C++ para acionar porta paralela

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

C++ para acionar porta paralela

Mensagempor lpagano » 04 Nov 2009 08:33

Pessoal,

Tô querendo aprender C++ para fazer uns programinhas para acionar a porta paralela o micro, para acionar alguma coisa externa, e por aí vai.

Pergunta: sendo porta paralela, será que compensa já que hoje está tudo sendo usado com USB?

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 04 Nov 2009 09:31

Sinceramente, não acho mais vantagem trabalhar com a porta paralela, os notebooks não possuem mais, acho melhor ir pelo caminho da USB mesmo.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor andre_luis » 04 Nov 2009 19:59

lpagando,

Eu particularmente, gosto muito da facilidade de se trabalhar com a paralela. Criar programas nela é simples e rápido.

Mas, realmenteestá fadada à extinção.

Porém, algum tempo atrás, comprei um cabo conversor USB/LPT da Novacomm, que realmente criava um dispositivo LPT.
Ao entrar em contato com o fabricante do chipset, recebi o código-fonte em C++ para acessar a porta via API do windows, sem a necessidade de utilizar qualquer driver ou DLL para isso.

Dá uma procurada nesse fúrum pelas palavras MOSCHIP ou LPT3. Eu postei o programa lá.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Nov 2009 20:37

Seu PC tem a Serial ?

É tmb uma boa já que há muitos uC com Comunicação Serial.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor lpagano » 12 Nov 2009 13:03

Minha intensão era no começo brincar de ascender leds, dispositivos com a porta paralela, etc.

Realmente com o USB sou obrigado a concordar com vocês.

Valeu!!!
lpagano
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 12 Nov 2009 13:45

lpagano escreveu:Minha intensão era no começo brincar de ascender leds, dispositivos com a porta paralela, etc. Valeu!!!

Um bom Programa para isso é o BASIC
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Rogercom

Mensagempor nestoragostini » 31 Mar 2010 15:31

No site Rogercom tem aplicativos para a porta paralela em C prontos.
nestoragostini
Bit

Mensagempor tcpipchip » 02 Abr 2010 09:31

Eu uso o TVIcPORT.

Vais gostar.

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Re: C++ para acionar porta paralela

Mensagempor MOR_AL » 16 Mai 2010 12:09

lpagano escreveu:Pessoal, ...
Pergunta: sendo porta paralela, será que compensa já que hoje está tudo sendo usado com USB?

Valeu!

E aí Ipagano! Você chegou a uma conclusão?
Pesquisei rapidamente sobre acesso à porta USB. Concluí que apesar de quase tudo enveredar para ela, é necessário o tal FT232BM e mais alguns componentes. Encontrei o FT232BM em uma loja virtual. O chato é que só o chip custa perto de R$30,00. Fazer uma plaquinha, comprar os outros componentes e montar, já se parte de uns R$45,00.
Será que existe o "caminho das pedras" que eu não sei? Tem uma maneira de usar a USB para transmitir e receber dados, a um custo menor?
Usando as portas serial e paralela sairia bem mais em conta, não?
Abraço.
MOR_AL
PS.
Qual é a diferença entre "Host" e não "Host"?
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 16 Mai 2010 15:42

Moral,com pIC acho que não é possível,mas com AVR pode-se implementar o protocolo USB 1.1 via Soft.
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Mai 2010 18:59

vtrx escreveu:Moral,com pIC acho que não é possível,mas com AVR pode-se implementar o protocolo USB 1.1 via Soft.

Vtrx.
Bom. Aí queima uma etapa. Não precisaria de incluir um PIC mais porreta. Esse AVR faria a função de conversar com o PC através da porta USB e interfacear com os dispositivos, tais como Leds, drives de motor, monitoração e controle de sinais digitais e analógicos, né??!!
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 16 Mai 2010 19:51

O material completo esta no link.
USB 1.1 por Soft
Essa implemetação pode ser usada com o ATtiny2313 de 20 pinos.
Foi largamente utilizado para montagens de JoYstick para simuladores usando a porta USB(vide Mjoy).
Muita gente usa a porta serial com adaptador USB.
Voce programa a serial com velocidades até 256k.
se precisar,use esse protótipo que fiz para rápido acesso full a qualquer serial.
Programa/Serial
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Mai 2010 23:48

vtrx escreveu:O material completo esta no link.
USB 1.1 por Soft
Essa implemetação pode ser usada com o ATtiny2313 de 20 pinos.
Foi largamente utilizado para montagens de JoYstick para simuladores usando a porta USB(vide Mjoy).
Muita gente usa a porta serial com adaptador USB.
Voce programa a serial com velocidades até 256k.
se precisar,use esse protótipo que fiz para rápido acesso full a qualquer serial.
Programa/Serial

Tem muita coisa interessante no site da USB.
No site Programa/Serial eu não consegui achar o protótipo, apenas hospedagem de sites. Mas valeu pelas dicas. Quando puder vou dar uma olhada com maior profundidade.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 16 Mai 2010 23:58

Serial
Foi programado para trabalhar com alto fluxo de dados (blocos de 32k),apenas para teste com adaptador USB->Serial.
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Mai 2010 00:23

vtrx escreveu:Serial
Foi programado para trabalhar com alto fluxo de dados (blocos de 32k),apenas para teste com adaptador USB->Serial.

Ha! Agora sim!
Valeu!
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Visual C++/C/C++/C#