Dúvida fonte chaveada.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Dúvida fonte chaveada.

Mensagempor edison » 04 Set 2010 18:29

Num determinado circuito preciso de duas alimentações: 24 Vcc e 9 Vcc.
24v para pequenos motorredutores e 9v para o display de leitura de posição ( na realidade um ohmímetro digital desses baratinhos lendo o potenciômetro acoplado aos eixos)

Pergunto:
Posso usar APENAS uma fonte chaveada de 24V e + um regulador 7809 para ter as duas saídas??

Como esse tipo de fonte se comporta alimentando pequenos motores?

Grato !!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Set 2010 19:19

Pode, o PC não tem diversos motores ?

A resalva é que o Potenciômetro esteja flutuando, isolado,
ja que o ICL7106 não pode ler sua propria fonte.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor edison » 04 Set 2010 19:42

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Pode, o PC não tem diversos motores ?

A resalva é que o Potenciômetro esteja flutuando, isolado,
ja que o ICL7106 não pode ler sua propria fonte.

DJ

Meus micromotores são de escovas (posíveis ruídos) e a leitura a ser feita pelo "multímetro" é unicamente do valor ohmico do potenciômetro ( multivoltas 100K )"seco" para indicar a posição do eixo.
São 4 motores com reversão e 4 pot. acoplados aos eixos de saída. Numa seletora de 4 posições eu escolho qual pot. enviará seu valor ao Minipa na escala de 0-200k para acompanhar o ajuste individualmente
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor rcakto » 05 Set 2010 12:24

desculpa a intromisao mas... tem como voce falar sobre o projeto que esta trabalhando?? nao entendi para que ler o valor do potenciometro.... por acaso e algum braco robotico onde voce quer saber a posicao em que se encontra o motor no valor de angulação de 0-360°??

se for tem meios mais praticos....
rcakto
Word

Mensagempor edison » 06 Set 2010 05:55

rcakto escreveu:desculpa a intromisao mas... tem como voce falar sobre o projeto que esta trabalhando?? nao entendi para que ler o valor do potenciometro.... por acaso e algum braco robotico onde voce quer saber a posicao em que se encontra o motor no valor de angulação de 0-360°??

se for tem meios mais praticos....

Não vejo como intromisão e fico grato.

Sim,é leitura de posiçao. Neste caso o eixo do redtor atua sobre um fuso que efetua um movimento linear vertical. Preciso "ler" remotamente um valor de abertura de 0 - 100% /proporção com 0-100k do pot.
Teria algo mais $$$ prático ?
Já tentei algo com VU LM 3914 mas ficou instável por ruidos.
Grato.
edison
Dword

Mensagempor rcakto » 06 Set 2010 12:44

olha eu tenho duas ideias para voce ambas com um lado facil e dificil tanto para o software quanto para a mecanica.

1- voce pode fazer um disco com tracos, assim a cada passo voce tem uma determinada mm de giro.
facil para a parte mecanica, mas dificil do software, por haver um aferimento exato do passo levando algumas semanas dependendo do caso, visto que tera de aferir para cada redutor ou fuso que voce quer controlar.

2- coloque um ima em volta do fuso por exemplo, assim com um IC (nao lembro o nome agora do bendito) voce pode medir o giro do campo magnetico MAS e um PORREEEEEEEE para fazer o aferimento...

no caso nº2 http://letsmakerobots.com/node/18504 e isso que eu estou falando...

ja ia me esquecendo... procure saber mais sobre controle de motor de passo para cnc... voce vai ter boas ideias... depois e so aproveitar para o seu projeto.
rcakto
Word

Mensagempor ivan » 07 Set 2010 17:33

Variações do comentário do Rcakto,

3) Pode-se fazer um disco com furos e colocar um led e um fototransistor, por ex, e medir us pulsos,

4) Ou então, usar uma engrenagem e iluminar entre os dentes...
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor edison » 07 Set 2010 22:45

Meu espaço físico é BEM limitado, mau coube o pot multivoltas. Fico grato pelas dicas mas minha dúvida quanto a fonte ainda está ativa.
Posso usar o 7809 prá alimentar o multímetro com 9V junto com os motores de 24V sendo fonte chaveada???
ps. Se fosse fonte simples com trafo eu sei que dá, mas essas chaveadas são meio "frescas".....!

Grato.
edison
Dword

Mensagempor rcakto » 08 Set 2010 00:38

olha da sim, se a sua fonte de 24V tiver com folga na corrente, utilize ela mesma para alimentar um circuito de 9V usando o LM7X09(nao lembro o valor do X)
rcakto
Word

Mensagempor edison » 09 Set 2010 20:36

Ok vou testar.
Grato a todos.
edison
Dword

Voltar para Circuitos Diversos