USB - 18F4550 - MikroC e C++ Builder(Exemplos)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Wagner de Queiroz » 16 Set 2009 18:00

Jorge, estava eu olhando o histórico do asm51 e achei interessante seu projeto, entretanto nao tive sorte no 4shared, eu acabei de montar minha primeira placa com 18F2550 e queria fazer um osciloscopio de pobre para tentar espionar uns sinais. poderiamos conversar via msn,skype ou outro meio?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 18 Set 2009 14:37

Opa,

Mande-me um e-mail: jorgefrancisco.melo@gmail.com

Vlw
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 15 Dez 2009 18:32

Depois de tanto tempo venho aqui dar minha ajuda. Para quem não estava conseguindo LER e ESCREVER AO MESMO TEMPO, sem ter que ficar abrindo(open) e fechando(close) a comunicação fiz um dll com uma terceira opção de abertura de comunicação, agora pode-se ligar e desligar um led e ler o AD com o exemplo que fiz, tudo ao mesmo tempo. Quando eu tiver um tempinho coloco aqui.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 15 Dez 2009 20:42

poderia por favor colocar também o material completo? eu utilizo o CCS e gostei do tópico ... se possível eu gostaria de implementar isso em alguma coisa ... só para ver funcionar.
agradeço de antemão

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor aguivone » 16 Dez 2009 07:34

vale lembrar que já usei pic com usb e é preciso de habilitar as interrupções do pic se não não funciona direito
aguivone
Bit

links inativos

Mensagempor rhafael_rpg » 04 Mai 2010 11:26

os links na primeira pagina não estão funcionando, alguem tem os arquivos para me mandar do programa em builder com o programa CCS de exemplo da comunicação USB
rhafael_rpg

Mensagempor Luiz » 07 Mai 2010 10:23

Olá amigos,

Estáva muito bom para ser verdade!

Alguem conseguiu baixar,pois está aparecendo a mensagem.

The file link that you requested is not valid.

Por favor alguma boa alma poderia mandar isso para mim????

Aceltec escreveu:Gostaria de compartilhar também meu projeto feito com o PIC18F2550, com comunicação USB HID (que funcionou agora sem problemas) e também um esboço de aplicativo em delphi.

http://www.4shared.com/file/44565878/862573f0/CCS__USB_.html?dirPwdVerified=b7e3e65
Luiz
Bit

Mensagempor Jorge_Francisco » 19 Mai 2010 18:33

Coloquei os códigos(C++ Builder e MikroC), aí está o link :

http://www.4shared.com/file/ps1yEoEJ/C_ ... _-_18.html

Tem um arquivo com observações, fiz aqui na pressa devido a solicitações. Neste exemplo está a DLL que permite escrever e ler na USB sem ter que fechar a porta.

Abraços,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 19 Mai 2010 18:48

Coloquei os códigos e dei uma revisada neste post. A placa USB cheguei a fazer para testes, se alguém quiser eu faço algumas a mais e mando, só pagar os custos, lógico, mas deve ser coisa de 100 pila,hehe.

Abraços,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 30 Dez 2010 16:29

Qual programa usar para enviar e receber pela USB no modo HID ??
Tipo um HyperTerminal que a gente usa na porta serial.

Quanto tempo leva para escrever o buffer inteiro ?
Minha dúvida é, a cada 1mS é gerada uma interupção para tratamento dos dados da USB, cada posição do buffer é enviada a cada interupção ou seja a cada 1mS ? Assim para enviar o buffer cheio 63 posições levaria 64mS ??

Abraço

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor gabriel_prd » 08 Jan 2011 14:49

André, no MikroC tem o HID Terminal, que basicamente faz a mesma coisa que o HyperTerminal.
gabriel_prd
Bit

Mensagempor Jorge_Francisco » 19 Mar 2011 20:55

VENDO - Placa USB, ela é básica, tem somente 6 saídas e 2 entradas analógicas.

