por xultz » 18 Jun 2010 09:07
Muga, a calibração é feita por software. Ela é feita em duas etapas:
1. com a balança sem carga nenhuma, o software lê a célula de carga. Suponha que tua célula está ligada num AD que vai de 0 a 10.000, ou seja, com 0V na entrada do AD, ele manda pro teu microcontrolador 0, e com a tensão máxima de entrada, ele manda pro teu microcontrolador 10.000 (esses valores são só a título de exemplo, um AD típico de instrumentação tem 16 bits, logo ele manda de 0 a 0xFFFF pro teu microcontrolador). Imagine que, por exemplo, tua balança sem carga responde 129. Esse valor vai ser diferente para cada balança que você fizer, mesmo que use componentes mecânicos e eletrônicos idênticos. Esse valor inclusive varia com a temperatura, umidade, fase da lua, TPM da esposa, mas isso é outra conversa.
2. Coloque na tua balança um peso perto do máximo que ela vai pesar. Por exemplo, se você vai pesar até 20.000g nela, coloca um peso de 20kg, padrão, aferido pelo Inmetro, e preciso. E pega o valor do AD. Suponha que ele mando 9457. Esse é teu fundo de escala.
A partir daí, qualquer peso que colocar em cima da balança, basta pegar o valor do AD e usar uma regra de três:(20000/(9457-129))*(leitura-129) e você tem o resultado em gramas da tua balança.
Isso é a teoria. E funciona. O problema é que na prática existem muitos outros fatores atrapalhantes que você vai encontrar, mas tudo começa por aí. Como já fiz muita balança na vida, conheço a maioria deles, e por isso não trabalho mais com isso, mas não quero fazer você desistir do projeto.
Qualquer outra dúvida, é só perguntar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.