SMS via PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

SMS via PIC

Mensagempor lucasromeiro » 18 Jun 2010 21:12

aew galera, blz?
Estou com o projeto de enviar sms via pic utilizando um celular nokia 3310 para isso...

porem estou com dificuldades. tenho que controlar via serial usando um pic 18f4550 com o compilador CCS...
ja achei algum material, porem mesmo assim nao estou conseguindo.
ja fiz um circuito com max 232 e liguei no celular, porem a parte da programação nao estou conseguindo....

estou consultando esse site, amis esta complicado para entender:
http://www.embedtronics.com/nokia/fbus.html

Alguem pode dar um help?

valeu
lucasromeiro
Byte

Mensagempor EvandrPic » 18 Jun 2010 22:22

acho que o ideal é que você faça primeiro o envio do sms a partir do Hyperterminal (ou outro similar). Dessa forma você entenderá a dinâmica dos comandos ATs necessários para mandar o SMS.
è conveniente usar um celular que possa efetuar o envio de SMS no modo texto, e não no modo PDU.
No modo PDU você tem que codificar a mensagem para enviar. No modo texto não.
No modo PDU é tranquilo se você semrpe for enviar mensagens pre-determinadas. Aí você usa um desses programas que faz a codificação e pega o resultado e grava no microcontrolador..
Agora se tiver que fazer a codificação através do firmware acho mais complicado... Não perderia esse tempo. Pegaria um celular que usa modo texto.
Já fiz isso em modo texto e é bem simples...
Depois que conseguir mandar pelo Hyperterminal aí você passa pro microcontrolador. Dessa forma você já sabe como proceder com os comandos ATs.

Enviando uma SMS
Para enviar uma SMS temos que seguir os seguintes passos:
a- Configurar para envio no modo texto com o comando AT+CMGF = 1
b- Fornecer o número do telefone do modem ou celular que desejamos enviar a SMS com o comando AT+CMGS=55551234 ( onde 55551234 é o numero do telefone )
c- Aguardar a resposta do “prompt” sinalizado pelo caracter “>”.
d- Após receber o “>” escrever a mensagem desejada ( até 160 caracteres ).
e- Finalizar a mensagem com CRTL Z (pressionando a tecla “CRTL” mais a tecla “z” ) ou enviando o caracter 26 em decimal ou 1A em exadecimal.

http://markmail.org/download.xqy?id=cel ... z&number=1
EvandrPic
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 18 Jun 2010 22:46

Valeu velho pelas dicas...
na verdade eu irei sim mandar mensagens predeterminadas sim...
queria ter um que suportasse comandos AT, seria ótimo!!
estou procurando um celular assim...
^^
valeu pelas dicas...
mais enquanto eu nao consigo um outro celular, tem como me dar uma força com esse aqui?
queria so enviar uma mensagem predeterminada tipo bem-vindo..

da essa força?
valeuu
lucasromeiro
Byte

Mensagempor EvandrPic » 19 Jun 2010 14:50

Veja bem, ele suporta comandos ATs.. todos suportam... o problema é o formato PDU... você vai ter que codificar o seu texto pra PDU.
Eu acho que isso não deveria ser sua preocupação agora.
Na sua fase de aprendizado é melhor você primeiro conseguir mandar atraves do hyperterminal em modo texto. Dessa forma você testa se a comunicação RS232 está funcionando entre celular e PC.

Se você quer fazer isso no MODO PDU, além de ter certeza que está tudo ok com a comunicação entre celular e PC, você vai ter que estudar o algorítimo de conversão de texto para modo PDU.
Acho melhor você ir do mais simples, ou seja, modo texto.

http://www.serasidis.gr/circuits/smscon ... roller.htm

Imagem
EvandrPic
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 19 Jun 2010 19:33

aew velho... valeu mesmo pelas dicas, estão sendo muito uteis para eu poder sacar...

tenho umas duvidas:

do pic para o celular, eu preciso de max232? ou so do celular para o pc?
como vc envia esses comandos? pela serial correto? mais nao estou conseguindo.. quais seriam as formas de envio e recebimento de dados pela serial? por exemplo p eu enviar um dado em hexa, por ex: 3e1a3..
Mais alguma dica para me ajudar com esse cell?
Eu consegui outro, acho que um a52, mais nao estou com ele em maos ainda... queria fazer o possivel pra usar esse que eu tenho, as mensagens sao predefinidas, o maior problema mesmo é a programação... pode dar essa força? pq nao to sacando...

valeuu
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 19 Jun 2010 20:06

aproveito pra divulgar um grupo de eletronica do msn:
group850526@groupsim.com

quem quiser é so add..
a galera lá eh gente boa
lucasromeiro
Byte

Mensagempor EvandrPic » 19 Jun 2010 20:08

Você tem que ir do mais simples para o mais complexo (não que seja complexo... :roll: ). Você está perguntando coisas lá na frente.
Primeiro você deve conseguir fazer a comunicação do celular com o hyperterminal (pra você entender como funciona). Depois você se preocupa com o PIC.

Depois que conseguir passar da primeira etapa aí você usa o max 232 no pic para comunicação com o celular usando o mesmo cabo que vc usa pra conectar o celular ao PC pela serial...

Você tem o cabo serial RS232 para fazer isso? eu Disse RS232 e não USB.

Veja um video do cara usando o hyperterminal com comandos AT.
http://www.youtube.com/watch?v=tduDpPVNoXs
EvandrPic
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 19 Jun 2010 20:35

pois eh..mais como eu ligo na serial? so tenho usb.. notbook... shauhsua
froid...
mais tenho um sistem legal aqui, placa com bootloader, atualizo o soft rapidão... com lcd p mostrar o dado que chegou... so que to apanhando c o soft...

rapazz.. curti muitooo o video!!!
nao sabia que era tão simples camandar via AT direto...
mto massa!!
curti mesmo....
to ficando empolgado.. hehe
lucasromeiro
Byte

Mensagempor EvandrPic » 19 Jun 2010 20:48

é muito simples....
masssss, tem que usar a serial RS232... nunca vi isso por USB...
senão como voce vai usar o PIC? pela USB? só se o PIC fosse host.. mas é bom ficar com o trivial....
então é melhor encontrar um cabo serial rs232 e uma porta serial...
EvandrPic
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 19 Jun 2010 20:55

complicado mesmo... por isso que eu tava usando pic , pq nao tenho serial no pc...
o cabo tb nao tenho... o que seria nescessãrio? so botei um max232.. vai?
lucasromeiro
Byte

Mensagempor EvandrPic » 19 Jun 2010 22:24

max 232 é pra converter TTL em RS232 e vive-versa...
Voce tem que respeitar os protocolos, os padrões... não é só ir ligando..
EvandrPic
Dword

Mensagempor morais » 19 Jun 2010 23:49

aproveitando o assunto, como fica a relaçao cliente/operadora em um projeto como esse? pois existe modulos gsm,gprs destinados a projetos desse tipo. Mas e aí, tem q colocar creditos de vez em quando pra poder utilizar o projeto? como um alarme residencial por exemplo!
vlw!
e lucas... tem uns chips q fazem a conversao usb para uart, como o FT232 por exemplo.

vê se isso ajuda:
http://www.google.com.br/url?sa=t&sourc ... yfYH7UlIUg

e este:
http://www2.dis.ulpgc.es/~itis-dsm/_pri ... %20SMS.pdf
morais
Bit

Mensagempor Sergio38br » 20 Jun 2010 13:29

Lucas, só para antes de vc começar algo sobre o 3310 . é melhor saber que ele não tem uma porta serial convencional, .. de uma olhada neste link

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor lucasromeiro » 21 Jun 2010 21:21

aew sergio, se referia ao que quando falou porta serial convencional? sei que tenho que soldar os pinos.. nao te entendi.. me explica

Aew moraes, valeu pelos documentos, foram muito uteis...
o jeito é arrumar um conversor desses..

mais eu estava pensando, o max 232 eu preciso so para o circuito que liga do pc pro cell, ou eu preciso do max 232 para comunicar do pic para o cell?

pois estou começando a acreditar que no caso do pic a ligação é direta, ou seja so uso o max 232 quando eu vou comunicar c o pc, no caso do pic ligo as portas diretamente...

Mais tenho duvidas ainda....

Como eu ja disponho de um pic numa placa de testes com um lcd para mostrar a resposta, ja posso testar, pq a serial tenho que procurar ainda... eh froid...

ahh quanto ao celular, eu teria que por creditos as vezes sim!! funcionaria como um celular normal, um prepago, a relação com a operadora seria como se fosse de um celular prepago normal. =D
como eu nao tenho grana para um modem, essa é a alternativa....

no que puderem contribiir fiquem avontade!!
lucasromeiro
Byte

Mensagempor EvandrPic » 21 Jun 2010 21:56

lucasromeiro escreveu:aew galera, blz?
Estou com o projeto de enviar sms via pic utilizando um celular nokia 3310 para isso...

porem estou com dificuldades. tenho que controlar via serial usando um pic 18f4550 com o compilador CCS...
ja achei algum material, porem mesmo assim nao estou conseguindo.
ja fiz um circuito com max 232 e liguei no celular, porem a parte da programação nao estou conseguindo....

estou consultando esse site, amis esta complicado para entender:

Alguem pode dar um help?

valeu

Sergio38br escreveu:Lucas, só para antes de vc começar algo sobre o 3310 . é melhor saber que ele não tem uma porta serial convencional, .. de uma olhada neste link

[ ]'s
Sergio

Sergio, este foi o link que o lucasromeiro postou no início do tópico. Pressupõe-se que ele já leu... :lol:
EvandrPic
Dword

Próximo

Voltar para PIC