PIC Travando !

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PIC Travando !

Mensagempor Andre_Cruz » 06 Jun 2010 00:03

Pessoal, estou com um controlador de temperatura, usando o 12F675, cristal de 20 MHz e compilador Hitech Picc.

O controlador de temperatura, lê um LM35 e altera a tensão AC entregue na resistência (um MOC dispara um TRIAC), o hardware e o software funcionam, mas as vezes o PIC trava ! As vezes funciona horas, as vezes segundos.

Descartei a possibilidade do PIC travar por ruído na alimentação, por que o PIC é alimentado por uma bateria de 12V e 7AH, estou usando MCLR interno, estou desconfiando do circuito do oscilador.

O circuito esta montado em uma PCB de circuito impresso, não comercial mas esta com boa qualidade, usando apenas uma layer, com plano terra, o cristal esta com os capacitores para o GND, de 22pF, troquei três cristais e vários capacitores e o problema continua, para testar eu retirei os capacitores deixei sem, e por incrivel que pareça até o momento não travou mais.

Raspei o cristal e soldei seu encapsulamento no GND igual na placa mãe de PC.

Gostaria de saber se alguém ja teve algum caso parecido, ou alguma dica de layout pra dar.
Andei pesquisando e em alguns casos, notei que pode ser usado um resistor em serie com o cristal, alguém sabe me dizer o valor desse resistor ou como calcular, e como ele haje no circuito.

Desde já agradeço a todos que visitarem o tópico.

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor KrafT » 06 Jun 2010 00:10

Bom, faz tempo que não brinco com esse cara, mas ele vai a 20MHz?

Dá para rodar ele com oscilador interno para ver se é o cristal mesmo?

Xtal de 20MHz eu uso no protoboard e não dá problema...
KrafT
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 06 Jun 2010 01:30

KrafT,

O 12F675 configurado como HS trabalha acima de 4MHZ até 20MHz, não esta com overclock.
O programa precisa de uma certa velocidade que com oscilador interno, acredito que não será suficiente.

Já tive problemas com protoboad rsrss

Valew

Abraço

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Rota » 06 Jun 2010 10:06

Já passei pelo mesmo problema, no meu caso éra o terra dos capacitores que vão no cristal, esperimente mudar de lugar, solde o mais proximo do terra do pic.
Rota
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 06 Jun 2010 10:28

Rota,

Vou exprimentar soldar os capacitores mais proximo do terra do PIC.

O engraçado é que, o pino 8 GND fica do lado oposto ao cristal, vendo um documento da atmel dica de layout, o pino do GND fica do lado do cristal.

Tem algum problema ficar sem os capacitores ?

Valew

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor jorgeluiz » 06 Jun 2010 18:28

PAUSE: tem que usar esse clock pra ler temperatura? O velocimetro do meu carro diz que ele pega 240, mas nunca precisei andar mais que 150. E 90% das vezes, menos de 80. PLAY: nessa frequencia, eu geralmente uso uma tensao um pouco maior, 5,4V ate' 5,6 V. Cristais de perfil baixo as vezes dao problema. Os capacitores sao importantes sim. Estanhe bem as trilhas que vao do cristal ao pic. 22pF e' um valor padrao. Mas pode ser menos, como 15pF. Blindagem do cristal aterrada e' uma boa se hover EMI por perto.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 06 Jun 2010 21:14

jorgeluiz,

Preciso desse clock, para o atuador, com essa frequência foi o que eu consegue o melhor tempo de resposta.

Vou aumentar a tensão de alimentação, desculpe a pergunta mas, a tensão de 5V para cristal de 20MHz não é suficiente ?

O cristal é com um encapsulamento pequeno, não sabia o nome correto que é perfil baixo, vou trocar por um normal e vou voltar os capacitores com as trilhas estanhadas.

Valew pelas dicas

Abraço

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Silvio51 » 07 Jun 2010 07:41

Verifique com o osciloscópio se o oscilador continua oscilando durante o "travamento"... já pensou que o problema pode estar no software ? Você está usando interrupções ?
Silvio51
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 07 Jun 2010 08:02

Silvio51,

Ja desconfiei:

Software
Fonte de Alimentação
Oscilador
Master Clear

Software, eu ja vi e revi todo o código muitas vezes, tenho quase certeza que não seja software, eu estou usando interrupções sim.

Fonte de alimentação é uma bateria.

Master Clear esta deshabilitado, estou usando o pino como entrada.

Não sei como fazer o teste do cristal oscilador com o osciloscópio, é só colocar direto o osciloscópio no pino do cristal ou tem alguma técnica ??

Valew
Agradeço a todos que estão visitando e compartilhando sua experiência.

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Diego_Oliveira » 14 Jul 2010 07:51

Já tentou aterrar a carcaça do cristal ?
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor Andre_Cruz » 14 Jul 2010 08:21

Diego,

Já aterrei a carcaça do cristal sim, mas ainda estou testando.

Valeww

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Diego_Oliveira » 14 Jul 2010 08:25

Pode até ser software como foi dito mais acima por um colega mas ja passei por problema parecido onde o software estava funcionando perfeitamente porém agumas vezes ele trancava e um simples aterramento da carcaça do cristal resolveu uma grande dor de cabeça :)
Diego_Oliveira
Nibble

Voltar para PIC