Junto irá o CD com os códigos em C do Software e também os códigos em C do firmware. Além disso envio a dll que permite comunicação de escrita e leitura sem necessidade de se fechar a porta USB.

No exemplo do Software tem um botão para acionar um led conectado na placa e leitura continua da entrada analógica, já convertida em Volts, ou seja, um voltimetro.

O PIC escolhido é o 18F4550, e irá gravado.

A placa custará R$ 90,00 + FRETE. Me mandem mensagem pessoal ou e-mail para jorgefrancisco.melo@gmail.com .

Abraço,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor marciorp » 21 Mar 2011 20:13

Jorge_Francisco escreveu:VENDO - Placa USB, ela é básica, tem somente 6 saídas e 2 entradas analógicas.

Junto irá o CD com os códigos em C do Software e também os códigos em C do firmware. Além disso envio a dll que permite comunicação de escrita e leitura sem necessidade de se fechar a porta USB.

No exemplo do Software tem um botão para acionar um led conectado na placa e leitura continua da entrada analógica, já convertida em Volts, ou seja, um voltimetro.

A placa custará R$ 90,00 + FRETE. Me mandem mensagem pessoal ou e-mail para jorgefrancisco.melo@gmail.com .

Abraço,
Jorge

Jorge,

O voltimetro é AC? Qual a tensão máxima?

Abs,

Marcio.
marciorp
Bit

Mensagempor Jorge_Francisco » 21 Mar 2011 20:25

Amigo, para isto teria que complementar algo na entrada AD. A placa faz a leitura AD, qualquer outra função deve ser implementada depois.

marciorp escreveu:
Jorge_Francisco escreveu:VENDO - Placa USB, ela é básica, tem somente 6 saídas e 2 entradas analógicas.

Abraço,
Jorge

Jorge,

O voltimetro é AC? Qual a tensão máxima?

Abs,

Marcio.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 08 Jun 2011 12:16

Para quem assim como eu tiver algum problema ao usar PICs 18FXXJXX, como o 18F25J50 e o 18F45J50 darei algumas dicas:

1)Ao contrário do 18F2550 e do 18F4550 que tem regulador interno para a USB, ou seja alimentando o pic com +5V ele regula para +3.3V e coloca no pino VUSB para um capacitor externo, os PICs 18FXXJXX não este regulador, já que são alimentados em 3.3V. Então é OBRIGATÓRIO alimentar o VUSB com a própria fonte de 3.3V do PIC.

2)Se tiver problemas com dados errados chegando pela USB leia o datasheet e coloque os arrays com endereços da RAM que é compartilhada com a USB. Exemplo no 18F4550:

Código: Selecionar todos
// Buffers should be in USB RAM, please consult datasheet
unsigned char readbuff[64] absolute 0x77F;
unsigned char writebuff[64] absolute 0x7BF;

Código exemplo do MIKROC PRO 4.6:

Código: Selecionar todos
unsigned char readbuff[64] absolute 0x500;   // Buffers should be in USB RAM, please consult datasheet
unsigned char writebuff[64] absolute 0x540;

char cnt;

void interrupt(){
   USB_Interrupt_Proc();                   // USB servicing is done inside the interrupt
}

void main(void){
  ADCON1 |= 0x0F;                         // Configure all ports with analog function as digital
  CMCON  |= 7;                            // Disable comparators

HID_Enable(&readbuff,&writebuff);       // Enable HID communication

while(1){
    while(!HID_Read());

for(cnt=0;cnt<64;cnt++)
      writebuff[cnt]=readbuff[cnt];

while(!HID_Write(&writebuff,64));
  }
}

3)Nunca esquecer independente do PIC de colocar um capacitor de 220nF no pino VUSB.

4)No PIC 18F4550 o regulador interno pode ser desligado, assim você pode alimentar externamente o pino VUSB com 3.3V. Isto é útil para migrar do 18F4550 para o 18F45J50.
Jorge_Francisco
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC