Imantadora

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Mensagempor rodrigo_sbc » 21 Set 2010 14:03

fabim, como é bom estar de férias e ter todo o tempo do mundo para ver isso ;)

Vamos ver se eu aprendi alguma cois até aqui:

Teremos 122 Amperes no pico, que é o que nos interessa.
Para tal, não podemos ter mais do que 0,571Ohms na bobina, o que aparentemente é facil.
Como H é função tb do número de espiras, posso enrolar um fio de 4mm de seção até meu braço cansar, desde que eu respeite o limite da resistencia.

Se isso tudo aí estiver certo, pergunto:
Vc conhece algum diodo e algum SRC que suporte essa corrente?

Cara, pelo menos vc vai pro ceu... já eu...
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Mensagempor fabim » 21 Set 2010 14:29

Agora eu começo a perguntar.
No google seria mei complicado você aprender tudo isso, mais no google é facil procurar thyristores, ou triacs..... de alta corrente.
Lembre-se qeu é corrente de pulso e não constante.

Agora, quer que eu cobre a consultoria, por hora ou por completo ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
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Mensagempor rodrigo_sbc » 21 Set 2010 14:31

fabim, só para eu ter certeza, quero perguntar uma coisa sobre a carga dos capacitores.

Diz os seguintes calculos:

Quero que os capacitores carregem em 5 segundos:
T=R.C => 5=R*0,05 = R1=100ohm

como I=(V/R)e(-t/RC)
Em t=0
I=VR = 70/100 => I= 700mA

No pico teremos 70x0,7 = 49W em cima do resistor

Isso tudo aí está certo? vai funcionar ou é melhor aumentar o tempo, para diminuir a corrente?

Outra: Para esse consumo inicial de 700mA, um trafo de uns 2A serve?

[]´s

Rodrigo
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Mensagempor rodrigo_sbc » 21 Set 2010 14:32

rodrigo_sbc escreveu:fabim, só para eu ter certeza, quero perguntar uma coisa sobre a carga dos capacitores.

Diz os seguintes calculos:

Quero que os capacitores carregem em 5 segundos:
T=R.C => 5=R*0,05 = R1=100ohm

como I=(V/R)e(-t/RC)
Em t=0
I=VR = 70/100 => I= 700mA

No pico teremos 70x0,7 = 49W em cima do resistor

Isso tudo aí está certo? vai funcionar ou é melhor aumentar o tempo, para diminuir a corrente?

Outra: Para esse consumo inicial de 700mA, um trafo de uns 2A serve?

[]´s

Rodrigo


Passa o orçamento e o númedo da conta ;)

Já pesquisei pra caracoles no google.
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Mensagempor fabim » 21 Set 2010 14:35

meo, capacitor não é bateria.
ISSO é a corrente chamada "INSTANTANEA".
Você tem tambem o R do proprio capacitor, e outros fatores magneticos de disperção.
Meo, é o pico mesmo que interessa. esquece esses calculos erroneos ai..
Mano, ve só.
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Mensagempor rodrigo_sbc » 21 Set 2010 15:20

olha aí fabim, nem doeu.

Projeto aparentemente finalizado:

Imagem

Mudei o sistema de acionamento do disparo.
S1 no meio: Desligado
S1 na posição 1: carregando até o led apagar
S1 na posição 3: pronto para o disparo

S2: disparo.


O SRC é esse aqui:
http://cgi.ebay.com/IR-2N1800-THYRISTOR ... 335f6ddc30

É bem maior do que o necessário, mas não se acha nada meio termo, e qd acha o preço é praticamente o msm.

fabim, valeu mesmo a força hein queridão.

[]´s

Rodrigo
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 21 Set 2010 15:25

Para uma imantação perfeita no caso de motor com estes magnetos

Imagem
e desde que possuam duas tampas, sugiro o seguinte:

Remova o Rotor
Faça uma núcleo que entre ai no lugar do Rotor com o mínmo de entreferro .
Esse núcleo deverá ter a Bobina de Magnetização e apenas dois Pólos, Norte e Sul , evidentemente.

Após a imantação o ideal seria ir retirando esse núcleo magnetizador e simultâneamente
ir introduzindo o Rotor do Motor. Claro que isso só será possivel se o Motor tiver duas tampas.

---------------------------------
O Rotor desses Mortorzinhos possuem Três Polos e o Coletor três segmentos .
Eles são Motores DC mas, simulam, em funcionamento, um Motor Trifásico
De modo que aplicar alta corrente nas bobinas do Rotor ou tentar imantar com
bobinas externas nunca conseguirá uma imantação satisfatória ja que o Rotor nunca
estará perfeitamente alinhado com os magnetos.
Afora o entreferro que geralmente é grande.
--------------

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 21 Set 2010 15:38, em um total de 1 vez.
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Mensagempor rodrigo_sbc » 21 Set 2010 15:32

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Para uma imantação perfeita no caso de motor com estes magnetos

Imagem
e desde que possuam duas tampas, sugiro o seguinte:

Remova o Rotor
Faça uma núcleo que entre ai no lugar do Rotor com o mínmo de entre ferro .
Esse núcleo deverá ter a Bobina e apenas dois Pólos, Norte e Sul , evidentemente.

Após a imantação o ideal seria ir retirando esse núcleo magnetizador e simultâneamente
ir introduzindo o Rotor do Motor. Claro que isso só será possivel se o Motor tiver duas tampas.

---------------------------------
O Rotor desses Mortorzinhos possuem Três Polos e o Coletor três segmentos .
Eles são Motor DC mas, simulam, em funcionamento, um Motor Trifásico
De modo que aplicar alta corrente nas bobinas do Rotor ou tentar imantar com
bobinas externas nunca conseguirá uma imantação satisfatória ja que o Rotor nunca
estará perfeitamente alinhado com os magnetos.
--------------

DJ


Fala Djalma,

Quanto ao alinhamento dos imas com o rotor não há problemas, pois existe uma margem para se mecher na posição tanto do rotor quando dos próprios imas, então é possivel se fazer esse alinhamento.

Quanto ao núcleo, não entendi aparte da bobina.
Tendo essa maquina como exemplo:
Imagem

O caixa vai aí dentro, sem o rotor, com um imas para cada lado, ou seja, um encostado do lado vermelho (norte) e outro do lado branco(sul)


Vc diz de colocar um núcleo dentro da caixa, entre os imas para diminuir a relutancia? esse nucleo seria de ferro maciço?

Valeu msm hein...
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 21 Set 2010 15:50

Esqueça a Bobina de Magnetização que citei então, já que tem essa máquina.

Coloque o Nùcleo, que agora pode até ser cilindrico, para fechar o Circuito Magnético
no interior do Motor

DJ
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Mensagempor rodrigo_sbc » 21 Set 2010 15:53

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Esqueça a Bobina de Magnetização que citei então, já que tem essa máquina.

Coloque o Nùcleo, que agora pode até ser cilindrico, para fechar o Circuito Magnético
no interior do Motor

DJ


Ok...

Mas eu não tenho essa maquina não... ela é a inspiração para eu fazer a minha ;)
Na verdade a nossa rsrsrs
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Mensagempor rodrigo_sbc » 02 Nov 2010 13:07

Pessoal,

O projeto já está funcionando, só restando um último "detalhe"

Fiz algumas modificações pequenas e o projeto está assim:

Imagem

Não estou utilizando trafo mesmo. Os caps estão sendo carregados com 165V DC.

Depois posso postar uma foto caso alguém tenha interessa.

Meu problema agora é: Como fazer, sem usar um voltímetro, para saber que os caps estão carregados?

[]´s e valeu a ajuda.

ROdrigo
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Mensagempor edison » 02 Nov 2010 22:59

rodrigo_sbc escreveu:
Meu problema agora é: Como fazer, sem usar um voltímetro, para saber que os caps estão carregados?

[]´s e valeu a ajuda.

ROdrigo


Lâmpada Neon + resistor ,em paralelo com os caps tendo a chave de carga aberta.
Falei besteira?
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Mensagempor rodrigo_sbc » 07 Nov 2010 20:16

edison escreveu:
rodrigo_sbc escreveu:
Meu problema agora é: Como fazer, sem usar um voltímetro, para saber que os caps estão carregados?

[]´s e valeu a ajuda.

ROdrigo


Lâmpada Neon + resistor ,em paralelo com os caps tendo a chave de carga aberta.
Falei besteira?


Fala Edison...

Na verdade já consegui resolver esse problema, usando simples resistores e leds rsrsrsrs

Agora tenho uma outra dúvida. Gostaria de poder controlar o tempo de disparo do tiristor, ou seja, hj qd acontece o disparo, a corrente cirtuca pelas bobinas até a tensão dos caps cair a 1V aproximadamente. Eu gostaria de conseguir que eles descarregassem de 165 até 100 volts apenas e não menos que isso, mas como fazer o tiristor parar de conduzir no meio da descarga?

[]´s e valeu a dica.

Rodigo
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