Bicicleta Elétrica

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Bicicleta Elétrica

Mensagempor Fabio777 » 24 Jun 2010 07:44

Olá amigos

Eu estava pensando em aproveitar as ferias para construir uma bicicleta elétrica que chegue a velocidade de uns 60Km/h

Andei pesquisando alguns motores e encontrei este aqui:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5139&Product_Name=Turnigy_80-100-A_180Kv_Brushless_Outrunner_(eq:_70-55)

Como eu não entendo muito de motor Brushless, eu não sei se este motor teria torque ou potencia suficiente para realizar o trabalho.

Será que daria certo colocá-lo em uma bicicleta ?
Fabio777
Nibble

Mensagempor brasilma » 24 Jun 2010 08:33

Fabio,

Na página é informado que o motor tem potência suficiente 7000W são algo em torno de 9 CV, isso com certeza é bastante coisa.

Abx
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Francesco » 24 Jun 2010 09:36

Fábio, o problema nem é tanto o motor... mais complicado são as baterias. Já fez o cálculo da potência que vai precisar? Imagina o que seriam duas baterias automotivas amarradas de cada lado da bicicleta.
Francesco
Word

Mensagempor brasilma » 24 Jun 2010 09:46

É possivel que até não Francesco, perceba que este motor é de aeromodelo elétrico, e consequentemente usa aquelas baterias de polímero mais eficientes e leves, caso contrário o avião não sai do chão.

O colega poderia utilisar a mesma solução.
brasilma
Dword

Mensagempor Francesco » 24 Jun 2010 09:58

Brasilma, concordo contigo.
Mas nesse caso, acredito que vale fazer a pergunta... "Quer pagar quanto?"

Para funcionar a contento, tem mesmo que correr das baterias de chumbo-ácido. Mas isso vai ter um custo alto.
Algumas empresas tem no datasheet da bateria uma tabela "potência vs. peso".

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor brasilma » 24 Jun 2010 11:02

Interessante esta questão Francesco, veja bem que não havia entrado na questão do custo/benefício, estava fazendo as ponderações sobre as questões técnicas.

Com certeza uma bateria de polímero custa mais que uma chumbo-ácido, porem pesa muito menos, sendo assim é menos peso para a bicicleta "carregar", e isto é um ganho que compensa em parte o custo.
brasilma
Dword

Mensagempor Francesco » 24 Jun 2010 11:40

Brasilma, concordo plenamente.
Para ser mais exato, acredito que o projeto só vai funcionar se usar baterias desse tipo.
Até se tiver uma referência de fornecedor desse tipo de bateria, seria ótimo não apenas para esse projeto.

Agora, gostaria de saber mais do lado do Fábio. O que ele pensa em fazer? É o que está esperando? Quanto pensa em gastar?
Francesco
Word

Mensagempor brasilma » 24 Jun 2010 11:50

Todo esse material (motor, controlador para ele, bateria) é para aeromodelismo.

O ideal é adquirir de uma loja virtual - seja ela especializada (onde se pode escolher e obter informações mais precisas) ou mesmo pelo ebay (onde se obtem o melhor custo).

Se quiser pode até ser em uma loja virtual aqui no Brasil, pesquisar por "aeroeletrico".

Abx.
brasilma
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 24 Jun 2010 13:13

Os senhores devem saber que as baterias de LiPO (lítio polímero), não apenas são mais leves, mais compactas, mas também possuem uma altíssima capacidade de descarga, fornecem alta corrente em pouquísimo tempo.
Mas de qualquer forma, é o sistema não será barato pois o range de alimentação do motor é de 20 a 48 volts ... haja bateria!

De qualquer forma, para o projeto do colega, se a intenção é aprender ou criar algo, é válido ... mas se não for para esta finalidade talvez comprar o motorzinho com sistema de recarregamento da bateria integrado.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor EvandrPic » 24 Jun 2010 13:32

brasilma escreveu:É possivel que até não Francesco, perceba que este motor é de aeromodelo elétrico, e consequentemente usa aquelas baterias de polímero mais eficientes e leves, caso contrário o avião não sai do chão.

O colega poderia utilisar a mesma solução.

O Problema é a autonomia....
esses aeromodelos dificilmente ultrapassam os 12 minutos de vôo...
A corrente exigida para esse motor chega a mais de 150 Amperes....
Bateria de LiPo ou não, é dificil ter uma autonomia boa. Claro que isso seria com o toação a pleno.

Tem também uma tecnologia que esta começando a aparecer aqui no Brasil para aeromodelismo que é a bateria LiFe (Lítio-Ferro). São melhores que as LiPo.

Essas bateira são caras. Tanto LiPo quanto LiFe.

Nessa loja no paraguai vende para aeromodelismo...
http://www.gabahobby.com/listacategoria ... idgrupo=19

No Brasil sai pelo dobro do preço aproximadamente...
EvandrPic
Dword

Mensagempor Fabio777 » 24 Jun 2010 23:09

Pessoal muito obrigado pelas respostas :D

realmente estou vendo que o problema são as baterias

Um amigo meu que esta junto comigo no projeto passou em uma loja de aeromodelo e confirmou a informação do Evandro e do Blackmore a baixa autonomia e o alto custo das baterias

Acredito que as baterias ideais seriam estas de Lithium:
http://www.thunder-sky.com/products_en. ... 66&fid2=82

mas pelo preço terei que me adaptar as de chumbo mesmo
http://www.pingbattery.com/servlet/the- ... PO4/Detail

Eu me lembrei da época em que realizava manutenção em nobreaks, de uma bateria de chumbo acido da marca CSB, esta possui uma autonomia realmente muito boa em relação as demais baterias de chumbo

Tambem acredito nao precisaremos de tanta potencia assim, talvez uns 2000W sejam suficiente

O problema é que 2000W seriam 3 baterias automotivas que equivalem a 45Kg (o que é meio estranho para uma bicicleta)

Precisamos de baterias de lithium mais baratas ou teremos que reforçar a estrutura da bicicleta.
Fabio777
Nibble

Mensagempor jorgeluiz » 25 Jun 2010 01:25

Rapaz, ha uns dez anos atras eu fiz a Primeira Bicicleta de Seis Marchas Automatica do Mundo! Usei uns doze ou treze integrados, mais um punhado de transistores, uns reles, um motor de parabrisa de fiat, uma mini bateria e um dinamo. Depois refiz o circuito, para usar um unico pic ,reles e a parte mecanica. Ficou joia. A Shimano so' lançou a bicicleta automatica a uns dois ou tres anos atras, de 3 marchas. Aqui no Brasil ninguem se enteressou pelo projeto. Nem poderiam. Sao so' metalurgicas, nao incluem tralhas eletronicas nos projetos, foi o que me disseram. Snif!
jorgeluiz
Byte

Mensagempor Abuda » 26 Jun 2010 11:59

Já existem muitos kits para transformar qualquer bicicleta em uma bicicleta elétrica.

Aconselho buscar no ebay as opções.
A maioria utiliza motores dentro do cubo o que torna o sistema sem reduções, engranagens e etc, acredito que seja o mais eficiente.

Eu sei que você quer desenvolver e já digo de antemão que 7000W é um exagero estupendo, você vai passar de 160km/h desse jeito hahahaha. Você verá que as de maior potência tem em torno de 1200W.

Veja também as baterias UltraFire e Trustfire no www.dealextreme.com, são baterias de li-ion com excelente custo beneficio, leia os reviews e escolha as melhores.
Abuda
Byte

Mensagempor andre_luis » 26 Jun 2010 16:02

Pessoal,

Um colega de trabalho meu, resolveu comprar uma bicicleta dessa loja, aqui no RJ : http://www.golev.com.br/

Eu pude apurar os seguintes fatos :
No rack há 3 baterias de células de chumbo convencionais, e a autonomia é bastante razoável, chegando na casa dele (~17Km) ainda com uma boa reserva. Custa na faixa de 2.500,00 reais na loja. O peso do rack, se não me falha a memória é de 11Kg.

Eu fiz um test drive, e fiquei espantado com a potencia que acreditava ser mais fraca.

No mesmo bairro, encontramos uma bicicleta bem menos enfeitada, por quese metade do preço, mas era á motor de explosão, o que impossibilitaria de usa-la em ciclovias.

Acredito que isso possa servir de referencia para calcular a viabilidade de se construir uma bicicleta em casa.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MTC » 28 Jun 2010 21:30

Dei uma googlada e olha ai:

http://www.brazilelectric.com.br

tem umas info interessante pra quem quer tentar montar o proprio prototipo.

Todo kit ta com cara de xing ling - olhe as fotos das bikes montadas!!!

Se tivessemos o kit na deal, deveria sair muito em conta!!!

[ ]'s

MTC
MTC
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos