SMS via PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor EvandrPic » 21 Jun 2010 22:43

lucasromeiro escreveu:aew sergio, se referia ao que quando falou porta serial convencional? sei que tenho que soldar os pinos.. nao te entendi.. me explica

Aew moraes, valeu pelos documentos, foram muito uteis...
o jeito é arrumar um conversor desses..

mais eu estava pensando, o max 232 eu preciso so para o circuito que liga do pc pro cell, ou eu preciso do max 232 para comunicar do pic para o cell?

pois estou começando a acreditar que no caso do pic a ligação é direta, ou seja so uso o max 232 quando eu vou comunicar c o pc, no caso do pic ligo as portas diretamente...

Mais tenho duvidas ainda....

Como eu ja disponho de um pic numa placa de testes com um lcd para mostrar a resposta, ja posso testar, pq a serial tenho que procurar ainda... eh froid...

ahh quanto ao celular, eu teria que por creditos as vezes sim!! funcionaria como um celular normal, um prepago, a relação com a operadora seria como se fosse de um celular prepago normal. =D
como eu nao tenho grana para um modem, essa é a alternativa....

no que puderem contribiir fiquem avontade!!

O Sergio quis dizer que o Nokia 3310 usa o protocolo MBus, que deve ser diferente do protocolo que você está querendo usar.
MBbus is a serial bus used by Nokia mobile phones that uses 2 wires (TX/RX + GND).

Lendo o restante da sua mensagem, o que posso dizer é que as coisas não funcionam de qualquer jeito...
Não me leve a mal mas você está com muito achismo e parece ter pouco conhecimento pra fazer isso com PIC (pelo menos não diretamente no PIC). Você não sabe a diferença entre protocolos. Acha que pode sair ligando direto ignorando os protocolos...
Assim você só vai se frustrar pois não vai funcionar.
Acho também que você não está sabendo usar o google pois sobre o assunto tem muitos projetos com microcontroladores. E ainda não está seguindo os passos simples que passei.
O que você quer é simples, desde que você siga os passos certos.

Leia o que escrevi num dos posts anteriores:
EvandrPic escreveu:Você tem que ir do mais simples para o mais complexo (não que seja complexo... :roll: ). Você está perguntando coisas lá na frente.
Primeiro você deve conseguir fazer a comunicação do celular com o hyperterminal (pra você entender como funciona). Depois você se preocupa com o PIC.

Depois que conseguir passar da primeira etapa aí você usa o max 232 no pic para comunicação com o celular usando o mesmo cabo que vc usa pra conectar o celular ao PC pela serial...

Você tem o cabo serial RS232 para fazer isso? eu Disse RS232 e não USB.

Veja um video do cara usando o hyperterminal com comandos AT.
http://www.youtube.com/watch?v=tduDpPVNoXs

Porque voce deve fazer primeiro a comunicação com o Hyperterminal?
Por que aí certamente você estará usando um cabo que tem um conversor interno do protocolo do celular para RS232. Daí você usa esse mesmo cabo com a serial do PIC só que usando um max 232 pois a USART do PIC é TTL. Isso é básico.
ESSE CABO É SERIAL RS232. Não use cabo USB pois não vai adiantar com o PIC. O PIC precisaria ter um porta USB host e seria mais complicado que a USART.

Pra que serve o MAX 232?
Converter RS232 para TTL e vice-versa. você usa entre o PIC e o PC porque a USART do PIC é TTL e a do PC é RS232. Se você conseguir conectar o celular e o Hyperterminal com este cabo, você usará o mesmo entre o celular e o PIC com o MAX 232 interfaceando os dois.

Espero que use o que o google dispõe para dar uma clareada pois você está com muitas dúvidas básicas.

Qual sua experiência com programação de PIC? QUe linguagem você usa?
Se você quer fazer um projeto desses com PIC, no minimo você já fez algum projeto fazendo a comunicação do PIC com o PC através da USART. Se não fez, é aconselhável fazer.

Faça algo do tipo:
Ao apertar um botão, apareça uma mensagem no Hyperteminal (Botão apertado).
Você pode também mandar um comando através do hyperterminal para acender e/ou apagar um LED.
Assim você vai amadurecendo o projeto.

Se não fez nada disso, comece fazendo um LED piscar. É o exercício mais básico. É como o famoso Hello World pra programaçao no PC.
EvandrPic
Dword

Mensagempor Sergio38br » 22 Jun 2010 08:32

Então deve saber que o 3310, não entende o padrão de comunicação do GSM... o Fbus é terrivel e nem todos os comandos são publicados..

