lucasromeiro escreveu:aew sergio, se referia ao que quando falou porta serial convencional? sei que tenho que soldar os pinos.. nao te entendi.. me explica
Aew moraes, valeu pelos documentos, foram muito uteis...
o jeito é arrumar um conversor desses..
mais eu estava pensando, o max 232 eu preciso so para o circuito que liga do pc pro cell, ou eu preciso do max 232 para comunicar do pic para o cell?
pois estou começando a acreditar que no caso do pic a ligação é direta, ou seja so uso o max 232 quando eu vou comunicar c o pc, no caso do pic ligo as portas diretamente...
Mais tenho duvidas ainda....
Como eu ja disponho de um pic numa placa de testes com um lcd para mostrar a resposta, ja posso testar, pq a serial tenho que procurar ainda... eh froid...
ahh quanto ao celular, eu teria que por creditos as vezes sim!! funcionaria como um celular normal, um prepago, a relação com a operadora seria como se fosse de um celular prepago normal. =D
como eu nao tenho grana para um modem, essa é a alternativa....
no que puderem contribiir fiquem avontade!!
O Sergio quis dizer que o Nokia 3310 usa o protocolo MBus, que deve ser diferente do protocolo que você está querendo usar.
MBbus is a serial bus used by Nokia mobile phones that uses 2 wires (TX/RX + GND).
Lendo o restante da sua mensagem, o que posso dizer é que as coisas não funcionam de qualquer jeito...
Não me leve a mal mas você está com muito achismo e parece ter pouco conhecimento pra fazer isso com PIC (pelo menos não diretamente no PIC). Você não sabe a diferença entre protocolos. Acha que pode sair ligando direto ignorando os protocolos...
Assim você só vai se frustrar pois não vai funcionar.
Acho também que você não está sabendo usar o google pois sobre o assunto tem muitos projetos com microcontroladores. E ainda não está seguindo os passos simples que passei.
O que você quer é simples, desde que você siga os passos certos.
Leia o que escrevi num dos posts anteriores:
EvandrPic escreveu:Você tem que ir do mais simples para o mais complexo (não que seja complexo...). Você está perguntando coisas lá na frente.
Primeiro você deve conseguir fazer a comunicação do celular com o hyperterminal (pra você entender como funciona). Depois você se preocupa com o PIC.
Depois que conseguir passar da primeira etapa aí você usa o max 232 no pic para comunicação com o celular usando o mesmo cabo que vc usa pra conectar o celular ao PC pela serial...
Você tem o cabo serial RS232 para fazer isso? eu Disse RS232 e não USB.
Veja um video do cara usando o hyperterminal com comandos AT.
http://www.youtube.com/watch?v=tduDpPVNoXs
Porque voce deve fazer primeiro a comunicação com o Hyperterminal?
Por que aí certamente você estará usando um cabo que tem um conversor interno do protocolo do celular para RS232. Daí você usa esse mesmo cabo com a serial do PIC só que usando um max 232 pois a USART do PIC é TTL. Isso é básico.
ESSE CABO É SERIAL RS232. Não use cabo USB pois não vai adiantar com o PIC. O PIC precisaria ter um porta USB host e seria mais complicado que a USART.
Pra que serve o MAX 232?
Converter RS232 para TTL e vice-versa. você usa entre o PIC e o PC porque a USART do PIC é TTL e a do PC é RS232. Se você conseguir conectar o celular e o Hyperterminal com este cabo, você usará o mesmo entre o celular e o PIC com o MAX 232 interfaceando os dois.
Espero que use o que o google dispõe para dar uma clareada pois você está com muitas dúvidas básicas.
Qual sua experiência com programação de PIC? QUe linguagem você usa?
Se você quer fazer um projeto desses com PIC, no minimo você já fez algum projeto fazendo a comunicação do PIC com o PC através da USART. Se não fez, é aconselhável fazer.
Faça algo do tipo:
Ao apertar um botão, apareça uma mensagem no Hyperteminal (Botão apertado).
Você pode também mandar um comando através do hyperterminal para acender e/ou apagar um LED.
Assim você vai amadurecendo o projeto.
Se não fez nada disso, comece fazendo um LED piscar. É o exercício mais básico. É como o famoso Hello World pra programaçao no PC.