O serial é mais lento, porém é algo desprezivel

Segue o link da Olimex, lá tem bastante opção, você entra no modelo e acessa o esquema elétrico, da pra fazer uma boa consulta.

Abraço
tmarchesi2
Nibble

Mensagempor Maia » 15 Abr 2009 16:20

Eu montei esse e funciona perfeitamente.

http://www.scienceprog.com/avr-isp/

Abraços,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor Renato_mcl » 17 Abr 2009 14:54

Eu acabei montando aquele mais simples do link que postei no inicio do tópico, mas parece que o buraco é mais embaixo.
Estou usando o PonyProgram2000 versão 2.07c Beta.
Não sabia que tinha que configurar os fusues, então mandei bala tentando gravar, mas falhou.
Comecei tudo de novo:
I/O port setup em Parallel ->AVR ISP I/O e depois conecto o atmega8 na porta paralela e clico em Calibration, aparece a mensagem OK.
Depois clico em Command ->Read all e aparece a mensagem: Device missing or unknow device (-24).
Clicando em ignore ele faz a leitura, enche a tela de zeros e aparece a mensagem: Ready succesful ->Device size 8704 byte
Depois cliquei em Security and configuration bits, abre a janela e quase todos os quadrinhos estão setados.
Resumindo, o negócio é mais complicado que o pic para gravar.
Li que uma operação errada na gravação pode travar o microcontrolador, será que já travei o meu?

Obrigado,

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor RobL » 18 Abr 2009 10:00

Renato só para dar uma força, quanto a gravação, a facilidade/dificuldade é a mesma que gravar qualquer microcontrolador. Se tivermos um gravador do fabricante, tudo funciona ok (quase sempre).
Quando o gravador é feito por nós há problemas diversos no início, até serem resolvidos, como capacitância, cabos inadequados, nível do pc não é padrão, etc.
Quanto aos fuses, basta não proteger contra leitura (cópia), enquanto teste, ou melhor, nunca desabilite leitura/escrita do periférico SPI, pois este é que é usado para gravar com ISP.
Caso tenha desabilitado o SPI, somente com um gravador paralelo (que usa 8 pinos do chip para dados + pinos de controle, clock etc,l ou seja um monte de fios ) é que poderá ser usado para reverter o SPI.
Não esquecer que um produto com mais recurso tem mais detalhes a ser dominado e lhe dará mais possibilidades.
RobL
Dword

Mensagempor Renato_mcl » 09 Mai 2009 12:13

Apanhei pra caramba, mas acabou dando tudo certo depois que o shenlong me passou o macete de conectar uma fonte de 5 volts no atmega8.
Quando tentei configurar para cristal externo travou tudo de novo, erro
-24, daí nem com reza braba.
O SPIEN aparecia não setado.
Consegui destravar aplicando o sinal de um oscilador de 4 MHz no pino 9 do atmega, circuito do oscilador no link abaixo:

http://py2ohh.w2c.com.br/med/filtroxtal/xtalfreq.htm

No link abaixo tem umas dicas interessantes para destravar AVR:

http://www.edaboard.com/viewtopic.php?t ... hlight=avr

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor alex1000 » 18 Fev 2010 14:40

Pessoal, ressussitando este tópico eu queria sabe se alguem já montou este programmer:
http://www.olimex.com/dev/images/pic-pg1-sch.gif

Eu queria saber se a alimentação de 5v para o transistor vem de uma fonte dc externa e se escolheria no ponyprog o modo de gravação serial ISP.

Obrigado
alex1000
Byte

Mensagempor brasilma » 19 Fev 2010 07:47

Olá Alex,

Achei um pouco estranho este esquema, este outro http://www.olimex.com/dev/images/avr-pg1b-sch.gif me pareceu mais coerente.

Eu usei um USB que adquiri no ML bem baratinho, ele funciona normalmente e inclusive é reconhecido pela IDE da Atmel.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor alex1000 » 19 Fev 2010 08:49

Olá Marcos.

Realmente o meu esquema tem uma incongruencia com o padrão do rs232 refente ao pino 5.

O seu esquema proposto já fiz também uma montagem e também não funcionou. Acredito que porque não pus uma fonte externa de 5V ao circuito não causando o chaveamento do transistor.
Outro fator que pode estar fazendo a diferença é que não achei o transistor BC846 e nenhum de seus equivalentes , então usei o 2n3904.
alex1000
Byte

Mensagempor brasilma » 19 Fev 2010 11:03

Pelo que entendi, eles usam uma saída da RS que deve disponibilisar uma tensão de pelo menos 8V e regulam em 5V com um zener, creio que o problema não deve ser o transistor.

Você mediu a tensão?
brasilma
Dword

Mensagempor alex1000 » 19 Fev 2010 11:48

Estou no trabalho então não posso confirmar as tensões, só que vi que não ocorre o chaveamento do transistor.

Vejo que os zeners podem regular a tenão para 5v mas não vejo como ela pode ser transferida para o resistor de 10 K no coletor, por iso fiz a pergunta.
alex1000
Byte

Mensagempor brasilma » 19 Fev 2010 12:05

Você está certo, não tinha analisado tudo com atenção, na verdade estes resistores de 4k7 e os zeneres servem apenas para fazer o ajuste da tensão RS232 para TTL, não tem nada com fonte.

O 5V para o coletor com certeza deve vir do seu circuito astravés do pino 2 do conector ICSP.

Abraços.
brasilma
Dword

Mensagempor alex1000 » 19 Fev 2010 12:12

Obrigado pela rapidez M.
Tirou uma duvida importante.

Vou alimentar com 5V de uma fonte o resistor do coletor e medir o nivel de sinal do pino 3 no R4 de 10 k . Acredito que o valor de 10k do resistor esteja errado , pelo menos o que eu conheço de chave a transistor, se tudo falhar vou tentar um max232.
alex1000
Byte

Mensagempor brasilma » 19 Fev 2010 12:29

Ok para usar um MAX, porem o pino 5 creio que seja melhor deixar com transistor, pois pelo geito é o pino de reset do processador.

O que pode fazer caso não esteja chaveando legal, é baixar um pouco o valor do resistor.
brasilma
Dword

Mensagempor alex1000 » 19 Fev 2010 12:30

Vou tentar.
obrigado.
alex1000
Byte

Próximo

Voltar para AVR