Francys Reymer escreveu: ... Sim MOR_AL esse tratamento eu já fiz no software para saber o pico,mas o sensor de ultrasson ficaria inviavel,pois é um projeto de baixo custo.
Acompanhe o meu raciocínio ...
Um sensor de ultrasom (US) é um dispositivo que possui uma impedância com ressonância série e outra paralela. Ambas ocorrem em frequências bem próximas.
Um cristal piezoelétrico, desses que se usa em osciladores de uC, possui essa característica. Acho que é possível pegar um desses (daqueles um pouco mais altos) e retirar o encapsulamento metálico. Taí o seu sensor de US por cerca de R$2,00.
Você poderia até sofisticar (para evitar que os contatos elétricos no cristal se deteriorem em contato com a água). Pegue o cristal e fure-o. Cerca de 0,8mm, próximo à base. Introduza, com uma seringa, vaselina líquida. Encha-o. Tampe o furo com alguma cola.
A finalidade do líquido, além de impedir a corrosão dos contatos, melhora a transmissão (e recepção) do sinal de US.
Nunca testei essa idéia, porém a física não está errada. Talvez seja necessário usar outro líquido ao invés da vaselina, mas tenho a convicção de que não.
Os pulsos de transmissão devem possuir a metade do período de oscilação do cristal.
O mesmo cristal também pode ser usado como sensor na recepção.
O nível do sinal refletido está por volta de alguns mV e seu formato não é uma onda quadrada e sim uma senóide com um ciclo grande e os outros (poucos) com um abrupto decaimento.
Terá que fazer um amplificador para a recepção que responda aos 2MHz ou mais. Vai depender da sua precisão.
Saiba que a onda de US percorre a água (do mar) com cerca de 1450m/s. Essa velocidade varia com a temperatura.
Se você realmente precisar "medir" alguma distância, deve fazer um experimento com uma distância conhecida e obter a velocidade correta.
Observe que a onda de US percorre 1 mm em cerca de 0,7us.
Para um cristal em 2MHz, o comprimento de onda fica em 0,75mm. Para obter precisão de 1mm, a frequência do cristal pode ser maior ainda. Como a distância a ser medida deve estar próxima a 10 cm (5 de ida e 5 de volta do sinal), o fator atenuação do sinal não seria importante.
Procure um tópico que trata do assunto, aqui mesmo no fórum. Lá vai encontrar mais informações.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain