Circuito oscilador de onda quadrada no Proteus

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito oscilador de onda quadrada no Proteus

Mensagempor Francys Reymer » 05 Set 2010 19:33

alguém sabe dizer prq esse circuito não oscila no Proteus?

Imagem

eu já testei ele na pratica (porém sem o schmit trigger - 74hc14 e gerou uma onda senoidal) mas quero testar no proteus pra gerar uma onda quadrada e não to conseguindo.
Francys Reymer
Byte

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2010 07:15

Quando simulo algum circuito, em que em algum ponto ele tenha que oscilar, coloco em algum capacitor com "alguma tensão como Condição Inicial". De preferência alguma tensão, diferente de zero, que o capacitor terá, em algum momento. Isso faz a diferença entre oscilar ou não.
Claro que é válido se o circuito deveria oscilar mas não oscila.

A explicação é que na prática existe ruído, que é amplificado pelo loop do circuito (que tem ganho maior ou igual a 1), até que seu nível inicie a oscilação. Alguns simuladores (acho que todos) possuem uma condição na análise de transiente, que considera o tal ruído. Acho que é o "real time noise".
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor rcakto » 06 Set 2010 12:54

onde ta o positivo do seu circuito?? ou no proteus não precisa??

OBS.: eu nunca usei o proteus antes...
rcakto
Word

Mensagempor Francys Reymer » 06 Set 2010 13:19

rcakto escreveu:onde ta o positivo do seu circuito?? ou no proteus não precisa??

OBS.: eu nunca usei o proteus antes...

positivo naonde? peguei esse circuito num livro q ensina a fazer um circuito oscilador la só tinha o ground
Francys Reymer
Byte

Mensagempor rcakto » 06 Set 2010 13:48

acredito eu que a alimentação deva ficar na entrada do U1A.. coloque 5v so de teste.. como e um simulador não vai perde nada tentando.....
rcakto
Word

Mensagempor Francys Reymer » 06 Set 2010 14:26

rcakto escreveu:acredito eu que a alimentação deva ficar na entrada do U1A.. coloque 5v so de teste.. como e um simulador não vai perde nada tentando.....

foi não....mas d boas kra vlw o q o MOR_AL flw deve ser mesmo
Francys Reymer
Byte

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2010 18:12

Ambos fazem referência às condições iniciais. Já tive oportunidade de ter que colocar as tais condições.

http://www.forosdeelectronica.com/f13/s ... teus-4310/
http://www.unicrom.com/topic.asp?TOPIC_ ... 1#pid35401

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 07 Set 2010 19:21

Tentei fazer um oscilador simples com o proteus mas ele não oscilou nem a pau.
Procurei verificar se havia algum tutorial que mostrasse como fazer oscilar mas também não achei. Usei o software (free para muitos componentes no circuito) Simetrix e também não oscilou. Coloquei as condições iniciais em alguns capacitores e ... voilà!!! O bichinho oscilou.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Francys Reymer » 07 Set 2010 23:07

MOR_AL escreveu:Tentei fazer um oscilador simples com o proteus mas ele não oscilou nem a pau.
Procurei verificar se havia algum tutorial que mostrasse como fazer oscilar mas também não achei. Usei o software (free para muitos componentes no circuito) Simetrix e também não oscilou. Coloquei as condições iniciais em alguns capacitores e ... voilà!!! O bichinho oscilou.
MOR_AL

como seria a condição inicial no meu circuito MOR_AL? desculpe eu estar perguntando mas nao tenho tanto conceito ainda
Francys Reymer
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Set 2010 18:32

Quando solicitamos ao programa para rodar a simulação de um circuito (acho que só ocorre na simulação trans), ele parte de algumas condições iniciais. Ocorre que em um oscilador, algumas tensões não estão bem definidas. Nesses casos deve-se informar ao programa algumas dessas condições.
Uma delas é a tensão no capacitor. Sugira uma tensão qualquer, diferente de zero, dentro dos limites da alimentação do circuito, por exemplo.
No software que lhe informei, acrescentar essa condição inicial (tensão no capacitor) antes de mandar rodar o programa, é algo muito simples. (Eu tive que simular o cristal com um indutor e dois capacitores).
No Proteus, por mais que eu tentasse, eu não consegui incluir esse parâmetro na análise. Quando consegui fazer oscilar alguma coisa, aconteceu algo estranho. A frequência ficou tão alta, que o traço horizontal do osciloscópio ficava muuuiiito lento e o avanço do período do cálculo também (muitos cálculos). Ao fazer a mesma coisa com o Simetrix, o gráfico foi quase que imediato.
Procurei muito mas não achei um tutorial do Proteus que informasse como fazer.
Comece colocando a tensão inicial em apenas um capacitor e veja se já oscila. Caso não oscile, vá acrescentando mais uma tensão inicial em outro capacitor.
Veja como fiz com o capacitor. Repare na condição inicial de 2V.
Imagem
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Francys Reymer » 08 Set 2010 19:32

vlw mesmo MOR_AL obrigado pela atenção...vou tentar aqui..=D
Francys Reymer
Byte

Mensagempor MTC » 08 Set 2010 20:08

Oi Francys,

a algum tempo andei tentando simular circuitos osciladores com cristal e tive o mesmo problema no proteus. A solucao pra mim foi usar o MultiSim, nele eu tinha a opcao de lancar os parametros de inicio, da uma tentada!

[ ]'s

MTC.
MTC
Byte

software

Mensagempor tecman » 19 Set 2010 11:47

MOR_AL qual é este software que você colocou a imagem ??

Obrigado
tecman
Byte

Software

Mensagempor tecman » 19 Set 2010 11:49

È o Simetrix ele é Free ??
tecman
Byte

Mensagempor MOR_AL » 20 Set 2010 17:18

Estou em Londres (chique 8) ). Este teclado nao fala portugues!
Sim, eh o Simetrix.
Ele nao eh free. Ele possui uma restricao quanto ao numero de componentes mas ja alcancei esse limite apenas duas vezes. Na ocasiao eu subdividi o circuito em dois e tudo ficou resolvido. Ele nao eh bom com uC e sim com eletronica analogica, combinacional e sequencial.
No Google, procure por SIMETRIX, que eles fornecem o software e ate insentivam a transferencia do software.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos