Problema com PIC16F877A

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Problema com PIC16F877A

Mensagempor rflbeck » 02 Jun 2010 10:55

Olá para todos!

Sou novo no desenvolvimento de aplicações com PIC.
Estou tentando fazer funcionar um PIC16F877A com um cristal externo de 12MHz.

Eu pretendo fazer o PIC ler a informação de alguns sensores e mostrar em um LCD 16x2, mas por enquanto fiz um código pisca pisca de LED para testar o PIC. O projeto com o LCD eu ja tenho e simulando no proteus funciona direitinho.

Meu problema é que nada funciona quando ligo tudo na protoboard.

O circuito que eu fiz para testar esta da seguinte forma (Ligado em uma Protoboard):
Pinos 12 e 31 no terra, pinos 11 e 32 em +5V
O Cristal de 12Mhz esta ligado nas portas 13 e 14 do PIC, em cada saída do cristal há um capacitor de 22pF e o LED ligado na porta RA0 (pino 2)

Quando ligo o circuito, o LED pisca uma vez e apaga, depois disso não acontece mais nada.

Uma coisa curiosa é que se eu coloco o dedo no fio que liga o cristal ao PIC, o LED acende (algum fenômeno de eletronica que eu não faço idéia do que seja, pois meu conhecimento de eletronica é limitado).

Simulando isto no proteus novamente tudo acontece direitinho (logo o código deve estar certo).

Um teste que eu fiz foi usar um PIC16F628A com oscilador interno e funcionou tanto no proteus quanto na protoboard, então acredito que meu gravador também esteja funcionando.

Alguem tem idéia do que eu posso estar fazendo de errado?

GRato.
rflbeck
Bit

Mensagempor rafael.wachter » 02 Jun 2010 11:02

configuration bits: colocou como HS_OSC?
MCLR: colocou um botão? ligou direto no VCC?
rafael.wachter
Nibble

Mensagempor rflbeck » 02 Jun 2010 11:16

Hmmm

Não estou com o código aqui, mas vou verificar.

Se não me engano eu coloquei XT_OSC e MCLR_OFF no configuration bits.

Vou confirmar...
rflbeck
Bit

Mensagempor tmarchesi2 » 02 Jun 2010 12:43

Ja passei por situações semelhantes:

- Tente colocar um capacitor de 100nf o mais próximo possível do pino de alimentação. Parace besteira mas faz diferença.

- Tente trocar o cristal por um outro de mesmo valor, ja tive problemas com cristal sendo novo fazendo papel de antena.

- Se você possuir um limpa contato, tente passar nesta região do protoboard (não confunda com WD40).

Abraço; Se funcionar posta pra gente o problema !
tmarchesi2
Nibble

Mensagempor rafael.wachter » 02 Jun 2010 13:13

no 628A funcionou com oscilador interno.. blz com MCLR off... blz

mas no 877A, ele não tem oscilador interno e tbm não tem como tu desabilitar o MCLR, ou seja, se tu tah usando um cristal de 12MHz coloca HS_OSC (ateh 4MHz eh XT_OSC e acima de 4MHz eh HS_OSC) e o pino MCLR coloca ligado direto no VCC ou coloca um botão e um resistor de pull-up
rafael.wachter
Nibble

Mensagempor Cleber » 02 Jun 2010 18:22

Cara pelo que andei olhando não tem como desligar o MCLR do 877, outra coisa coloca o cristal o mais proximo possivel dos pinos do pic.
Cleber
Bit

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Jun 2010 12:37

rflbeck,

Enfentei um problema parecido essa semana, os capacitores de 22pF estavem com pau !
Retire os capacitores do cristal da protobord, e teste !

Abraço

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor renatokodaira » 03 Jun 2010 13:30

As vezes o circuito oscilador a cristal nao funciona no protoboard (principalmente os mais porcarias) por causa de capacitancias parasitas entre os contatos. Esse parece ser o seu caso, pois funciona colocando o dedo. Jah nao eh a primeira vez que alguem reporta esse problema. O jeito eh montar em circuito impresso ou usar um clock externo (daqueles osciladores retangulares de 4 pinos de metal).
renatokodaira
Byte

Mensagempor rflbeck » 08 Jun 2010 00:38

rafael.wachter escreveu:no 628A funcionou com oscilador interno.. blz com MCLR off... blz

mas no 877A, ele não tem oscilador interno e tbm não tem como tu desabilitar o MCLR, ou seja, se tu tah usando um cristal de 12MHz coloca HS_OSC (ateh 4MHz eh XT_OSC e acima de 4MHz eh HS_OSC) e o pino MCLR coloca ligado direto no VCC ou coloca um botão e um resistor de pull-up

Boa noite para todos!

Bem, agradeço muito a ajuda de vocês e também peço desculpas pela demora da resposta, porém estes ultimos dias faltou tempo para eu dedicar-me ao meu projeto. Mas acabou de funcionar e eu ja vim postar aqui.

Enfim funcionou, eu alterei de XT_OSC para HS_OSC conforme a dica do nosso amigo e deu certo. Claro que não foi de primeira, tive que eliminar alguns fios com mal contato, trocar capacitores, fazer uma oração, etc...

E pra ajudar no meio do processo acabei queimando o PIC, ainda sim foi bom pois achei uma loja que vende mais barato.

Para encerrar, como eu havia dito sou iniciante, o que consegui ate agora foi piscar alguns LEDs, agora vou continuar com o projeto mesmo.

Obrigado a todos que ajudaram e espero contar com voces se aparecer mais algum problema.
rflbeck
Bit

Mensagempor rafael.wachter » 08 Jun 2010 09:03

estamos ae pra isso, ajudar :lol:
rafael.wachter
Nibble

Continuando...

Mensagempor rflbeck » 08 Jun 2010 16:20

E ai galera!!

Bom, ja consegui bastante coisa, liguei meu LCD 16x2 no PIC, consegui fazer funcionar certinho, só tem uma coisa que ainda não esta certo.

Eu estou alternando o texto do display, seria para acontecer o seguinte, a cada segundo ele deveria trocar a mensagem "Texto1" e "Texto2", eu uso entre as trocas a função Delay_ms(1000); que seria para dar o tempo de 1 segundo, mas troca muito rápido, não chega a dar meio segundo.

O que eu devo fazer para ajustar isso?

Estou usando um Crystal de 12MHz, programando em MikroC, o clock que fica definido no mikroC influencia nisso? tenho que colocar o mesmo valor do crystal?

Há algum cálculo que preciso fazer?
rflbeck
Bit

Mensagempor Rodrigo.rb3s » 08 Jun 2010 17:03

rflbeck,

Aumenta o valor que vc está jogando em W antes de chamar a rotina delay se vc já estiver uzando 255 entao vai ter que criar uma outra rotina de atraso de tempo com uma variavel a mais, mas pode ser usada a mesma rotina de delay que o display de lcd usa pra ser inicializado, que funciona...
que linguagem voçe está usando assembly ou c?
byte
Rodrigo.rb3s
Bit

Mensagempor rflbeck » 09 Jun 2010 09:03

Rodrigo.rb3s escreveu:rflbeck,

Aumenta o valor que vc está jogando em W antes de chamar a rotina delay se vc já estiver uzando 255 entao vai ter que criar uma outra rotina de atraso de tempo com uma variavel a mais, mas pode ser usada a mesma rotina de delay que o display de lcd usa pra ser inicializado, que funciona...
que linguagem voçe está usando assembly ou c?

Estou programando em C.
Não sei o que quer dizer este "W" :mrgreen:
rflbeck
Bit

Mensagempor Sergio38br » 09 Jun 2010 09:38

Qual o valor do clk que vc colocou nas definições do projeto no mikroC, este usa o valor declarado para calcular os delays.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor rflbeck » 09 Jun 2010 09:44

Sergio38br escreveu:Qual o valor do clk que vc colocou nas definições do projeto no mikroC, este usa o valor declarado para calcular os delays.

[ ]'s
Sergio

Opa!

Acho que resolveu, antes eu havia colocado 8MHz, agora eu coloquei 12MHz (o mesmo valor do Crystal), agora acho que esta funcionando.
rflbeck
Bit

Voltar para PIC