sensor de presença diferente...

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

sensor de presença diferente...

Mensagempor Haroldo Coelho » 07 Mar 2010 14:54

pelo que sei, os sensores que existem são tipo de sensores de movimento. Eles detectam a presença de alguem mas depois ficam em Stand by...se ninguem se mexer eles não atuam...não é isso??

Eu estou querendo colocar sensores no quarto dos meus filhos, para que as luzes, TV e tudo o mais se desliguem quando ele sair, quando não tiver ninguem no quarto.

Teria que ser tipo um sensor termico, que capta a temperatura do ser humano. Aí sim, desligaria as luzes qdo não tivesse ninguem. Mas claro, não existem no mercado...só em filme de espionagem americano.

Estou pensando em colocar dois sonsores em série, no portal da porta. Sensor tipo luz infravermelha direcionada.

Em série eu poderei saber se alguem entrou ou saiu.

sendo o primeiro sensor A e o segundo sensor B:
O circuito eletronico detecta se ativou primeiro o A e depois o B= pessoa entrando.
Se o circuito detecta primeiro o B e depois o A= pessoa saindo.

Exemplo:
1)Circuito detecta que entrou alguem----luzes podem ser acesas, Ar pode ser ligado, TV, Computador ETC.
2) Circuito detecta que alguem saiu:---todos os circuitos internos são desligados.
3) Circuito detecta que entrou uma pessoa....habilita as tomadas internas
4) Circuito detecta que outra pessoa entrou....nada acontece
5) circuito detecta que saiu uma pessoa......nada acontece( existe ainda uma pessoa dentro do quarto)
6) Circuito detecta que saiu outra pessoa( zera a contagem, não existe mais ninguem no quarto)---nesse caso desabilita todas as tomadas eletricas...tudo se desliga e economiza energia elétrica.

Será que vai dar? Será que na largura do portal de madeira dá para se instalar duas fontes de infrared sem que uma influencie no sensor da outra?? Os receptores de infrared, tipo fototransistor serão colocados no outro lado do portal.

Quem se manifesta?? Alô, Alô, cientistas de plantão??
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 07 Mar 2010 14:57

já pensou em utilizar os sensores de 30 conto de casa de material elétrico e com eles fazer o seu controle de presença?
_blackmore_
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 07 Mar 2010 15:12

blackmore, explica aí, tô por fora...tem sensor para essa função?

Esses sensores que existem não são de movimento? aí detecta quando voce entra no quarto...habilita tomdas....mas se voce se mover dentro do quarto...o sensor atua novamente??
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 07 Mar 2010 15:24

Até onde eu sei, os sensores de presença são baseados em transdutores infravermelhos.
O que eu penso que ocorre é que o sinal gerado pelo transdutor é tão pequeno, que exige um amplificador com ganho muito alto.
Nessas condições, normalmente haveria interferência devido ao off set do amplificador operacional. Um pequeno nível (cc) de off set mascarando um pequeno nível (cc) de sinal. Devido a este fato, optou-se por retirar a influência do off set, colocando um bloqueador de nível contínuo, ou filtro passa-altas (frequências, ou PA). Porém, fazendo-se assim, o nível cc do sinal também não é detectado. Com este filtro PA, com uma frequência de corte inferior (-3dB) em menos de 1Hz, qualquer movimento normal, ou mesmo lento, geraria um sinal ac. Este sinal, depois de muito amplificado, seria usado para sensibilizar um comparador, em que uma das entradas (a de referência) poderia, sim, ficar em um nível cc da ordem de grandeza da tensão de alimentação do circuito.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 07 Mar 2010 17:50

Tem pronto sim inclusive para essa função.

O sensor de movimento são na verdade 2 sensores em um mesmo envólucro e uma lente de Fresnel. Na lente de Fresnel o raio muda bruscamente sua direção.
Quando o raio "PIR" se "move" (muda) de um sensor para o outro, a fonte se moveu.
O sentido poderá ser avaliado se foi do sensor 1 -> 2 ou 2 -> 1.

Se quizer partir do zero, existem integrados da Holtek prontinhos para os sensores.
RobL
Dword

Mensagempor edison » 07 Mar 2010 18:20

Os de alarme tem saída NF ( modelos baratos) e sem temporização útil ,então não dá.
Existem sensores que detectam o movimento que usados para iluminação em escadarias de prédios ( tipo PIR) . Após um determinado tempo ajustavel entre 2 a 15 minutos sem detectar movimento ele desliga a carga. Inclusive tem refletores esternos que usam isso.
A idéia básica é vc criar uma circuito elétrico independente neste quarto ( iluminação e tomadas) todos acionados por esse sensor .
Caso a carga seja muito alta ( mais que 300 W dependendo do modelo) coloque um contactor na saida do sensor.
Algumas firulas seria acrescentar um bypass ou ainda chave geral.
Internamente eles tem um jumper para habilita a fotocélula e funfar apenas quando escurecer.
Custo aprox. desse sensor R$ 45,00.

