Projeto de Automação de Máquina de Lavar Caseira

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Voce deseja participar do Projeto de automação de máquinas de lavar caseiras/Industriais ?

Sim
22
69%
Não
10
31%

Total de votos : 32

Mensagempor andre_luis » 29 Nov 2006 07:56

Olhal, a minha lavadora custou R$ 1.200,00 a uns 3 anos atrás.

Sobre a questao do aprendizado, realmente foi algo muito produtivo. Embora tivesse sido um sucesso na engenharia, foi uma fracasso comercial.

Para se ter uma ideia, fiz todo o circuito da placa apenas na intuição e com um multímetro, já que a placa original estava impregnada com resina de epoxi. Modéstia à parte, não é pra qualquer um fazer o troço funcionar de primeira, sem incendiar a casa....

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor eletroinf » 29 Nov 2006 09:22

Pôxa Proex, tu tá que nem o Sapo Barbudo com a história de que a cesta básica nunca esteve tão barata (só se for onde ele compra pq aqui na terrinha basta ir ao mercado pra ver a realidade...); máquina a 310 conto ? Até chegar aqui sai por uns 700, no minimo...
Hehheheheheheh, brincadeirinha.
André, não te assusta que aqui sempre tenho um balde d'água por perto pro caso d'algum princípio de incêndio.
eletroinf
Word

Mensagempor BOTTINO » 29 Nov 2006 17:08

eletroinf escreveu:Bueno gente!
Comecei a rabiscar o projeto, conforme o esquema abaixo. Coloquei um acionamento com triac para o motor e relés para o resto. Para inverter o sentido de giro do motor coloquei dois relés (mais fácil, barato e encontrável do que um relé de duplo contato) porque não conheço muito o sistema de inversão de giro das máquinas e dessa maneira acredito que fique uma solução mais ampla. O MCU vai um Z8Encore, acho que é uma boa escolha, fácil de gravar/depurar, tem memória suficiente (8kB), conversor AD, etc.
Bom, tá aí o princípio, início do começo; dêem as idéias, façam os comentários...

Imagem

Usa triac em tudo.... nas válvulas solenoides, bomba de esgotamento e chaveamento do motor, relé não vai aguentar o chaveamento do motor ... tenho como arrumar qualquer triac...se precisar entre em contato via msn...
BOTTINO
Nibble

Mensagempor eletroinf » 09 Dez 2006 14:15

Bueno gente, tá aqui uma pré vista da coisa. Falta ajeitar algumas coisas ainda, mas é mais ou menos isso:

Imagem

Vai ficar com triac pra acionar o motor, a reversão é feita com relés (o motor tá desligado quando reverte).
Entrada pra sensor de temperatura (TMP35, Lm35).
Duas entradas pra ligarem o que quiserem, display LCD 16x2, 4 teclas pro usuário lidar.
eletroinf
Word

Mensagempor andre_luis » 28 Dez 2006 12:59

1) Um só triac ? Creio que voce vá utilizar o Rele para inverter o sentido da rotacao....Nesse caso achei as trilhas do contato muito finas....nao esqueça de abrir máscara de solda para estanhar.
2) As trilhas da bobina do rele estao muito proximas das outras trilhas, isso pode gerar interferencia de comutacao.
3) Voce colocou componentes embaixo do LCD. Certifique de ter um espaçador para evitar curto.
4) Rele de 10A ? Acho que para o motor, valia um de 30A ( ou um Triac, mas... ).
5) Pressostato acho mais seguro pelo motivo de segurança que expus anteriormente.
6) Terminais FASTON acho mais robusto para esse nível de corrente do que bornes. Aliás, procura usar uma régua de bornes ou Faston, para facilitar a desconeccao da placa ( a da Brastemp é por simples encaixe, sem parafusos )
7) Nao vi capacitor de desacoplamento de VCC proximo ao display.
8 ) Dica de LAyout, procura posicionar todos os dispositivos de potencia juntos, e apos isso, desenha um barramento - em trilha grossa - de 5v/12V contornando a placa.
andre_luis
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 28 Dez 2006 14:36

Imagem
1) Um só triac ? Creio que voce vá utilizar o Rele para inverter o sentido da rotacao....Nesse caso achei as trilhas do contato muito finas....nao esqueça de abrir máscara de solda para estanhar.
R. Terá solda, mas a reversão será com o motor desligado, pq não sei se o motor vai aguentar reversão a plena carga.

2) As trilhas da bobina do rele estao muito proximas das outras trilhas, isso pode gerar interferencia de comutacao.
R. Ainda não tive problemas. Vou testar. Se aconteçer alguma interferecia, farei mudanças.

3) Voce colocou componentes embaixo do LCD. Certifique de ter um espaçador para evitar curto.
R. Sim, terá um espaçador.

4) Rele de 10A ? Acho que para o motor, valia um de 30A ( ou um Triac, mas... ).
R. Como eu disse, reversão com motor desligado.

5) Pressostato acho mais seguro pelo motivo de segurança que expus anteriormente.
R. Pressostato varia de máquina para máquina. Não encontrei nenhum para a máquina que vou usar.

6) Terminais FASTON acho mais robusto para esse nível de corrente do que bornes. Aliás, procura usar uma régua de bornes ou Faston, para facilitar a desconeccao da placa ( a da Brastemp é por simples encaixe, sem parafusos )
R. Vou procurar, mas creio que não haverá problemas, pois a corrente do motor é pequena.

7) Nao vi capacitor de desacoplamento de VCC proximo ao display.
R. Com certeza ele está lá.

8 ) Dica de LAyout, procura posicionar todos os dispositivos de potencia juntos, e apos isso, desenha um barramento - em trilha grossa - de 5v/12V contornando a placa.
R. Coloquei uma malha de terra. Será q ajuda?
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor andre_luis » 29 Dez 2006 09:09

É...na verdade, a reversao é feita com o motor desligado sim, nota que há um dead-time entre os sentidos das rotacoes.

Um detalhe importante, é que o optoacoplador que eu usei - cujo esquema enviei pro seu E-mail - é zero crossing, o que minimiza o efeito de centelha quew ocorre nos Reles.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 01 Jan 2007 17:34

Quanto aos reles.. existe um fornecedor que dispoem de reles de 30A marca TIAMBO, chines, mas tem um belo contato... se interessar passo mais infos...

(detalhe, o custo era inferior a R$5,00 na época)
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 01 Jan 2007 21:29

andre_teprom escreveu:Um detalhe importante, é que o optoacoplador que eu usei - cujo esquema enviei pro seu E-mail - é zero crossing, o que minimiza o efeito de centelha quew ocorre nos Reles.
+++

André, esse optoacoplador e o que vc indicou tem a mesma pinagem do que está na placa. Coloquei esse, pois dessa forma, posso recortar a senoide e diminuir a tensão no motor e com isso a velocidade. Mas nada impede que eu use o q possui zero-crossing.

phophollety, passa as infos.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor phophollety » 01 Jan 2007 21:56

Então pessoal.... era esse o relê..

Imagem

http://www.tianbo-relay.com/tianbo/bigimg/32.pdf

Pesquisei esse modelo.. acho bem prático, mas se prefirirem há outros modelos com conexão Fast-On direta....

http://www.tianbo-relay.com/tianbo/prod ... sp?catid=4

O Fornecedor no Brasil é:

www.acpcomponentes.com.br

Só vendem em barras de 15 peças...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor andre_luis » 02 Jan 2007 08:10

Esse relé aí é padrão para 30A.

Já usei um de marca 'AROMAT'; além de ter usado um de uma outra marca que nao me lembro o nome, mas cujo encapsulamento é o mesmo.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 02 Jan 2007 08:28

Diego,

A dica a respeito do barramento de 5V/12V circundando a placa que eu mencionei antes, está no link a seguir, de uma placa que fiz. Dá uma olhada....

http://www.teprom.eng.br/arquivos/TopLayer.pdf

Isso facilita bastante o trabalho de routeamento da alimentação, que literalmente está presente em todos os componentes.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 02 Jan 2007 08:45

André, tua pagina não está funcioando.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor phophollety » 02 Jan 2007 09:45

Sim, no início achei que era algum modelo novo, mas depois me familiarizei bastante com ele, mas a grande sacada nesse fabricante na época era o custo....
phophollety
Dword

Mensagempor andre_luis » 02 Jan 2007 13:26

Testei agora mesmo, e está funcionando sim.
Em todo caso, enviei pro seu E-mail.

+++
andre_luis
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Mecatronica a Automação