por Guri » 24 Ago 2010 10:18
Oi amigo,
Veja bem não é o caso de mudar um projéto e sim, utilizar corretamente as coisas e pelo que notei não esta ocorrendo isso não é mesmo!
Uma das coisas que passa "BATIDO" em muitos projétos é a questão da fonte de alimentação, para muitos basta utilizar um regulador de tensão e tá tudo certo, ERRADO!
A fonte que se aproxima do ideal é (no caso da fonte chaveada como mencionou o amigo acima, pode notar que existem filtros com LC para "MATAR" os componentes de alta frequencia que correm pela alimentação livremente) o seguinte: Se você utilizar um regulador como ex.: 7805, deve colocar na saida deste regulador uma filtro EMI para eliminar ou atenuar ao máximo os componentes de alta frequencia (por favor se alguém aquí conhece o que estou tentando explicar, exclareça ao amigos), esses picos que normalmente ficam na casa dos megahertz é que são os vilões da história meus amigos!
Esses pulsos atravessam sem nenhum dificuldade os filtros RC das fontes, basta você fazer o teste e verificar com um osciloscópio o que estou dezendo sobre os ruidos na alimentação: Novamente vou informar como dica: Utilize um bastão de ferrite 0,5cm x 1cm e enrrole um pedaço de fio comum rígido tipo cabinho 22 sobre o bastão de ferrite (3 ou 5 voltas) e coloque ele em série com a alimentação e na saida desta bobina adcione um capacitor de 470pf + 1nf + 10uF em paralelo.
E para ajudar mais ainda (é o que eu faço, ok) coloque um capacitor do pino de reset para o +VCC (normalmente se utiliza um resitor para o +VCC, ok, então adcione esse carinha no valor de 100nF).
A função desse capacitor é atenuar os "PICOS" provenientes das altas frequencias o chamado ruído EMI.
Outra dica é fazer sempre uma malha de terra "DIGITAL" envolvendo todo o cuicuito, inclusive o processador.
É isso aí, espero ter contribuido com as informções, isses procedimentos básicos é que utilizo em meus circuitos e respondendo ao expert FABIM, não seria o caso de mudar todo o projéto e sim fazer a coisa certa, se um circuito foi mal elaborado o correto é corrigi-lo, certo!