Ajuda - LCD 16x2 com 16F628A

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ajuda - LCD 16x2 com 16F628A

Mensagempor AlbertPlanck » 16 Mai 2010 14:28

Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu usar um LCD no referido PIC sem utilizar o pino RB0.
Pergunto isso porque estou com o seguinte problema:
Fiz um cronômetro no PIC, a idéia é que quando ele receber uma interrupção que virá de um sensor, deverá fazer um tratamento com os valores do tempo. Acontece que todos os circuitos que encontrei na internet e bibliotecas de LCD utilizam a porta RB0.
Eu gostaria de não usar a porta RB0 porque pelo que andei lendo ela é a única que serve de interrupção externa (estou certo?). Como estou programando em C (CCS mais precisamente) basta eu criar uma "#int_ext" não é?

Peço desculpas se já foi discutido algo assim no fórum.
I never think of the future - it comes soon enough.
-Albert Einstein
AlbertPlanck
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 16 Mai 2010 15:46

Isso é bem simples, basta que você altere na biblioteca os pinos utilizados e a direção de pinos do PORT utilizado.
Claro isso é para um software que você vá criar, se for para modificar algum já existente é mais chato.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor AlbertPlanck » 16 Mai 2010 16:51

_blackmore_ escreveu:Isso é bem simples, basta que você altere na biblioteca os pinos utilizados e a direção de pinos do PORT utilizado.
Claro isso é para um software que você vá criar, se for para modificar algum já existente é mais chato.

ok, vou tentar modificar. Mas como faço pra mudar mudar a direção dos pinos PORT como você disse?
E quanto a idéia da interrupção que eu disse? basta eu criar a função para tratar a função e se eu receber entrada no pino rb0 ele executará sempre essa função de tratamento?

Agradeço a ajuda
-Albert Einstein
AlbertPlanck
Bit

Mensagempor die6o » 16 Mai 2010 19:54

AlbertPlanck deveria olhar o datasheet do microcontrolador primeiro pois iria esclarecer algumas duvidas como configurar os pinos de entrada e saida o qual seria o registrador " TRISx " ou como ler ou escrever em um pino ou no PORT todo atravez do registrador PORTx

o Link abaixo tem bastante informação sobre o display que você quer usar usando o CCS

http://www.labtools.com.br/arquivos/Tut ... 4_vias.zip

Mas adiantando procure por outros compilador como o HI-TECH C, Mikroc ou C18 se voce for usar para a familia PIC18
die6o
Nibble

Mensagempor AlbertPlanck » 25 Mai 2010 23:44

thanks a lot..
conseguimos resolver esse problema
o problema era a configuração pelo TRIS mesmo
obrigado!!
abraços
-Albert Einstein
AlbertPlanck
Bit

Voltar para PIC