por chipselect » 04 Ago 2010 13:37
[quote="Marcelo Samsoniuk"]bem estranho hein, sera q vc nao esta fazendo algo errado?
soh para comparar, uma plataforma vagabunda de 4 chips com blackfin, flash, sdram e phy, rodando a 525MHz, esta me consumindo aqui menos de 3 segundos para bootar: eh 1 segundo desperdicado no timeout de teclado do uboot, menos de 1 segundo para transferir a imagem de boot da flash para a sdram e menos de 1 segundo para o linux bootar.
e o pior eh que eu suspeito que esse tempo nao depende da performance do processador, pois em outra situacao com um coldfire MCF5270 de 150MHz bootando de um cartao MMC eu perco exatamente o mesmo tempo!
[quote="chipselect"]O tempo de boot depende do que tá instalado:
windows xp: eternidade
linux: dependendo da configuração, um pouco menos que a eternidade, mas minha plaquinha arm leva mais tempo pra dar boot no Embedded Linux dela do que um netbook... Obs.: O OS da plaquinha ARM tá instalado num cartão SD, não na flash dela pois nem cabe. Já que o pc não deixa um OS instalado junto com o firmware, a comparação é válida.
haiku: tempo de boot parecido com o linux
LinuxBIOS: se alguém tiver coragem de portar essa bagaça, vai dar boot um pouco mais rápido... Pra ser mais radical, bota um OS leve junto com o firmware da placa, vira um avião mas fica igual fazer um software grande e complexo num microcontrolador: dor, dor, dor...
DexOS: uns 10 segundos, provavelmente menos se otimizar o firmware da placa tb. Aliás, daria pra por o DexOS junto com a RomBios...
Tem um porém, apesar da minha plaquinha ARM ser mais "lerda" pra inicializar o sistema operacional do que meu PC, ela tem, naturalmente e sem nenhum esforço: GPIO, SPI, I2C, AD de 10 bits (ruim pra dedéu, mas tem) e usb otg. Obviamente eu faço isso no PC usando um microcontrolador com USB fácil fácil, mas tenho que fazer...[/quote][/quote]
o tempo depende do cartão SD... que é lerdinho
Como a flash não comporta todo o sistema, ela ficou só com um sistema mínimo de recovery, a placa faz o boot pelo cartão SD normalmente, igual o pc faz, daí fica lento mesmo. Essa opção foi escolhida porque é mais seguro para técnicos sem experiência trabalharem com o equipamento em campo.
O tempo de boot pra carregar o kernel mínimo eh rápido até no pc, mas com interface gráfica demora mais.
Se eu colocar um SO mínimo na flash de uma placa de PC fica muito rápido também, não era a Asus que tinha um com interface gráfica e rede em um tempo de boot de 5 segundos?