Moderadores: 51, Renie, gpenga
albertorcneto escreveu:A aplicacao eh exatamente essa: limitacao ajustavel da corrente de um laser.
Agora entendi o que você quer. Uma fonte de corrente entre 0,5mA e 2mA, né?
Tenho um circuito que cria uma rampa de tensao que eh convertida em corrente por um outro opamp. Ate ai tudo bem. O que eu queria era um circuito que eu pudesse limitar a tensao antes do amplificador de transcondutancia, limitando assim a corrente. O laser precisa so de 2 mA de corrente maxima.
Olha! Não precisa controlar a tensão para controlar a corrente.
A curva do laser é semelhante a de um diodo led, só que ele entra em laser a partir de uma determinada corrente. Você pode até colocar um limitador de tensão mas não é uma solução, pois pequenas variações de tensão em um diodo conduzindo, provocam grandes variações de corrente. Um agravante é que a temperatura tem grande influência nesse valor de tensão. O controle da corrente é que deve ser (aproximadamente) preciso. Não precisa ser excelente. O problema nos lasers é que (normalmente) solicitam uma corrente mais alta que os leds, para entrar em laser. Com isso ele aquece. Como o coeficiente da tensão com a temperatura de uma junção PN é negativo, então, ao alimentá-lo com uma fonte de tensão e uma resistência limitadora, a corrente tende a aumentar. Como a corrente no laser não é pequena, o que ocorre é que o valor do resistor tende a ser pequeno e a fonte de tensão, apenas um pouco superior à tensão do laser. Isso permite que a potência no resistor seja menor, mas provoca a subida da corrente e da teperatura no laser. Essa subida é cumulativa até queimá-lo. Alimentando com uma fonte de corrente, isso não ocorre. Outro detalhe é que estou achando esses valores de corrente muito pequenos. Consulte o datasheet do laser e confirme esses valores.
Também tem uns lasers que, para emitir a mesma potência ótica, com a variação de temperatura, possuem até um modo de monitorar essa potência. Aí deve-se alterar a corrente para que a potência ótica se mantenha constante.
Esses drivers proprios sao geralmente para laser pulsados. O meu precisa de uma rampa de 0.5 mA a 2.0 mA, nem 1uA a mais que isso. O driver que eu uso tem esse limitador ajustavel. Ele mostra o valor maximo de corrente antes mesmo do laser ser ligado. Mas eh um trambolho que nao da pra incorporar no sensor.
MOR_AL, nao entendi direito a sua ideia. Seria isso?
Sim.Mas esse não é mais o caso.
E entao Vo seria qualquer valor ate um valor proporcional a Vi? Ou seria um retificador com tensao de referencia mudada como isso:
Não é mais o caso.
Apesar de ter resolvido o topico original, gostaria da opiniao de voces sobre o circuito de protecao do laser.
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante