Rele falta de fase sem utilização do neutro

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Rele falta de fase sem utilização do neutro

Mensagempor Escatopholes » 10 Jun 2010 16:57

Porventura alguém sabe como funcionam os circuitos para detecção de falta de fase sem a utilização do neutro.

Na verdade entram as 3 fases do sistema sem o neutro e se alguma faltar um relê abre o circuito.

Agradeço de antemão, se alguém souber e quiser colaborar comigo dando as dicas do esquema funcional.
Escatopholes
Bit

Mensagempor fabim » 10 Jun 2010 18:21

R S T

tem um opto de R->S de S->T e de T->R..

E a saida dos OPS são ligados um encima do outro.... .. preciso desenhar não né ? não me passa essa vergonha...

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 10 Jun 2010 21:31

As três fases do sistema são senóides de mesma frequência e amplitude, porém defasadas de 120º entre si. São representadas como "Fasores" (vetores giratórios com 60 rotações por segundo) e podem ser expressos como:
Vab, ângulo qualquer,
Vbc, ângulo qualquer + 120º e
Vca, ângulo qualquer + 240º
Isso significa que, se você somar as três tensões, a qualquer momento, a soma será sempre ZERO. Na verdade é uma soma algébrica.
Se faltar uma ou duas fases, a soma algébrica fica diferente de zero. Essa tensão serve para se detectar uma ou duas faltas de fase.
A soma pode ser implementada por meio de um amplificador operacional. Nesse caso uma referência de terra é necessária, como o neutro.
Chuto que também poderia ser feito com um transformador, em que o primário fosse trifásico e o secundário, por exemplo, fosse monofásico.
enquanto as três tensões existissem, e possuísem a mesma amplitude, o campo magnético no núcleo se cancelaria e o secundário não apresentaria tensão alguma. Caso houvesse algum desequilíbrio, como a falta de uma ou duas fases, o campo magnético deixaria de se cancelar e o secundário apresentaria uma tensão. Nesse caso não haveria a necessidade do neutro. O terra poderia ser um dos terminais do secundário.
Como eu mencionei, o parágrafo anterior é apenas um chute, mas daqueles que tem tudo a ver. Também não analisei como seria a intensidade da corrente nesses primários.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 10 Jun 2010 21:49

Moris. Eu ja projetei o dito relay.. hehe Por isso disse..

do jeito que tu colocou funca que é uma teteia, mais aí é um relay mais carinho. É um que tu pode setar nivel de tensão inferior para desarmar.

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 10 Jun 2010 22:08

...É isso Fabim...
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mas não tem neutro!!!

Mensagempor Escatopholes » 11 Jun 2010 16:02

Agradeço as respostas, mas como eu não tenho neutro, que referência vou utilizar para os circuitos eletrônicos que vocês citaram?
Escatopholes
Bit

Mensagempor brasilma » 11 Jun 2010 16:22

Deixa eu meter o meu bedelho...

Bom, seu circuíto vai precisar de alimentação, né, então faz uma fonte trifásica, com ou sem trafo, porem com retificação e filtragem a partir das três fases, ou seja, se for uma pte completa 6 diodos, ok?

Desta fonte você retira tensão e regula para seu circuíto, e usa um comparador na tensão sem regulação, se faltar alguma fase a tensão média vai cair.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Voltar para Circuitos Diversos