duvida em qual ARM7 nxp escolher

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

duvida em qual ARM7 nxp escolher

Mensagempor rcakto » 29 Ago 2010 21:57

ola pessoal,

um amigo meu esta querendo aprender a programar em arm tb, e talvez eu venda o meu kit para ele, mas estava querendo aproveitar e comprar um chip e montar a minha propria placa para usar em protoboard... alguem poderia me dizer qual o ARM7 mais top (a.k.a. com tudo dentro, usb, ethertnet, dac, adc, i2c, i2s e afins....)?? e que olhando a errata do LPC2368 que eu tenho parece que ele tem um problema interno que o Fcco não passa de 290MHz... por isso que eu estou querendo saber qual e o top de linha sem problema de fabricação que eu devo comprar....

ps.: esqueci de dizer... o fabricante tem que ser da NXP... como eu ja estava estudando ele, fica mais facil continuar com a mesma familia...
rcakto
Word

Mensagempor MarcusPonce » 29 Ago 2010 22:24

Sugiro dar mais um passo e usar um ARM Cortex M3. Parece com o ARM7, é uma evolução, tem preços próximos dos ARM7 e portanto vai ser usado em muitos projetos que usariam os ARM7.
Linhas LPC175x e LPC176x.
Existe até a placa LPCXpresso com um LPC1768 que é barata lá fora e que contém o básico para ele funcionar.
MarcusPonce
Byte

Mensagempor rcakto » 29 Ago 2010 22:38

marcos, vlw, vou dar uma olhada nos datasheets dessas familias, mas o CM3 não foi feito com o intuito de usar com OS??
rcakto
Word

Mensagempor MarcusPonce » 29 Ago 2010 23:42

Bem, eu tenho o impressão que o Cortex M3 é a evolução do ARM7 e que o Cortex A8 é a evolução do ARM9, passando pelo ARM11.

Você pode rodar um OS ou RTOS no ARM7 e no Cortex M3 também. No Cortex poderá ficar melhor, ele contém melhorias para isso mesmo.
Mas os LPC175x e LPC176x não aceitam memória externa, portanto não estamos falando de um SO como Linux.

Um projeto com Cortex A8 sem SO seria realmente estranho, mas um LPC17xx Cortex M3 sem SO não me pareceria estranho. Acontece que na linha LPC17xx existem modelos mais simples com 32k Flash e 8k Ram, sem ethernet e USB device apenas.
Porém, olhando para os top da linha com 512k Flash, 64k RAM, ethernet e USB device/host/OTG realmente parece meio estranho não ter nenhum OS se você precisar usar estes periféricos.
MarcusPonce
Byte

Mensagempor rcakto » 30 Ago 2010 00:13

marcos eu andei olhando a familia 17xx e notei que nenhum tem periferico para cartao de memoria... mas um detalhe e que podemos usar uma porta usb para trabalhar com um hd externo, MAS estariamos perdendo com isso de qualquer forma...
eu andei analisando os datasheets que eu tenho aqui no pc e cheguei a conclusao de que não poderei fabricar a minha placa... nenhum deles fala sobre os componentes minimos para operação igual aos datasheets dos pics... entao eu vou me empenhar em trabalhar bem com o meu LPC2368 mesmo que ja esta tudo pronto e depois eu parto para outras linhas como o arm9 que todo mundo tanto fala....

mas vlw pela ajuda.. pelomenos eu conheci mais sobre esse mundo novo do 32 bits
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 30 Ago 2010 07:15

rcakto escreveu:marcos eu andei olhando a familia 17xx e notei que nenhum tem periferico para cartao de memoria... mas um detalhe e que podemos usar uma porta usb para trabalhar com um hd externo, MAS estariamos perdendo com isso de qualquer forma...
eu andei analisando os datasheets que eu tenho aqui no pc e cheguei a conclusao de que não poderei fabricar a minha placa... nenhum deles fala sobre os componentes minimos para operação igual aos datasheets dos pics... entao eu vou me empenhar em trabalhar bem com o meu LPC2368 mesmo que ja esta tudo pronto e depois eu parto para outras linhas como o arm9 que todo mundo tanto fala....

intão, cartões de memoria são SPI, vão pra cima de 50Mb para os SDHC atuais. Porque um fabricante de chip iria manter este periférico se a procura é tão baixa !? Sacou ? Sacou ? rs
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 30 Ago 2010 07:41

MarcusPonce escreveu:Bem, eu tenho o impressão que o Cortex M3 é a evolução do ARM7 e que o Cortex A8 é a evolução do ARM9, passando pelo ARM11.

Você pode rodar um OS ou RTOS no ARM7 e no Cortex M3 também. No Cortex poderá ficar melhor, ele contém melhorias para isso mesmo.
Mas os LPC175x e LPC176x não aceitam memória externa, portanto não estamos falando de um SO como Linux.

Um projeto com Cortex A8 sem SO seria realmente estranho, mas um LPC17xx Cortex M3 sem SO não me pareceria estranho. Acontece que na linha LPC17xx existem modelos mais simples com 32k Flash e 8k Ram, sem ethernet e USB device apenas.
Porém, olhando para os top da linha com 512k Flash, 64k RAM, ethernet e USB device/host/OTG realmente parece meio estranho não ter nenhum OS se você precisar usar estes periféricos.

Vc pode usar OS no LPC1768 sem problema algum, não entendi a dificuldade.
proex
Dword

Mensagempor proex » 30 Ago 2010 07:45

rcakto escreveu:marcos eu andei olhando a familia 17xx e notei que nenhum tem periferico para cartao de memoria... mas um detalhe e que podemos usar uma porta usb para trabalhar com um hd externo, MAS estariamos perdendo com isso de qualquer forma...

O LPC1768 é pino a pino compativel com o LPC2368. Vc pode soldar o 17 na placa que vc fez para o 23. Vc só irá ganhar com isso.

Vc pode também conectar um SD Card na SPI do 1768, para dar o boot do OS.

E finalmente, o 1768 é mais barato que o 2368.

.
proex
Dword

Mensagempor MarcusPonce » 30 Ago 2010 09:25

Proex, não disse que é difícil, apenas disse que não é obrigatório, para que os colegas que não pretendem usar RTOS fiquem tranquilos.
MarcusPonce
Byte

Mensagempor rcakto » 30 Ago 2010 12:53

proex, eu nao fiz a minha placa nao, e um kit da mcu.com.br que eu comprei ... mas blz eu vou continuar com ela mesmo... depois que souber bem eu parto para outra serie e volto a encomodar o povo para saber como desenvolver o circuito de um arm....

fui.... obrigado pela ajuda...
rcakto
Word

Voltar para ARM