CTS e RTS na serial do PIC 18f

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

CTS e RTS na serial do PIC 18f

Mensagempor verd » 19 Abr 2010 16:44

Pesoal como posso implementar os pinos CTS e RTS para uma comunicação serial? estou utilizando um vncl para utilizar um pendrive com o pic, mas ele precisa do CTS e RTS se não ele trava!
"Tem pessoas qua acham que sabem tudo....
eu já acho que não sei nada!!!"
verd
Byte

Mensagempor tcpipchip » 19 Abr 2010 18:25

E se voce curto circuitar RTS -- CTS ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor verd » 20 Abr 2010 08:28

Olá TCP fiz o que você falou, ele até abre o drive mas não aceita comando nenhum, acho que vou ter que implementar no soft do pic, no caso o RTS seria a requisição, ele fica em nivel alto esperando a comunicação e nivel baixo quando esta comunicando e o CTS seria o controle, qual seria o funcionamento exato destes caras?
verd
Byte

Mensagempor zazulak » 20 Abr 2010 23:14

Relembrando os tempos em que serial RS232 era a bola da vez.

O padrão determina dois tipos de dispositivos: ETD e ECD, que significam respectivamente 'Equipamento Terminal de Dados' e 'Equipamento de Comunicação de Dados'. ETD é aquele sujeito que fica num dos extremos da linha, exibindo a informação na tela, coletando via teclado, e afins. ECD é aquele que fica no caminho, responsável por fazer a informação chegar lá do outro lado.

Bom,

RTS = Request to send = Requisição para envio = O dispositivo ETD (terminal) dizendo para o ETD (modem, por exemplo) "Acorda e te arruma que eu preciso que tu leve uma encomenda".

CTS = Clear to send = Limpo para envio = O dispositivo ECD respondendo "Tô liberado, pode largar o pacote pra mim que eu levo".

Em alguns casos como, por exemplo, modem configurado para operar sem portadora constante, é absolutamente necessário este controle de fluxo, porque quando o ETD manifestar a intenção de enviar algo, o ECD tem que estabelecer a portadora antes de começar a transmitir, e isso leva algum tempo.
--------------------------------------------------------

Para implementar isto num microcontrolador, a lógica é: Aciona RTS, espera que o dispositivo responda com o CTS, então envia. Se enviar antes de receber o CTS, corre o risco de o dispositivo remoto perder parte da informação, invalidando-a.
zazulak
Nibble

Mensagempor verd » 23 Abr 2010 07:56

Valeu zazulak!!! posso então definir 2 pinos do microcontrolador e ttabalhar com nivel alto e nivel baixo para fazer estes parâmetros que você mencionou!
verd
Byte

Mensagempor regiscruz » 23 Abr 2010 19:25

Aqui tem um exemplo de RS232 usando RTS e CTS em um PIC16F688, ja usei este código, funciona redondinho com as devidas adaptações.

http://www.vinculum.com/downloads/sampl ... -hello.zip
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
regiscruz
Byte

Mensagempor verd » 26 Abr 2010 14:00

Grande ajuda regis!!! brigadão mesmo!!!
verd
Byte

Mensagempor mhagnumdw » 27 Jun 2012 21:31

Estou ligando um teclado numérico (DB9 - RS232) no PIC. Esse teclado usa o RTS/CTS. Eu não preciso desse controle de fluxo e a ligação na placa já não previa o uso deles.
Curto-circuitando RTS e CTS funciona de boa?

Ligação:
Teclado --- MAX232 --- PIC

--
MhagnumDw
mhagnumdw
Bit

Voltar para PIC