Radio Controle Proporcional

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor abreucarlos » 18 Dez 2006 13:32

Ta acontecendo o seguinte: ligando os dois, nada ocorre..apenas o carrinho fica louco...tipo quando perde sincronismo com o transmissor.

Percebi que existe algum curto no receptor, pois um dos transistores está aquecendo demais.

Sem osciloscópio, não dá para fazer muita coisa.....

Estou no "mato sem coelho", pois não sei se é mais simples refazer a placa ou criar um do zero....

A placa do transmissor está bastante corroida pelo acido das pilhas...

Eu até to tentando fazer um PWM via software, que postei no forum do PIC, mas não to conseguindo....

Me desculpe pelas fotos..mas foi na correria....vou tentar tirar novas fotos!!
abreucarlos
Bit

Mensagempor andre_luis » 18 Dez 2006 13:45

Sugestão pra trabalhar com RF :

Compre uma campainha eletronica sem fio, dessas de 35 reais.
Utilize os pinos de dados - que nunca sao usados - para transmitir os comandos.

Já fiz assim e me economizou tempo e dinheiro.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 18 Dez 2006 14:21

Bom.. creio que você já tenha feito a limpeza da placa... tem como postar umas fotos dela?

Você já viu o datasheet do ci? certo?

Se não.. é esse..

http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet- ... 2266A.html

Para saber se o problema é o receptor ou o Ci, faça o seguinte..

Dessolde o pino 1 do BA2266 da placa, certifique-se (com o multímetro) que não ocorre mais nenhum contato entre o pino 1 e a pcb, com um resistor de 4K7 ou algum valor que você ache sensato, ligue a terra.

Assim o Ci tem a entrada aterrada por esse R, logo ela ficara fechada, como se não recebesse sinal algum, se o carrinho parar o problema é no receptor se continuar louco.. capaz que seja o Ci.... (pode ser a leitura do pot de direção se estiver maluca talvez o ci tente compensar.. mas acho difícil)

Se for o receptor de RF o problema, capaz que seja algum curto ou transistor defeituoso, por isso seria legal darmos uma olhada na placa (coloque no scanner, scanneie o lado da solda.. fica muito bom.)
phophollety
Dword

Mensagempor phophollety » 18 Dez 2006 14:24

Faria isso....

Imagem
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 18 Dez 2006 14:38

Eu peguei este datasheet...vou tentar fazer isso que vc falou....

não tenho scanner....vou tirar na digital mesmo!!! tanto do transmissor quanto do receptor....

Eu tenho uma boa noticia, eu tinha tirado o esquematico das placas...a muito tempo... e acabei achando..só não tenho certeza se está correto....e o problema são alguns transistores que não acho em lugar algum na internet...

quando tiver um tempinho..vou passar ele pro proteus.....

Mesmo que o CI esteja bom, o que mata são as malditas bobinas do RF!!! eu sei que ele trabalha em AM, devido as bobinas amarela, preta e branca...
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 18 Dez 2006 14:48

Sim..eu vi o cristal ele trabalha em 27MHz.. deve ser um super heretodino. alguma coisa do tipo... as bobinas para 27MHz são mais fáceis..

legal. passe assim que possível as fotos.. ai podemos te ajudar..acho que tem solução.. e se sabe...

"Carrinhos e autoramas são como peitos, foram feitos para as crianças, mas quem brica são só os pais!"
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 18 Dez 2006 14:54

Voce falou tudo!!!

"autoramas e carrinhos e peitos" são para os pais...

e meu filho está encomendado pro ano q vem!!! imagina....
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 18 Dez 2006 14:58

auhuahaua... acho que você vai ter uma concorrência logo logo!

Parabéns Papai! :D :D :D

Melhor consertar logo para seu futuro filhote quebrar logo! eheh :D
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 19 Dez 2006 07:27

abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 21 Dez 2006 16:22

Olá abreucarlos, desculpe a demora para responder...

vi todas as fotos e não acho que a placa esteja assim tão danificiada, uma boa lavada com veja multi-uso e depois com isopropanol ela fica limpa, ressolde tudo e refaça essas conexões com fios novos, teste novamente... ai sim fica mais fácil de detectar algum defeito... quanto aos transistores... que esquentam... retire-os poste o código ou uma foto (percebia que a sua cam tem um bom macro, é CANON?) e podemos tentar achar algum equilavalente, logod e cara suspeito que seja 2SC...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 22 Dez 2006 07:00

Sem problemas...
Eu já havia lavado ela antes de tirar as fotos...tem vários transistores:

C2120
A733
C945

o c945 eu consegui achar os outros eu procurei mas não achei...todos em encapsulamento TO-92

eu fiz como vc havia me dito...deixei o circuito de controle isolado do RF+demodulador e como era de se esperar, o BA parece funcionar normalmente...apesar de achar estranho o POT de compensação do servo de direção não ter efeito...mas como eu estava pulsando com um fio ligado ao terra o pino 1, talvez seja por isso que ele não respondia...

eu estive pensando em dessoldar os componentes, limpar bem a placa, e voltar os componentes com nova solda...mas não achei uma maneira para dispor os componentes na ordem certa, pois nem toda a serigrafia do lado dos componentes são legiveis, devido aos furos dos terminais...no transmissor isso é viavel, pois tem poucos componentes...mas no receptor.....vou pensar melhor neste fim de semana....

Não sei se reparou, mas no Forum do PIC eu postei uma questão sobre PWM por software...estava pensando na possibilidade de usar um 16F870 (é o que eu tenho em mãos) para controlar o carrinho...e estou tentando usar o PWM por software, já que ele possue somente um PWM por hardware, mas não estou tendo sucesso, ficando com uma frequencia baixa (250Hz)...sei que parte deste problema esteja no fato de estar programando em C....mas estou fugindo de ASM.....e pelo que estou vendo..acho que será este o caminho...

No mesmo forum, vi que vc postou sobre som para PIC, postei um link com os arquivos de som dos quais vc referenciou no tópico..

A camera é uma sony W50

Caso nós não se "falarmos", desejo um Feliz Natal!!!
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 22 Dez 2006 18:27

Aham.. gostei das fotos da cam, eu uso uma W7, ótima câmera, o flash dela me ajuda muito, durabilidade das bats.. e tudo mais.. só o macro que é de 6cm que fica um pouco a desejar.. mas belê....

Acho que desmontar a placa para refazer é besteira a eloucura, na verdade, é suicídio, não vai resolver nada e ainda vai estragar a pcb (fenol é F***) e os componentes....

Eu começaria medindo os transistores como tem poucos, mediria todos, depois voltaria aos que suspeitar que estão com fuga de EC, os retiraria da pcb e mediria novamente, faria os mesmo com os diodos, por falar nisso, já mediu os transistores da ponte? Tem care de serem 2 pares BD135/7/9 e dois pares BD134/6/8... , os de RF são da série 2SXXXX, típico desse tipo de equipamento, na verdade a série BC só é usada no Br lá for reina o 2SX, sempre que tiver C ou A e um número é batata. é 2S em 99% dos casos!

Arrumei todos os datasheets para você:

2SC2120
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet- ... C2120.html

2SA733
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet- ... SA733.html

2SC945
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet- ... SC945.html

Boa sorte.. qualquer coisa.. grite ai.. acho que agora você consegue se dar bem!
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 27 Dez 2006 10:08

Tudo bom!!
como foi de festas? bebeu muito???

Não tinha visto o seu post antes do final de semana..e adivinhe o que eu fiz....isso mesmo...loucura e insanidade...dessoldei tudo na sexta e sábado, marquei num caderno o componente e grudei com durex...tanto do transmissor quanto do receptor...limpei bem as placas e voltei tudo novamente..testando com o multimetro um a um....foi trampo....e o pior das piores...nenhum componente queimado/aberto/em curto.....ai é frustrante!!!!! (meu multimetro tem como medir hFe e capacitor)....depois de tudo certo, vem o grande finale...liga-lo e ver o funcionamento..tchan tchan tchan.....nada....ai é soda(com ph)....comecei a pensar o seguinte..."será que não pode ser o cristal?"...e agora...como testar ele?....vc tem alguma sugestão?

Não sei o que acontece com este novo forum....por várias vezes ele dá erro de BD....ontem ele ficou fora praticamente o dia todo.....
abreucarlos
Bit

Mensagempor phophollety » 27 Dez 2006 14:58

Se você tiver um osciloscópio de mais de 20MHz....

Ligue um resistor maior que 1M em uma das extremidades do cristal e veja o sinal.. se não oscilar.. monte esse circuito...

http://www.geocities.com/SiliconValley/ ... uexosc.htm

Se você não tiver osciloscópio.... tente com o frequêncimentro.. se não tiver nenhum dos dois..fica complicado... talvez retirando o cristal e medindo a tensão e depois medindo com o cristal, se houver diferença de tensão indique que o cristal está oscilando.. mas não é um bom método, fica muito rustico. ou troque o cristal de uma vez por todas.. :lol: :lol:

Nem que seja por uma freq próxima.. dá para ajustar depois no TX...
phophollety
Dword

Mensagempor abreucarlos » 27 Dez 2006 15:50

Não possuo osciloscópio..e meu frequencimetro só vai até 20 MHz...:-((

Estive pensando em trocar o xtal..mas só poderei ir a sta efi. no ano que vem....ainda bem que está próximo.....

Outra forma de testar o xtal seria usar o PIC pra piscar led..mas como zica nunca ta sozinha..eu so disponho do 16F870..q é 20 MHz....que b#%$%&*!!!!
abreucarlos
Bit

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos