disparo do triac

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

disparo do triac

Mensagempor styg » 15 Set 2010 22:15

To fazendo aqui um controle de potencia de uma resistencia com triac, e pwm controlando o angulo de disparo com um mcu.

Daí pensei, vou configurar o pwm para exatamente o período de um semiciclo, aí detecto a passagem pelo zero uma só vez, ligando o pwm nesse momento, a partir daí como a frequência da rede é pra ser quase que constante, beleza, nao tem que ficar interrompendo todo semiciclo para reconfigurar o duty cycle.

Fiz isso, só que não deu muito certo, vendo no osciloscopio por exemplo com disparo em 30%, o disparo fica variando lentamente entre o 0 e 30%.

Botei no modo X-Y, indica que os dois sinais estão em fase (se é que eu entendi esse XY, que até então nunca tinha usado).

Alguma idéia??
Lucas
styg
Word

Mensagempor fabim » 16 Set 2010 07:33

Triac ? pwm ? <<< tem certeza disso ?
30%, na borda de subida ou descida ?

cansado, dolorido, e mau humorado fabinho.
Que que é muié, no rodeio de cravinhos!! PQP
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor brasilma » 16 Set 2010 08:48

Beleza Sty,

Me desculpe se falar alguma coisa que vc já sabe, ok?

Primeiro precisamos saber se o circuito de acionamento está ok, vc pode se basear em um esquema sugerido pelo fabricante, para acionar um Triac acho interessante uma isolação com optoacoplador, então um esquema completo vc acha no inicio da página 4 deste data-sheet http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet- ... C3020.html (pode ser outro tbém, foi apenas um exemplo).

Acho que a ideia de sincronizar apenas uma vez não vai dar certo, por mais estável que seja a rede e o oscilador do processador, o ideal é pegar o sincronismo todas as vezes. Faz aquele esqueminha pegando o sinal do secundário do trafo que alimenta o circuíto, antes da filtragem, e usa ele para disparar uma interrupção.

Para conseguir disparar o Triac, é necessário que exista uma corrente mínima, por isso não conseguimos dispará-lo no logo inicio do ciclo (angulos iniciais).

Sobre o osciloscopio não sei dizer, estou meio enferrujado nesse assunto.

Retorna com as conclusões, ok?

Grande Abraço.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor styg » 16 Set 2010 13:20

blz, faltou detalhes né, o circuito é esse de baixo (desconsiderem o valores dos passivos).

Imagem

brasilma,

então, eu vi na prática que esse lance de detectar uma vez só o zero não rola, então ontem a noite alterei pra detectar todo o zero, e daí funcionou.

Imagem

só que não gostei de ter que ficar atrapalhando meu arm a cada 8ms com uma besteira dessas, hehehe

fabim,

sim, eu não estou fazendo aquele controle por pwm, é por controle do angulo de disparo do triac, o que não deixa de ser um pwm também, já que o periodo do semiciclo é o período do meu pwm e o ângulo de disparo está relacionado com o meu duty cycle.
Lucas
styg
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 16 Set 2010 13:40

styg escreveu: ... só que não gostei de ter que ficar atrapalhando meu arm a cada 8ms com uma besteira dessas, hehehe...

O PIC "adora" .

PIC10F então ....

rsrs
DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 16 Set 2010 13:56

styg, olha. faz favor, fale certo para não ser zoado... Pwm para controle de AC é doze.
Um cara que bebe socialmente, não deixa de ser alcoolatra. Pois as vezes fica bebado até cair...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor styg » 16 Set 2010 14:48

fabim escreveu:styg, olha. faz favor, fale certo para não ser zoado... Pwm para controle de AC é doze.
Um cara que bebe socialmente, não deixa de ser alcoolatra. Pois as vezes fica bebado até cair...

não entendi a piada
Lucas
styg
Word

Mensagempor brasilma » 16 Set 2010 15:34

fabim escreveu:
styg, olha. faz favor, fale certo para não ser zoado... Pwm para controle de AC é doze.

não entendi a piada

...tenha certeza de que nem quem a fez, rs, rs
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 16 Set 2010 15:51

Sugestão:

Se o µC estiver alimentado por tranformador detetar a passagem por Zero no secundário deste, fica muito mais simples.

O Valor da R do Snubber esta muito elevado 2R2 a 10 R é o suficiente

Não é recomendável Gatilhar o Triac para um ângulo de condução menor que 30°

(ou maior que 150° como erroneamente nomeiam)

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor styg » 16 Set 2010 17:16

djalma, o mcu ta alimentado por fonte chaveada.

quanto ao angulo de condução, porque ?
Lucas
styg
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 17 Set 2010 12:12

Por dois motivos:

O Triac é um componente de 4 junções,

ao passar pela Tensão de Pico da Senóide , não conduzindo, estas Junçõs se polarizam

Embora a velocidade ângular da Senoide seja Constante , a Velocidade de deslocamento
não o é . Ela é máxima ao Cruzar com Zero , e chega a Zero no Pico da Senoide, para
ai retroceder

De modo que as Junções que se polarizaram ao passar pelo Pico da Senóide
tendem a se descarregar quando a Senóide retorna a Zero.

Até ai tudo bem, não fosse o fato que, as Tensóes de descarga das junções estão em sentido contrário ao da Condução do Triac.

Além do mais um Triac Gatilhado a 30° ou menos que 30° logo irá emtrar em corte
o que leva o componente ao Stress.

Obs.:
Considero o ângulo de condução de 180° para 0°, isto é, parindo do final do Semiciclo para seu inicio.
Conforme aprendi, e apreendi, com Literatura da Siemens que foi a que melhor encontrei.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Set 2010 17:10

styg.
Verifique se não está faltando um resistor entre o gate e o anodo 1 do triac. Quando o mesmo não estiver conduzindo, haverá alta impedância no gate, podendo ocorrer disparos indevidos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 18 Set 2010 09:26

O Valor de R5 limitador de corrente do LED de U5 esta absurdamente elevado.

Para uma corrente de apenas 1 mA seria necessário 470 V

Sugestão : Não usar Dimmer

Sistema de aquecimento pressupõe elevada capaciade térmica, de modo que vc pode fazer o
contrôle On / Off, liga alguns 1 000 ciclos deslga outros , aí sim equivalente a um PWM

Usa MOC que gatilhe o Triac na passagem por Zero que assim minimiza transientes na rede

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor styg » 18 Set 2010 20:26

mor_al, você diz além do resistor do gate com moc para acionar, precisaria de outro resistor? onde?

djalma, desconsidere os valores do passivos, foram colocados as pressas para fazer a psb.
Quanto a usar dimmer, realmente estou me convencendo a fazer desse modo que estás sugerindo.

Quanto ao moc com zero-cross, já vi (moc3041) mas não sei qual a diferenca. Se eu acionar o opto ele aguarda o zero cross para realmente acionar?
Lucas
styg
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 18 Set 2010 21:39

Isso

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos