IDE C++ para windows? Que Opção usar?

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

IDE C++ para windows? Que Opção usar?

Mensagempor Wagner de Queiroz » 29 Abr 2010 17:32

Turma,
Eu to abandonando o delphi, o 2010 ta uma caca para instalar componentes. nao consigo instalar o TComPort beta nele pq ele reclama de umas bobeiras complicadas e nao aceita componentes mais antigos sem falar do tipo AnsiChar que irrita!

tentei ir para o C# mas nao consigo tb usar uma dll de scope.

Pergunta:

Qual é a melhor opcao em compilador C ou C++ para criar aplicacoes para Windows? Nao vale falar de C#

Esse Embarcadero RAD Studio 2010 é bom mesmo? Que outras opcoes dentro de C/C++ estao disponíveis para concorrer com esta ferramenta sob os dominios do Windows? ou será que eu devo ir para o linux de vez?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Re: IDE C++ para windows? Que Opção usar?

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Abr 2010 19:05

Visual Studio MS

Inclusive tem o Express, que é free:

http://www.microsoft.com/express/Windows/

agora eu vou alí me preparar para um monte de gente falar mal!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor chipselect » 29 Abr 2010 19:15

ué? O Delphi 2010 não faz parte do Embarcadeiro Rad Studio 2010?

Eu acho o CBuilder (e Delphi) muito rápido pra criar aplicativo pra Windows, e tendo os componentes então deve ficar muito baba programar.

Eu uso o Turbo C++ Express Edition, não uso o TComport (pq nem dá pra instalar legalmente no bixo) mas tenho uma classe que roda em thread e trata minha serial. Não ficou tão fácil de usar como o TComport, mas é mais rápido e leve.

Acho o código gerado um pouco grande, mas roda rápido.

O Visual Studio acho uma mãe pra debugar e fazer webservices. O Visual Basic .Net e o C# parecem irmãos gêmeos, o que um tem o outro tem, dá impressão que só muda sintaxe. Esse tal de .NET me lembra muito o java.

O ruim do .net é que a interface gráfica pra aplicação desktop é uma bosta, é muito lento, num projeto eu tive que voltar pro VB6 por causa disso.

Visual C++ é legal, mas a curva de aprendizado pra ele é mais demorada que a do CBuilder/Delphi (Rad Studio), fora que demora mais pra montar tela (o VB é rapidinho, depois vem o Delph/CBuilder).

O code::blocks eu achei muito legal, mas sinceramente, fazer tela pra windows com ele não é muito gratificante. O wxWidget ajuda, mas não chega nem perto da VCL ou dos componentes do .NET. E outra, usar GCC no Windows... sei não.

Usei muito o code::blocks no linux, com o Glade.

Eu classifico assim quando faço código para desktop:

Sou o primo rico, sem tempo algum, tenho muito dinheiro e pouco tempo, o aplicativo tem que rodar relativamente rápido? CBuilder ou Delphi

Sou o primo meio rico, sem tempo algum, tenho muito dinheiro e pouco tempo, o aplicativo pode pesar uma tonelada? VB

Não sou o primo rico, tenho uma graninha, aplicativo precisa rodar relativamente rápido e tenho tempo? VC++

Sou um quebrado, tenho bastante tempo: GCC com o que tiver...

Sinceramente, se voce tá acostumado com o Delphi ou CBuilder, usando componentes a rodo, o que mais se aproxima disso é o VB, pelo menos o que eu conheço.
chipselect
Word

Re: IDE C++ para windows? Que Opção usar?

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Abr 2010 19:31

Lembrei de uma coisa muito muito boa, eu to estudando e esqueci de mencionar:

QT da Antiga Trolltech ( Agora Nokia ):

IDE Gratuíta, multiplataforma:
http://qt.nokia.com/products

Vale muito a pena conferir;

Tem versão paga e versão LGPL.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor vtrx » 29 Abr 2010 20:08

Wagner,eu achei uma solução para mim,tenho instalado o C++Builder 6 eo Delphi 7 e na tambem o RadStudio 2007 e o 2010.
Radstudio 2010 está muito bom para se trabalhar com grandes bancos de dados principalmente pelo driver Firebird nativo.
Ja tem um tempo que estou programando mais em C++ pois é mais eficaz que oDelphi.
Uma boa ferramenta é o Visual C++,mas é muito direcionado para Windows.
Em relação ao TComport,poderia explicar o porque de tanta dependencia?
Já não uso mais o TComport mesmo para programas dedicados a microcontroladores.
Atualmente só uso o 2010 para banco de dados,o resto uso o C++ RadStudio 2007.
vtrx
Dword

Mensagempor enigmabox » 29 Abr 2010 20:33

Wagner,

Já usei o DevC++ é dá pra fazer bastante coisa em C+, mas quanto mais seus aplicativos e projetos se aproximam do ambiente Micro$ofre, recomendo o Visual Studio. Na versão Express edition 2008 não tem o MSDN incluido, ou seja, o help tem que ser online. Eu uso o Visual studio 2005 que já inclui o MSDN.
Outra coisa a versão Express Edition do Visual Studio, não é completa, por exemplo, não dá pra usar rotinas de multimidia que usam codigos MFC, nem tem como programar smartfones. Nesta versão do C++ dá pra usar rotinas C, C++ puras e CLI. Se quiser toda a facilidade tem que comprar a versão Full.
Para usar o C++ da M$, recomendo comprar um livro de "auto-ajuda" como o do Ivor Hortons.
enigmabox

Mensagempor rafael.wachter » 30 Abr 2010 00:08

uso eclipse+MinGW
é mto bom
rafael.wachter
Nibble

Mensagempor andre_luis » 30 Abr 2010 09:54

Prefiro o Borland C++ Builder, mesmo tendo sido descontinuado.
Comparando com o C++ do MS Visual Studio, acho mais simples, por separar de maneira mais clara, propriedades de eventos.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor leoabubauru » 30 Abr 2010 13:44

Já instalei, mas não testei ainda, o TurboPower Async Pro

http://sourceforge.net/projects/tpapro/

Pareceu-me melhor, mais intuitivo e fácil de instalar que o TCOMPORT. Mas usa a serial somente no modo assincrono.
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor vtrx » 30 Abr 2010 14:49

A parte do Tcomport,voce pode eliminar o uso dele usando API do Windows numa Thread (o TComPort faz isso),assim voce implementa em C,C++,C# etc.
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 30 Abr 2010 16:28

vtrx escreveu:A parte do Tcomport,voce pode eliminar o uso dele usando API do Windows numa Thread (o TComPort faz isso),assim voce implementa em C,C++,C# etc.

Eu também faço isso. Utilizo a implementação sugerida no Site Rogercom. ( RcomAcess ). Fica tudo encapsulado dentro do .exe

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 01 Mai 2010 17:24

Obrigado pelas opinioes de todos.

Um código gerado pelo CodeBlocks ou codelite parece ser portavel entre Linux e Windows, meu desejo seria poder criar aplicacoes para WIndows e Linux com menos carga possivel para ficar carregando. A magia do Delphi é que vc gerava um executavel e podia levar só ele e seus arquivos de dados se criasse. mas o problema é que o delphi 2010 ficou muito pesadao para instalar e nao permite instalar componentes de versoes anteriores nele.

O que eu vejo é que tem muita gente que acha que o C# é a 8 maravilha do mundo moderno e que com o mono a aplicacao .net iria para o linux. Mas o .net é lento e chato.

o wxWidgets ou algo assim, o fato de nao ter uma ide visual como era a facilidade do delphi para criar uma interface decente, mas fazer o que né? nem tudo tem que ser facil para ser bom.

Agora que estamos tocando no assunto: O C e C++ é realmente portável entre windows e linux? (tirando nomes de perifericos e nome de arquivos, obviamente).
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor enigmabox » 02 Mai 2010 09:50

Agora que estamos tocando no assunto: O C e C++ é realmente portável entre windows e linux? (tirando nomes de perifericos e nome de arquivos, obviamente).

O C e C++ ANSI é compativel em ambas plataformas, mas se por exemplo vc for querer utilizar os comandos CLB e MFC da Microsoft, pelo que eu saiba, não são compativeis com o ambiente Linux, tem que analisar e converter.
Chamadas para I/Os são diferentes, há outras bibliotecas, etc...
enigmabox

Mensagempor Rodrigo_P_A » 02 Mai 2010 10:36

Bom o mais perto de multiplataforma real e fácil que eu vi, e com "criador de janelas" é o QT

Roda em Windows, Windows CE, Linux. Linux Embedded, MAC ( "Esta é para o MaCrcelo" )
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 02 Mai 2010 17:01

pq vc nao migra para aplicacoes web?

antigamente eu partia direto para X11 pq era a solucao que me permitia trabalhar com graficos de alta performance via rede. se eu precisasse, podia rodar as aplicacoes em maquinas alugadas nos estados unidos e apenas visualizar os resultados aqui via rede.

via web isso ocorre naturalmente, porem nunca me foi uma opcao muito seria pq eh muito deficiente em termos de graficos de alta performance...e para aplicacoes que nao rodam via rede, tanto X11 quanto web parecem meio fora do contexto...porem isso esta mudando com o html5:

http://9elements.com/io/projects/html5/canvas

roda com java e flash desligados! :)

a grande diferenca em relacao ao flash eh o consumo de processador. essas aplicacoes sao bem mais leves e rodam em praticamente qq browser, de qq maquina... tem um site que possui varios demos com html5:

http://www.canvasdemos.com/

obviamente, alem de rodar as aplicacoes localmente, o browser por natureza vai suportar tambem aplicacoes via rede, o q eu acho particularmente interessante: vc pode deixar a interface rodando no browser e rodar o grosso da aplicacao em um servidor web.

nao precisa ser um apache, pode ser um web server compacto dos que se usam em uclinux e usam aplicacoes escritas em C, o ue nao eh muito mais dificil do que usar printf e scanf, visto que a interface eh essencialmente gerar html! :)

sobre o qt, o grande problema eh q a comunidade eh dividida entre qt e gtk, entao nenhum dos dois vai para frente. nao adianta nada eu fazer algo para qt se metade dos linux usam gtk, muito menos fazer em gtk e me ferrar com a outra metade q usa qt.

se eu fizer apenas para X11, no entanto, a minha aplicacao roda em todos os linux e unixes em geral, incluindo o OSX. e roda no windows se instalar o cygwin.

mas migrar para web parece melhor: roda em qq browser.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para Visual C++/C/C++/C#