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor lucasromeiro » 22 Jun 2010 11:31

EvandrPic, eu ja fiz 2 projetos usando pic, um sumô e uma esteira elevadora...
mais nunca mechi com rs232, sacou?
uso a linguagem c, CCS. e estou usando o pic 18f4550 (com host usb) porem ta froid p achar o driver p ele pro windows 7 64bitss...
Eu tinha umas duvidas que ja solucionei, consegui achar no livro do fabio pereira, sobre a comunicação serial....
Enfim, pensei que pudesse usar as ligações diretas do pic para o celular, pois ja vi algo parecido... pensei que o rs232 seria somente para interfacear algo com o PC... sacou... no meu caso eu nao tenho cabo desse celular (esses antigos são complicados), tenho que usar o max 232 e fazer um conversor. ja comprei o max os 3 capacitores e fiz as ligações... (creiro que estejam corretas).
no meu caso como ja falei nao disponho de porta serial, e ate que eu ache essa possibilidade (pc) tenho que ir tentando algo, melhor que ficar parado. por isso que insisto em usar pic....

Concordo que o FBUS é uma m**** pra mecher. por esse motivo consegui um celular que aceita comandos at, um siemens A52, devo conseguir ele la pra sexta(chega)... creio que irá facilitar.. hehe
Valeuu
lucasromeiro
Byte

Mensagempor EvandrPic » 22 Jun 2010 11:54

Sergio38br escreveu:Então deve saber que o 3310, não entende o padrão de comunicação do GSM... o Fbus é terrivel e nem todos os comandos são publicados..

[ ]'s
Sergio

Sergio, aí vai confundir tudo... :lol:
GSM e FBUS são coisas diferentes... com finalidades diferentes...

Nokia 3310 é GSM, portanto "entende" o padrão GSM.

O GSM (Global System for Moblile) é um padrão de comunicação de telefonia celular assim como CDMA (Code Division Multiple Access), AMPS ( Advanced Mobile Phone System), dentre outros..

FBUS é um protocolo de comunicação serial da Nokia para comunicação do celular com o PC e/ou periféricos.
Acredito que a maioria dos celulares usem USART (RS232, TTL. TTL Low Voltage,...) ou USB.. A Nokia usa o FBUS ou MBUS.

Quanto aos comandos ATs, a European Telecommunications Standards Institute (ETSI), que é a responsável pela criação do padrão GSM, estabeleceu alguns que são obrigatórios, outros que são sugeridos e dá a possibilidade de criar comandos a seu critério.

No site da ETSI ( http://www.etsi.org/WebSite/homepage.aspx ) tem documenatação especificando quais são obrigatórios e quais são sugeridos... (Link no final do post)

A diferença entre um celular Nokia e um outro que use usart é que o comando AT vai ter que ser enviando ao celular obedencendo o respectivo protocolo.
Os fabricantes não são obrigados a especificar os comandos que eles criam pros seus celulares. Alguns publicam, outros não.
Uma coisa é certa, todos os GSMs obedecem aos comandos ATs obrigatórios, estipulados pela ETSI.

From Wikipedia, the free encyclopedia
Jump to: navigation, search
Fbus (for "Fast Bus") is an ANSI/IEEE data bus oriented towards backplanes and cell phones. The standard specifies a way for various pieces of electronic hardware to communicate, typically with one piece acting as master (sending a request), and another acting as a slave (returning an answer). The F-Bus is a bi-directional full-duplex serial type bus running at 115,200 bit/s, 8 data bits, no parity, one stop bit (8N1). Much like a standard RS-232 serial port, F-Bus connections uses one pin for data transmit and one pin for data receive and one for ground.

The Fastbus standard specifies completely the size, power requirements, signalling levels, and communications protocols for boards that live in a Fastbus crate, which is also a part of the specification.

Interfacing with a cell phone
Most Nokia phones have F-Bus and M-Bus connections that can be used to connect a phone to a PC or a microcontroller. The connection can be used for controlling just about all functions of the phone, including sending and receiving SMS messages, making calls, as well as uploading new firmware etc.. [1].

The Fastbus connection on a cell phone can be interfaced with an RS-232 serial port by building a custom cable. The serial cable contains electronics for level conversion and therefore requires power. Power must be supplied to the cable electronics and this is done by setting the DTR (Data Terminal Ready) pin and clearing the RTS (Request to Send) pin. The DTR pin is connected to a +3 to 12 Volt supply and RTS to a -3 to -12 Volt supply. The easy way to achieve this is by using a Max232 or similar transceiver for the RS-232 TX and RX pins and then connecting the DTR pin on the serial cable to the V+ pin on the Max232. The same is done for the RTS, however it is connected to the V- pin on the Max232. The V+ and V- pins are derived from internal charge pumps that double the input voltage. ie. for a 5V Max232, the V+ will +10V and the V- will be -10V.

The next step is to synchronize the UART in the phone with the PC or Microcontroller microcontroller. This is done by sending a string of 0x55 or 'U' 128 times. The bus is now ready to be used for sending frames.
http://en.wikipedia.org/wiki/FBus

Nunca me ative ao protocolo FBUS mas me parece que pode ser usado o max 232 para converter os niveis de tensão para o padrão RS232 e dessa forma fazer a comunicação com o PC conforme o diz o texto acima.

O documento da ETSI que especifica os comandos ATs dos celulares GSM é este. Fica dica:
ETSI GTS GSM 07.07 V5.0.0 (1996-07)
Title: Digital cellular telecommunications system (Phase 2+) (GSM);AT command set for GSM Mobile Equipment (ME) (GSM 07.07)

http://pda.etsi.org/pda/AQuery.asp
Antigamente era mais simples de fazer download. Agora tem que se cadastrar....

Acredito que todo o Set de comandos ATs da NOKIA esteja nesse PDF:
AT Command Set For Nokia GSM Products
http://www.bengkelprogram.com/download-ATNOKIA.pdf
Outros:
http://alumni.ipt.pt/~pmad/s35i_c35i_m3 ... et_v01.pdf
http://www.zeeman.de/wp-content/uploads ... nd-set.pdf
EvandrPic
Dword

Mensagempor Sergio38br » 22 Jun 2010 13:26

Mas estou apenas falando que a nokia não colocou estes comandos neste modelo especifico.. o próprio forum da nokia tem este tópico...

http://discussion.forum.nokia.com/forum ... T-Commands

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor EvandrPic » 22 Jun 2010 14:11

Sergio38br escreveu:Mas estou apenas falando que a nokia não colocou estes comandos neste modelo especifico.. o próprio forum da nokia tem este tópico...

[ ]'s
Sergio

não é a NOKIA que diz isso né? Li em algum desses foruns dizendo que ele não tem modem interno e por isso não responde a comandos AT... sinceramente não sei. não conheço este celular.. Penso que todos os celulares GSMs respondem a comandos ATs, por padrão... Levando em conta que alguns comandos são obrigatórios, outros sugeridos... etc..
As informações contidas no fórum citado são de responsabilidade dos foristas...
Só pra constar, o celular em questão aqui é o 3310 e o do post que você citou é o 3100.

Acho que o que está confundido nesse caso é que talvez ele só responda ao formato PDU e não texto. Não sei... o criadorr do tópico poderia pesquisar já que é o maior interessando.. :lol:

Veja este tópico do mesmo fórum.. onde o forista reclama que nao consegue mandar SMS por AT usando o NOKIA 3100 mas obtem respostas de outros comandos AT. Provavelmente está cometendo algum erro com o comando do SMS. Este é um dos comandos obrigatórios e idêntico em todos os celulares GSMsde acordo com o padrão estabelecido pela ETSI. Ver o documento ETSI GTS GSM 07.07 V5.0.0 (1996-07) que indiquei no post anterior.

I am using Nokia 3100. and trying to send SMS from the PC using Pc data cable. When i send SMS thru the Nokia PC suite's Phone Editor, the SMS is sent properly. But when i try to send SMS thru Hyperterminal, the mobile replies ERROR. I have configured hyperterminal to use the COM3. And the following commands gets replied properly.
>AT
OK
>ATI
Nokia
OK
>AT&F
OK.

I have tried many other AT commands and reply is always ERROR. What could be the problem !!
EvandrPic
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 22 Jun 2010 21:04

ótimos esclarecimentos e booooa discussão....
Mta coisa interessante...
acredito agora que os celulares nokia são os menos indicados... shuahsuahs
essa comunicação eh F***...
usar comandos AT é MUITOOOOO mais simples....
Acrdito eu que os siemens devem ser os mais simples e faceia de mecher... em breve terei um pra fuçar.. hehe...
tb ja pensei na possibilidade de usar um que seja comunicação usb, ja que meu pic tem entrada usb e o meu pc tb.... deve ser o mesmo principio da rs232 (serial)...
tenho ate 2 celulares usb à disposição aqui... hehe... e o melhor de tudo, se conseguir via usb, eu poderia usar "qualquer" celular que tenha usb (claro que a depender de cada um tem suas restrições).
Eu poderia usar os celulares modernos e tal, e como os comandos AT são "padrão" seria "simples" mudar de celular... tornaria o projeto mais favoravel a venda, algo do tipo... o que acham?
ahh.. aquele video que postou acima do youtube, era um celular usb!! =D
hehe ate tenho ele aqui... hehe.....

oq acham da ideia?
lucasromeiro
Byte

Mensagempor EvandrPic » 22 Jun 2010 22:14

lucasromeiro escreveu:ótimos esclarecimentos e booooa discussão....
Mta coisa interessante...
acredito agora que os celulares nokia são os menos indicados... shuahsuahs
essa comunicação eh F***...
usar comandos AT é MUITOOOOO mais simples....
Acrdito eu que os siemens devem ser os mais simples e faceia de mecher... em breve terei um pra fuçar.. hehe...
tb ja pensei na possibilidade de usar um que seja comunicação usb, ja que meu pic tem entrada usb e o meu pc tb.... deve ser o mesmo principio da rs232 (serial)...
tenho ate 2 celulares usb à disposição aqui... hehe... e o melhor de tudo, se conseguir via usb, eu poderia usar "qualquer" celular que tenha usb (claro que a depender de cada um tem suas restrições).
Eu poderia usar os celulares modernos e tal, e como os comandos AT são "padrão" seria "simples" mudar de celular... tornaria o projeto mais favoravel a venda, algo do tipo... o que acham?
ahh.. aquele video que postou acima do youtube, era um celular usb!! =D
hehe ate tenho ele aqui... hehe.....

oq acham da ideia?

Lucas, que celulares você tem?
Provavelmente você tenha celulares com cabo adaptador USB. Isso é diferente de Celular com USB incorporado.
Sobre o PIC ser USB.. Humm... Qual PIC você está usando?
Pra você fazer comunicação entre o PIC e o celular pela USB, o PIC teria que ser Host... Isso já foi dito neste tópico antes. Você precisa atentar para os detalhes...
Nunca mexi com USB mas saiba que existe USBs com caracterisitcas diferentes ( Device, Host e OTG ).
Os PIC mais comuns com USB tem a USB Device. ou seja, só serve pra se comunciar com USB Host. O Computador tem USB Host.
Então não dá pra fazer essa comunicação entre um PIC com USB device e um celular.

Sendo repetitivo. Acho melhor você especificar mais alguns detalhes tais como:
- O que você quer fazer exatamente?
- Qual a sua experiência em programação e eletrônica?
- O que você tem a sua disposição para atingir o objetivo?

Depois disso, seguir as orientações que foram e serão passadas, senão você não vai conseguir sair do lugar.

E use o google... tudo que foi dito aqui é facilmente encontrado no google... dessa forma você abrevia o tempo pra você conseguir o seu intento.
EvandrPic
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 22 Jun 2010 23:55

Opa.. os cells que tenho tem usb incorporado sim, pq uso cabos normais como aquele mini usb e tal, cabos retos sem nenhum circuito... nada incorporado...
é usb incorporado mesmo no cell...
tenho c650, tenho w200 da sonyericsson...

estou usando o pic 18f4550... sim tb ja disse anteriormente que ele tem host.. relaxe... sei desses detalhes .
Sei como eh.. mais pelo que eu vi, funciona muito bem (teoricamente) ja vi meu prof usando e ja tenho implementado aqui, o que ta sendo F*** eh achar o driver p win 7...

oq eu quero fazer nao faz diferença, concorda? so quero aprender a mandar um sms pelo pic. e receber o sms e efetuar algum comando..
Tenho algum tempo de experiencia em programação uns 3 anos...
ja em eletronica tem 1 ano e meio...
o q eu tenho a disposição é o que eu ja falei, essas informações ja postei todas elas...
Mais disponho de pic 18f4550, varios componentes eletronicos para regulagem, amplificação, driver, lcd, etc etc etc.... ja tenho o pic com usb montado na protoboard com max 232....

estou ligado nas orientações... estou fazendo o possivel, dentro dos limites... em breve poderei fazer mais, pois vou ter mais celulares como ja falei anteriormente, ainda essa semana...

minha insistencia aqui é tanto para discutir o assunto com quem ja fez isso, quanto para ajudar quem nunca fez, pois ja pesquisei e sei que tem muito material duvidoso e contraditorio por aí...

Valeu pela sua força e colaboração, Tudo que foi dito aqui esta sendo muito util e sera para outras pessoas!!
essa é a intensão..
^^
Valeu
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 27 Jun 2010 17:49

Aew galera, consegui mais 3 celulares: c75,a50, cf75, sendo que os 2 primeiros estão c defeito, tenho q ver oq eh.. todos siemens..
lucasromeiro
Byte

Anterior

Voltar para PIC