Seria isso??
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor EvandroPic » 07 Mar 2010 19:52

Por que você não usa apenas 2 feixes paralelos de infra-vermelho na porta, incrementando um contador quando no sentido de entada no quarto e decrementando no sentido de saída do quarto.
Quando a pessoa entra, corta o feixe A e depois o feixe B. Quando sai, corta feixe B e depois o feixe A. Incrementa o contador na primeira situação e decrementa na segunda.

Quando o contador estiver em zero, a lampada, TV, etc estará desabilitada a opção de ligar qualquer uma delas. A partir de 1 no contador, mantém habilitada ao usuário a opção de ligar e desligar a TV, e a lâmpada acenderá quando a primeira pessoa entrar e um sensor de luminosidade detectar que o quarto está escuro (EX: noite, ou cortinas fechadas).
O interruptor pra ligar e desligar a lâmpada também estará conectado ao sistema de forma que o usuário possa desligar e ligar a lâmpada a hora que ele quiser. Por exemplo: desligar na hora de dormir. Ligar ao acordar no meio da noite.

Quarto vazio -> Lâmpada apagada. Alimentação da TV desabilitada.

Entrou uma pessoa no quarto-> Se o quarto estiver escuro (Sensor de nível de luminosidade no quarto), o sistema coloca 1 no contador, acende a lâmpada e habilita a alimentação da TV. Se o quarto estiver claro, habilita a opção pro usuário acender a lâmpada pelo interruptor, caso ele queira maior claridade.
Se o usuário quiser ligar a TV pode usar o controle remoto, pois o sistema liberou a alimentação na tomada dela.
Mesmo que entrem e saiam pessoas no quarto, a situação permanece do jeito que o primeiro usuário deixou. Se ele desligou a lâmpada, mesmo entrando outra pessoa, ela ficará desligada, pois a primeira optou por essa situação. Mas se as pessoas que entraram depois da primeira quiserem acender a lâmpada, então vai no interruptor e acende.
O contador sempre sabe quantas pessoas estão no quarto. Dessa forma ele desligará a lâmpada automaticamente e desabilitará a tomada da TV quando o contador chegar a zero.

Não sei se é mais ou menos isso que você quer mas é uma idéia.. :roll:
EvandroPic
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 07 Mar 2010 20:53

EDSON e ROBL, os sensores de presença existentes detectam quando entra uma pessoa num quarto e acendem uma iluminação( ou atraca um relê).

Existe um timer regulável que determina quando esse relê vai ficar atracado. Assim, depois de um tempo esse relay desatraca.

É isso ou estou enganado?

Poderia eu fazer uma modificação no circuito para que esse timer ficasse infinitamente grande. Quer dizer, poderia usar um sensor comercial para acender a lampada quando meu filho entrasse no quarto(Talvez já existe sensor comercial com essa função)... mas só isso não basta.

SE ele entrar no quarto e dependendo da luminosidade a lampada não se acende...tudo bem, estou economizando dindin...mas depois ele ligar o ar condicionado, liga a TV, liga o ventilador de teto, e aí alguem chama ele...ele sai e deixa tudo ligado...( isso é uma constante e eu tenho 3 filhos adolescentes. e vou mudar nos próximos meses para um apto novo e posso agora quebrar e fazer obra nos quartos)quer dizer esse sensor comercial não serve, não é suficiente.

A idéia é fazer o que o EvandroPIC falou.

Estou preocupado de de os feixes do infrared A não interfiram no sensor no INFRARED B..
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor jorgeluiz » 08 Mar 2010 01:12

ja que o sensor detecta movimento, seja piroletrico ou nao, uma soluçao seria voce adaptar um motor no sensor. Um desse de camera, que varre uns 90 graus. Com o sensor em movimento, sempre detectaria a pessoa no quarto em uma varredura. Ja fiz um alarme baseado nisso. A saida aciona dois temporizadores, um resetando outro e começando novo periodo. O problema que pode ficar sensivel demais, detectando a temperatura diferente de duas paredes, por exemplo e disparar. Mas num quarto fechado, acho que nao teria problema.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor xultz » 08 Mar 2010 08:21

Os sensores de presença detectam movimento, porque o sinal passa por um amplificador de ganho automático. O motivo deste amplificador, é que durante a noite, num ambiente vazio, o nível de infravermelho do ambiente é perto de zero. Durante o dia, o nível de infravermelho da luz ambiente é maior. Então da meia noite até o meia dia o nível varia de zero para um valor mais alto, e o sensor deve funcionar em qualquer destas situações. Então ele fica esperando uma variação mais brusca, o que pode ser entendido como uma pessoa passando na frente do sensor.
Uma vez precisei fazer um sensor de passagem de carro, prá cronometrar rally. Se bobear, meu circuito continua sendo usado até hoje. Eu comprei um sensor de passagem de alarme, ele possui dentro um led infravermelho, uma lente beeeem grande de acrílico, e uma caixa translúcida ao infra. Eu modifiquei, colocando 7 leds no lugar de um, prá aumentar a potência e facilitar a instalação.
No teu caso, você precisaria o mesmo para usar feixe de infra, uma lente muito direcional, porque no batente da porta eles ficariam muito perto. Uma opção talvez fosse usar esses laser de canetinhas irritantes usadas em powerpoint, mas nunca trabalhei com isto.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor RobL » 08 Mar 2010 08:55

EDSON e ROBL, os sensores de presença existentes detectam quando entra uma pessoa num quarto e acendem uma iluminação( ou atraca um relê).

Sim alguns tem o tempo ajustável.

Para mim ficou confuso o que o xultz informou. Creio que ele disse o mesmo que vou tentar abaixo:

Há um tipo de sensor, o mais usado em sistemas com maior confiabilidade, com 2 elementos PIR em um só envólucro. Esses sensores são somados através de um amplificador. A radiação ambiente soma zero, pois a mesma quantidade de energia atua sobre os dois sensores. Somente as diferenças, causadas através da lente de Fresnel, causa desequilíbrio. O desequilíbrio é amplificado e tratado. Conforme coloquei há um CI dedicado da Holtek para tal, consumo baixíssimo.
Se usar um desses sensores, poderá tirar o sentido de passagem, ou seja, soma um, se alguem entrar no quarto, subtrai um se alguem sair. Desta forma a energia só será desligada quando tiver zero pessoas.
Esses sensores tem o preço em torno de R$1,00 em certa quantidade.

Também é possível usar infravermelho, pulsos em torno de 38kHz, por eclipse ( oclusão ). Com dois feixes e contar sentido.
RobL
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Mar 2010 09:21

É, pode ser. Será? Hum....mas por outro lado...pensando bem....
mas e se...
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 08 Mar 2010 12:20

Haroldo,

Você quer desligar a TV, Ar condicionado, Computador !?? Quando não tiver ninguém no quarto ?

Você pretende desligar a alimentação da tomada do PC ??
Logo logo o HD vai pras cucuia !

Tente fazer um adaptador entre o teclado e o PC, quando o usuário digita você captura a tecla e envia pro PC, e quando você quiser desligar o PC você coloca em modo Sleep, enviando o comando como se o usuário tivesse pressionado a tecla Sleep do teclado, ou pra desligar mesmo você manda os comandos.

Só quero alertar que desligar a alimentação do PC assim, não é legal, aqui no forum, o pessoal vai te dar mais idéias e opções pra evitar esse desligamento da alimentação do PC.

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor _blackmore_ » 08 Mar 2010 13:30

EvandroPic

tua sugestão é interessante, mas sabe que em local onde crianças circulam, e passam quando brincam esse feixe não funciona devidamente?
Fiz um simples a algum tempo e deixei com um colega para testar ... ele me disse que não funcionava direito, e eu tentei através de diversas maneiras reproduzir a falha ... sem sucesso .. um dia coloquei os sensores em casa e trouxe as crianças para brincarem ... e pimba ... descobri ... algumas vezes, dependendo da brincadeira, as crianças passam juntas pela porta ... e onde no contador entraram 2 .. saiu apenas 1 ... e a dá-lhe luz acesa!
deixei de lado o sensor! :-)

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Mar 2010 14:19

Na verdade o que desligar ainda verei o que. O PC sei que ia ter que bolar algo. Mas o X da questão é a filosofia da coisa. que sensor usar.

Quanto a sair ou entrar dois filhos quase que simultaneamnete deve ser considerado raro. Se 90% das vezes o sistema funcionar, eu já me darei por satisfeito.

Não vou nem citar aqui o quanto eu gastei de energia elétrica nos meses de janeiro e fevereiro pois alguns iam achar que sou louco, principalmente devido aos ar condicionados.

A turma sai dos quartos( tres quartos) por qualquer motivo e deixa tudo ligado, é PHODA.

Mas eu chegarei lá. Há anos que quero fazer isso mas acho que agora vai.

Estou com as seguintes opções:

1 - IDÉIA DO XULTZ: Fazer buraco nos portais e num dos lados colocar essas fontes( tipo canetas) de laser e no outro portal colocar os sensores, parece ser uma idéia interessante O difícil vai ser alinhar isso.

2- IDÉIA DO JORGELUIZ: Colocar sensores comerciais( de 30,00 reais) girando também pode ser uma boa idéia...mas tem o detalhe de quando a garotada for tomar banho. Os banheiros ficam dentro dos quartos. Assim, quando eles sairem do quarto e forem para o banheiro o sensor vai apagar tudo. A não ser que ponha sensores no banheiro. Mas também tinha que colocar sensor no BOX do chuveiro..ARGH. Haja trampo.
Haroldo Coelho
Byte

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos