Como fazer um dosador

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Como fazer um dosador

Mensagempor veioloko » 11 Mar 2010 09:06

Ola pessoal

Estou pra fazer meu TCC

Nele esta contido 3 ou 4 dosadores e um misturador

Gostaria de saber qual a melhor maneira de se fazer o dosador
Sendo que preciso saber o volume do liquido que é despejado para mistura. O liquido mais viscoso chega a ser o oléo de cozinha.

Tinha pensado em colocar uma celula de carga em cada tubo de produto, e por diferença saber quanto do produto ja foi despejado

Alguem tem uma idéia melhor?

Tem que ser uma solução barata de preferencia.

Obrigado
veioloko
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 11 Mar 2010 10:50

Da uma olhada nesse link:
http://www.hbm.com/pt/menu/produtos/com ... oad-cells/

A celula fit, que fica embaixo do recepiente, tem saidas digitais para controle dos bicos (alta e baixa velocidade) e algoritimo PID, compensação de força centripeda para envasadoras dinamicas.

Edson
www.idroid.com.br
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 11 Mar 2010 10:56

Sendo líquido, pode usar fluxômetros o que permite inclusive dosagem simultânea.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Mar 2010 12:14

Olá veioloko
Estou precisando de um dosador de cloro para a minha caixa d'água. A água vem de uma nascente, mas com o tempo aparece limo.
No meu caso o dosador seria de pequeno volume (de cloro). Teria que medir a vazão da água também.
Procurei na net por empresas, mas só encontrei dosadores parrudos, nada para uma residência unifamiliar.
Ah! encontrei aqueles recipientes que contém pastilhas. Esses eu não teria como controlar a concentração de cloro.
Ainda não comecei a pensar com mais detalhes. Parece que a parte mecânica será a mais complicada.
Penso em usar um servo RC para obter o movimento mecânico para injetar o cloro. No meu caso seriam alguns ml por litro de água.
Você precisa informar quais são os volumes (e suas relações) para que o pessoal possa te auxiliar.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Milhoci » 11 Mar 2010 19:34

Para fazer dosagem de liquidos eu já usei uma parecida com essa:
http://www.provitec.com.br/produtos/bom ... stalt.html

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor MOR_AL » 11 Mar 2010 22:30

Milhoci.
Muito interessante estas bombas peristálticas.
Você faz idéia de custo?
Acredito que a mais simples não custe menos que R$150,00. Nem sei se venderiam uma unidade.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Milhoci » 11 Mar 2010 22:51

MOR_AL, nós fizemos toda a parte mecanica aqui mesmo. Mas o custo de uma dessas deve ser por ai mesmo.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor MOR_AL » 12 Mar 2010 04:55

Milhoci escreveu:MOR_AL, nós fizemos toda a parte mecanica aqui mesmo. Mas o custo de uma dessas deve ser por ai mesmo.

Milhoci

Milhoci, valeu!!
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 12 Mar 2010 08:36

Já cotei esse material, se for fornecido com o controle (drive do motor de passo, com controle de velocidade e tempo + fonte) não fica por menos de uns 400 pila.
brasilma
Dword

Mensagempor veioloko » 12 Mar 2010 10:27

Pessoal, acrescentando, um dos fluidos é soda caustica. Altamente corrosiva!
Então deve ser algo de inox ou plastico.
É uma maquina de sabão caseiro automatica, mas voltada para pastelarias, restaurantes etc.

Quanto ao volume ainda não definimos.
Mas uma idéia de receita
5 litros de oleo
1 litro de soda
500ml de detergente

A celula fit, que fica embaixo do recepiente, tem saidas digitais para controle dos bicos (alta e baixa velocidade) e algoritimo PID, compensação de força centripeda para envasadoras dinamicas.

Não entendi, pelo anuncio do produto entendi que é uma simples celula de carga, poderia explicar melhor o funcionamento?

Sendo líquido, pode usar fluxômetros o que permite inclusive dosagem simultânea.

Poderia mandar o link de algum modelo pra eu ter idéia de como é?

Muito legal esses produtos da provitec. Vou tentar entrar em contato para saber se suporta soda caustica e se posso utilizar na minha aplicação.

Grato pelas ajudas
veioloko
Byte

Mensagempor brasilma » 12 Mar 2010 13:02

brasilma
Dword

Mensagempor Milhoci » 12 Mar 2010 17:10

Marcos, o preço do conjunto deve ser até mais caro que isso, eu estava me referindo somente a parte mecânica :) inclusive tem uma aqui http://www2.ciashop.com.br/instrutherm/ ... 0&valida=1 com um custo um pouquinho maior hehehe.

Você pode usar com soda caustica sim, você so tem que ver que tipo de material você pode usar para fazer a tubulação que é compatível com a soda. Eu acho que silicone resiste bem.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor brasilma » 12 Mar 2010 17:25

He, he, essa (do link) é meu amigo que faz, esta outra que comentei de 400 pila também, a diferença é que nesta que está no site da instrutherm é microprocessada e no outro usa apenas um L297/L298 + 555.

O cabeçotinho é todo em alumínio anodizado preto.

Se precisarem de alguma coisa deste material me falem.
brasilma
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 14 Mar 2010 01:11

Desculpa a demora em entrar no assunto. Eu gosto de bombas peristalticas, mas no seu caso, eu tenho uma sugestao das boas:

Impressoras EPSON antigas, como Stylus Color XXX ou C20/C40/C60/C80 as mais novas tb devem ter tb.

Sao bem pequenas
e usam mangueiras flexiveis, vc deve achar destas impressoras por 1,99 num ferro velho ou jogadas na rua. Eu achei um dia uma HP Deskjet 640 na rua, levei pra casa, recuperei e virou minha impressora, (isso nao conta pq sou técnico de impressoras).

De toda forma, se o liquido que vai dosar é muito ruim para essa bomba (ela é bem pequena e a mangueira é menor que mangueira de soro)

Aquelas saboneteiras que vc aperta e cai o sabao, tem um liquido de sabao bem viscoso e vc sabe que tem na ponta uma mangueira pequena de material bem flexivel que quando pressionado despeja o sabão. eu vou ver se faço uma foto de um da empresa onde trabalho para vc ver.
De toda forma. estude a bomba de impressora epson para ver como funciona, com material caseiro vc pode fazer uma bomba peristaltica para voce toda de plastico com acrilico. Acredito que um servo de RC nao tem força suficiente para pressionar a mangueira.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor veioloko » 16 Mar 2010 07:52

Pessoal
Fiz uma cotação na provitec e saiu o conjunto todo por mais de R$2000,00.

Esta quase decidido, vamos fazer com celulas de carga, precisamos fazer somente alguns testes pra verificar a densidade do oleo, se ela varia de oleo para oleo e se isso é significativo no produto final.

Apos dosar vai ter um misturador, um motorzinho simples pra agitar.....
e talvez algo pra verificar o pH da mistura final.

Wagner a ideia de pegar as impressoras é legal, porem sai muito pouco liquido nao?

Quanto aos sensores de fluxo tambem achei bem caros 400 pila cada, usando uns 3 ou 4 ja sairiam muito caro...ainda mais pra um TCC rsrs.....

agradeço as ajudas...quem tiver mais ideias tambem favor postar!
veioloko
Byte

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos