sensor de presença diferente...

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor ivan » 08 Mar 2010 14:41

O problema com os sensores de presença comerciais é que eles são passivos.
ex: http://en.wikipedia.org/wiki/Passive_infrared_sensor

No link abaixo tem algumas idéias para construir os sensores IR, creio que ativos, sem usar motores. Bastando pulsar o led de tempos em tempos (com código C para 8051). Quanto ao consumo... por ser ativo vai haver! Mas se colocá-lo em sleep mode por uns 2 mins, deve ser considerado ínfimo comparado com a atual conta de luz.

http://www.ikalogic.com/ir_prox_sensors.php

Outro link:
http://www.massmind.org/images/www/hobb ... e_pyro.htm
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor _blackmore_ » 08 Mar 2010 15:00

Haroldo Coelho

os sensores de movimento podem ser colocados no teto, próximo a lâmpada ... fazendo assim com que praticamente todo o ambiente seja "varrido" pelo sensor ...

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Mar 2010 16:19

IVAN, não queiramos ser tão perfeitos. Não estou preocupado com o consumo dos sensores. Vou analisar essa opção.

mas droga, não existe no mercado sensor pronto para isso. Essa é uma boa oportunidade de economizar energia e ninguem nunca pensou nisso.

Alô voces que trabalham com isso: desenvolvimento de circuitos e aparelhos eletronicos para aplicações, não querem fazer isso e industrializar, vendendo baratinho, EH,EH.

Outro ponto da casa que deve ser monitorado e apagar as luzes quando não tiver ninguem é a cozinha. A Patroa fica sempre indignada com a galera que vai na cozinha, assalta a geladeira, e depois não mais desliga a luz(eu idem).

BLACKMORE, Colocar no TETO acho difícil. não sei se voce sabe mas aqui no Rio todo mundo deve ter ventilador de teto, inclusive eu.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 08 Mar 2010 16:25

Haroldo Coelho

não dá para deixar pendurado em nível abaixo do ventilador?
pensa bem ...

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor RobL » 08 Mar 2010 17:29

Alô voces que trabalham com isso: desenvolvimento de circuitos e aparelhos eletronicos para aplicações, não querem fazer isso e industrializar, vendendo baratinho, EH,EH.

Conforme já foi colocado por vários ai, está cheio o mercado disso é só escolher.
Procure na net "interruptor de presença " e bom uso.

Conforme já dito tem os que não desligam enquanto tem movimento, por temporizador a até sentido, etc...

Haroldo voltará a dizer:

É, pode ser. Será? Hum....mas por outro lado...pensando bem....
mas e se...
RobL
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Mar 2010 20:20

Robl, voce não entende uma brincadeira... fala sério...
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Mar 2010 21:05

eu estou pesquisando esse sensor e até agora acho que não existe pra vender não. Amanhã eu vou dar uns telefonemas para tirar dúvidas.

Agora, se não tem...alguma empresa deveria fazer e se já existe, é porque alguma empresa teve o empreendedorismo de fazer e palmas pra ela..ou será que até nisso nós estamos perdendo pros chineses.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor edison » 11 Mar 2010 20:17

Haroldo Coelho escreveu:........ acho que não existe pra vender não. ....

http://www.ipontoquatro.com.br/loja.phtml?ccat=8

http://www.snetcommerce11.com.br/ecomme ... eira-SI31P

"Sensor de Presença c/ Fotocélula p/ Iluminação automática Prolit Conhecido também com os nomes: Interruptor automático para iluminação, Interruptor infravermelho etc., enfim o objetivo deste produto é economizar energia. Produto de Qualidade Marca Prolit!! Somente... R$29,90 Produto Bivolt!!! Sensor de Presença C/ Fotocélula 800W Bivolt Prolit: - Carga máxima: 800W para qualquer tipo de lâmpada.- Alimentação: 110 a 220 VCA.- Temporização: 5 segundos a 6 minutos (reinicia a cada movimento).- Sensor de infravermelho: Alcance: 12m; Ângulo de detecção: 110 graus.- Consumo próprio: 127VCA = 46 mA, equivalente a 0,4 kWh/mês. 220VCA = 87 mA, equivalente a 0,7 kWh/mês.A fotocélula e o temporizador são ajustáveis externamente, não é necessário abrir o PLT802 para instalá-lo. Para evitar interferência, a fotocélula é desativada automaticamente quando o PLT802 ligar as lâmpadas.

Ufa....!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 11 Mar 2010 21:23

edison, obrigado. Ia telefonar para pegar informações sobre esses sensores de presença que existem no comérciom mas não tive tempo. Talvez amanhã.

Será que com os anos de vida, ao invés dagente ficar mais sábio agente vai ficando mais burro. Veja bem:

Esse sensor de presença digamos que esteja instalado no quarto do meu filho, no teto. Aí ele entra, o sensor percebe a presença dele, e acende a luz do teto.

obs.: pelo que entendo, o sensor foi ativado pelo movimento, pelo deslocamento do meu filho ao entrar no quarto, certo?

Vamos supor que exista regulagem do timer e eu regulei para 2 min.

Meu filho entra e deita na cama e fica imóvel. Depois de decorridos os 2 min a lâmpada se apagará, ou não?

Para reacender a lampada, meu filho tem que dar tchauzinho pro sensor.

Assim sendo, esse é um sensor de PRESENÇA mas de passagem, de delocamento. É o deslocamento que aciona o relê, ou não?

Se estou errado, alguem me corrija, por favor.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor fabim » 12 Mar 2010 08:06

ai minha cabeça......

Sim, ele tem um piro sensor que gera uma tensão diferencial em um comparador de nivel..
Se uma massa que emita IR se movimentar diante dele, ele gera uma tensão diferencial. pois este IR atinge a pilha + e -.
Agora se esta massa de IR ficar parada, aí ele não detecta..

Lembrando que essas merdas de sensores, não funcionam só com o tchauzinho. O amplificador de detecção, quando bem feito, é ára uma massa maior que X em movimento, caso contrario até corrente de ar quente faz ele acionar em falço..

Resumindo, esquece carai.
não tem como, @@ não dá !! num tem geito !!!!
Só se fosse na primeira ideóta que teve.
Dois sensores em paralelo!! e com distancia de uns 20 CM, ou seja largura do portal;;

Sensor1 >>>>>>>> Sensor 2.
Libera relays que alimentam ventilador, ar condicionado, lampada, tomadas.
Sensor 1 >>>>>>>>> sensor 2. faça o mesmo...

Sensor2>>>>>>>>>> Sensor1.
Desliga tudo.
Ai seu menino ta ali deitado na cama, lendo o livro dele, com o PC ligado. A Irmã entra no quarto para poder pedir a borracha emprestada, e sai do quarto, pumba.. desliga tudo....

Pô meu fica chutango gato morto, sabe porquê não existe isto ? Porque não tem como fazer poxa, são coisas que não existe lógica...

Á vou colocar um backfin olhando uma camera.
No momento que a iris enxergar luz, ela tira uma foto, pega a detecção de pessoa e cor de camisa , ai mantem tudo ligado direto.. so desliga se esta camisa sair do quarto. se entrar outra pessoa e com a mesma camisa ? da mesma cor ? como fica ? hehehe
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 12 Mar 2010 08:44

Fabim, eu na verdade estava querendo isso, que fosse constatado por mais alguem além de mim, que não existe sensor de presença no Brasil, para a finalidade que eu estou querendo(poderia até existir e por isso eu abrí este post), e que muita gente deveria ter em casa.

Quando disse SENSOR DE PRESENÇA DIFERENTE, na chamada desse POST, era justamente para isso, para me ajudarem a escolher uma melhor solução.

Agora, já teve uns colegas seus que já quizeram até me detonar, dizendo pra eu não perder tempo com esse POST visto que existem sensores que nem banana e que se prestam a isso, e que são baratinhos. Eles não entenderam nada, não captaram a coisa.

Alô Robl e Edison, se liguem.

Tchau.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor fenix3 » 19 Mar 2010 01:37

Isto que voce quer, precisa de um conjunto de solucoes, mas nao vira um produto comercial, dificulta a instalacao, e ja era, o eletricista nao faz, ou queima tudo...

Bom, a solucao seria o contador de pessoas entrando e saindo do quarto, em conjunto com o sensor pir (1 ou varios) olhando a regiao controlada, alem de se ter a opcao de ativaçao manual, para ir dormir, por exemplo!

Veja, voce ate conseguira fazer na sua casa, mas depois que ficar pronto, vai ser dificil convencer um engenheiro a colocar no projeto da casa...de outra pessoa! ninguem quer comprar uma ideia que nao esta acostumada com ela!

Na verdade todos queremos solucoes, mas nao eh facil alguem pagar pela solucao! ou pior, pega um engenheiro eletrico e tenta fazer ele visualizar isto!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 19 Mar 2010 08:07

olá FENIX.
Como o objetivo é economizar energia.( E como economiza quando o quarto é de jovens e até adultos preguiçosos ou P**** loucas.). Esse mes de janeiro eu paguei R$ 820,00 de energia aqui no meu apartamento e 660,00 em Fevereiro.

E tem os que não querem perder tempo em ficar desligando as coisas. Querem simplesmente deixar o ambiente e a automação se encarrega de desligar as coisas.

acho que é só uma questão de tempo.

Poderiam ser bolados os dois sensores diminutos que seriam rosqueados na madeira dos PORTAIS das portas, o tecnico se encarrega de ajustar, de alinhar. Interruptores e tomadas com chaves seletoras Manual/Automatico.

Ah! acho que dá para desenvolver um circuito semelhante ao PIR, onde as fontes de infrared se alternem em diferentes angulos. Seria como o sensor inteiro estivesse se movimentando, preso num motorzinho, que nem uma idéia de um coloega. Ao invés de nós nos movermos-para acionar o sensor- seria o sensor se movendo, em torno de nós.

Eu não tenho tempo senão seria capaz de fazer experiencias e talvez até desenvolver. Mas tenho que matar um leão por dia, para sustentar minha enorme e cara família.

Seria para casas e aptos Hight Tech, em construção.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor fenix3 » 19 Mar 2010 09:51

Opa, Haroldo,
Entendo o seu problema, e o nosso!

Eh que quando se fala em automacao residencial, eu tenho uma grande impressao que as pessoas no geral, nao querem, ou nao conseguem conviver com isto, ja visitei apartamento de hoteis que fazem tudo isto, de uma forma incrivel de automatizacao, cortinas, luzes, televisao que controla tudo pelo controle, e no fim, tudo se desliga quando se tranca a porta do quarto por fora...

Hum, quanto ao sensor PIR varrendo o ambiente, eu ja garanto para voce que ele deve ficar estatico, parado, nao deve ter movimento algum, como ja disse outro colega, durante o movimento ele pega objetos de temperaturas diferentes e entende que tem GENTE!

A unica saida seria ligar varios no mesmo ambiente, todos ligados a um sistema de controle, e os sensores da porta tambem, ai o sistema podera analizar se tem alguem no ambiente para tomar a decisao de ligar, ou desligar tudo!

Quanto a familia cara, bem feito, fez, agora guenta!! rs... uma boa de castigo seria montar a area comum, com tudo o que usam e apenas uma sala, dai nao fica mais este entra e sai...dos quartos, e ai no norte, nao guenta sem ar condicionado! $

Tambem imagino que as lampadas ja sejam do tipo fluorecente, certo!
Ai eh so arrancar a televisao e o computador....

boa empreitada!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor edison » 20 Mar 2010 01:04

Haroldo Coelho escreveu:
Agora, já teve uns colegas seus que já quizeram até me detonar, dizendo pra eu não perder tempo com esse POST visto que existem sensores que nem banana e que se prestam a isso, e que são baratinhos. Eles não entenderam nada, não captaram a coisa.

Alô Robl e Edison, se liguem.

Tchau.

?????????

Sem comentários !!
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos