Comunicação PIC com modulo GSM sim340dz

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Comunicação PIC com modulo GSM sim340dz

Mensagempor jcapra » 19 Ago 2010 23:07

Pessoal, estou tentando fazer a comunicação do PIC 16F877 com o modulo sim 340dz utilizando o Mikrobasic, mas não está funcionando, já testei no hyperterminal e deu certo, a comunicação serial do pic esta feita através do MAX232 e também testei e esta funcionando, falta a implementação do comando at, alguém pode me ajudar?
jcapra

Re: Comunicação PIC com modulo GSM sim340dz

Mensagempor EvandrPic » 21 Ago 2010 15:52

jcapra escreveu:Pessoal, estou tentando fazer a comunicação do PIC 16F877 com o modulo sim 340dz utilizando o Mikrobasic, mas não está funcionando, já testei no hyperterminal e deu certo, a comunicação serial do pic esta feita através do MAX232 e também testei e esta funcionando, falta a implementação do comando at, alguém pode me ajudar?

O que você escreveu não está "compílando". Está dando erro pois você não usa pontos nas suas frases. :roll:

mas vamos lá:
você usou o MAX232 com o pc (hyperterminal)? Não sei
você usou MAX232 com o PIC? sim

Relendo várias vezes o que você escreveu (a pontuação não ajuda!), me parece que a comunicação funciona tanto no PC quanto no PIC. Correto?
O PIC é TTL e o PC é RS232, então se o SIM 340DZ for TTL, você não irá usar o MAX232 com o PIC pois ele já está no mesmo nível de tensão.
EvandrPic
Dword

Mensagempor jcapra » 21 Ago 2010 17:40

EvandrPIC, o modulo que estou usando é da TATO, já vem montado com um max232, portanto esta comunicando em rs232, então devo fazer a conversão novamente para TTL usando outro MAX232?, deixe eu tentar ser mais claro na explicação do sistema, estou usando o programa Rcomserial para fazer o teste, o modulo conectado no PC, recebe o comando at normal e o executa, o pic também testei conectado ao PC e também envia o comando mas quando conecto o PIC ao modulo o sistema não funciona, o comando que o pic está enviando é o mesmo que digito qdo funciona.
jcapra

Mensagempor EvandrPic » 21 Ago 2010 17:59

jcapra escreveu:EvandrPIC, o modulo que estou usando é da TATO, já vem montado com um max232, portanto esta comunicando em rs232, então devo fazer a conversão novamente para TTL usando outro MAX232?, deixe eu tentar ser mais claro na explicação do sistema, estou usando o programa Rcomserial para fazer o teste, o modulo conectado no PC, recebe o comando at normal e o executa, o pic também testei conectado ao PC e também envia o comando mas quando conecto o PIC ao modulo o sistema não funciona, o comando que o pic está enviando é o mesmo que digito qdo funciona.

Sim jcapra, nesse caso você tem que colocar o MAX232 no PIC.
Também tenho esse modem da TATO e fiz experiências com hyperterminal e com PIC. Funcionou bem com ambos.
Usei a placa da labtols (Mosaico Engenharia) e ela já tem o MAX232 na USART do PIC 16F877.
Fiz o programa em assembly. É só ir mandando os caracteres ASCII um por um pela serial na velocidade configurada pro modem.
Como você disse que mandou os caracteres do PC pro modem e ele funcionou e mandou do PIC pro pc e viu que os caracteres estão chegando no PC, então a velocidade do PIC, do PC e do Modem estão iguais.
Difícil dizer o que pode estar acontecendo...
Faz um teste, dê uns 200 ms entre o envio de um caracter pro outro. Isso é algo bem rápido comparado com a velocidade que você digita no hyperteminal.
EvandrPic
Dword

Mensagempor Sergio38br » 21 Ago 2010 18:12

Se o PIC e o módulo falam com o PC e tu usou o mesmo cabo, eles provavelmente estão com a mesma pinagem no db9 e não vão se comunicar , experimenta inverter os fios de um dos lados entre o 2 e 3.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor jcapra » 22 Ago 2010 19:42

Sergio, você tem razão, depois que fiz a inversão do cabo o sistema funcionou, consegui fazer o modulo discar.
jcapra

Voltar para PIC