DAC de 16bits

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

DAC de 16bits

Mensagempor gbventura » 21 Mai 2010 14:15

Olá,

estou precisando de um DAC de 16 bits com dois canais, para gerar um sinal de saída de 0 a 1 Volt. Encontrei o DAC8552 e estou interessado. Alguem já conhece ou pretende usar? Ou ainda teria uma outra sugestão?

Obrigado,
Gustavo
gbventura
Bit

Mensagempor Francesco » 15 Jun 2010 10:16

Gosto muito do CS4334, a comunicação é serial síncrona e tem de 16 a 24 bits de resolução.
Francesco
Word

Mensagempor gbventura » 15 Jun 2010 19:44

Olá Francesco!

Dei uma olhada nele e parece que atende às necessidades, tem uma versão de temperatura estendida... tudo certo. Aí pego o código nele e jogo na farnell. Não existe.
Na mouser a versão DSK (-40 a 85ºC) nao tem. Na digi-key tem, apenas 22 peças. Não da pra ser feliz fazendo um projeto que nas principais lojas não há peças suficientes nem pra executar minha necessidade mínima (100 pçs inicial + 20 mensal).
Será que não conheço os fornecedores certos? Alguém teria como contribuir nesse sentido?
Ja procurei diversos fabricantes: Maxim, Analog, Texas e tudo. Mas quando vou procurar pra comprar, cadê? phod** hein

Valeu galera!
Espero contribuição de mais alguém desesperado!
gbventura
Bit

Mensagempor Francesco » 15 Jun 2010 20:01

Gustavo, não imaginei que sua solução iria precisar trabalhar nessas condições. Nessas horas, tento ir para longe de componentes complicados. No seu caso, não sei se precisa de velocidade mais do que precisão, e não sei se preço também faz diferença...

No entanto, se fosse eu, usaria o velho amigo R-2R. Sei que é batido, mas usando resistores SMD 0805 você não teria uso de espaço maior que um DIP de 14 patas por exemplo. Além disso, o preço é baixo e você não terá problemas de falta do componente no mercado.
O problema disso é usar 16 IOs do meu uC.

Agora, se quiser insistir em um chip assim... há outros DACs com protocolo I2S, como o PCM1794.

Francesco
Francesco
Word

Tentando novamente

Mensagempor gbventura » 31 Ago 2010 09:18

Caro Francesco e demais:

Eu prouro precisao e nao velocidade. 2 conversoes por segundo são suficientes. Meu sistema usa dois canais de saida analogico, uso o Atmega8, logo não da pra fazer duas redes R-2R
Já tentei usar saída PWM e filtrar com RC, mas isso tem dado muito ruido, acredito até que por erro do capacitor em função da temperatura.
Estava vendo por agora os CIs frequency to voltage, mas ainda nao testei. Alguém já te exériencia por exemplo com o LM2907?
A saída de sinal é de 0 a 1Volt e alimentacao a 3Volts.

Obrigado novamente,
Gustavo
gbventura
Bit

Re: Tentando novamente

Mensagempor Viktor » 01 Set 2010 21:26

Oi Gustavo

O CS4334 é para sinais AC e o DAC8552 é indicado para aplicações DC. Eu já fiz um conversor DAC via um modulador delta-sigma, por software+hardware e funcionou muito bem. Neste caso usei um ARM, já que velocidade de processamento é vital.
Viktor
Byte

Voltar para AVR