Converdor 12Vdc para 127Vac

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor valdir.pavan » 24 Set 2010 01:51

Olá Pessoal,

Gostaria de saber como faço um projeto de um conversor de 12V dc para 127V Ac - 60Hz. A potencia de saida seria 300W. Se tiver algum o qual eu posso variar a frequencia melhor ainda, mas só o de 60Hz já ajuda. Eu sei que existem no mercado para vender esse conversores, mas é que eu preciso desse projeto para implementar outra parte e se eu tiver total controle do que fiz é melhor. Então quem souber de aglum site ou link de um projeto desse. Pode até ser de um de potencia menor, mas é só para ter uma idéia. Ou se alguém puder me ajudar me dizendo os passos e os blocos que vou precisar já está bom.

Abraços
Valdir Pavan Júnior
Graduando em Engenharia Elétrica - EESC USP
MSN: valdir.pavan@hotmail.com
valdir.pavan
Bit

Mensagempor renatokodaira » 24 Set 2010 08:32

http://www.i4at.org/lib2/inverter.htm

Veja que esse circuito nao converte para AC senoidal.
renatokodaira
Byte

Mensagempor proex » 24 Set 2010 09:26

Teoricamente a coisa é assim:

Para facilitar o entendimento, vamos dizer que em vez de 12V no primário, seja 12,7V. Assim teremos uma relaçao de 1:10 (Primario =12,7V Secundário = 127V.

Logo, se vc precisa de 300W na saida, com tensao de 127V, essa saida deverá fornecer 2,36A.

Como vc precisa de 2,36A na saida e a relaçao do transformador é de 1:10, vc precisará de 23,6A na entrada para conseguir esses 2,36A na saida.

Teoricamente é facil assim, mas na pratica não.

Se vc for usar uma bateria de 12V, assim que o circuito começar a puxar corrente, a tensao da bateria irá cair um pouco, e depois ainda mais devido a descarga natural.

De qualquer modo vc nunca terá os 127V na saida e muito menos os 2,36A.

Vc deve compensar a queda de tensao da bateria e as perdas naturais de qualquer transformador, dininuindo a especificaçao de tensao do primário desse transfomador,

Logo, as espiras do primário devem ser calculadas para tensao de 8V e não 12V. (O primario será calculado para 8V mas vc deverá ligar a bateria de 12V).

Desse modo vc terá um aproveitamento melhor da bateria.
Poderá ocorrer uma saturação do nucleo devido ao fato do primario ter sido calculado par 8V e vc esta injetando 12V. Vc pode compensar isso aumentado as chapas de ferro do trafo.

Por outro lado, dependendo do tipo de carga que vc vá conectar na saida, ela pode suportar uma saturaçao da senoide, até a tensao da bateria cair um pouco.

Em qualquer caso, nunca ligue uma carga indutiva nessa fonte. Pra isso a coisa terá que ser mais elaborada.
proex
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 24 Set 2010 12:47

Qual a finalidade desse 127 Vac ?

Que tipo de Carga ?

O Consumo é Constante ?

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor valdir.pavan » 24 Set 2010 15:26

A finalidade é alimentar um motor. Fazer algo para um motor é muito mais complexo que para uma carga puramente resistiva?
Para falar a verdade eu queria fazer um inversor 12Vdc para trifásico. Mas me ajudando no monofásico eu me viro. Eu preciso de ajuda na parte de potencia. Alguem tem algum projeto feito ou layout?

obrigado
Valdir Pavan Júnior
Graduando em Engenharia Elétrica - EESC USP
MSN: valdir.pavan@hotmail.com
valdir.pavan
Bit

Re: Converdor 12Vdc para 127Vac

Mensagempor jonowsky » 24 Set 2010 17:32

valdir.pavan escreveu:A finalidade é alimentar um motor. Fazer algo para um motor é muito mais complexo que para uma carga puramente resistiva?
Para falar a verdade eu queria fazer um inversor 12Vdc para trifásico. Mas me ajudando no monofásico eu me viro. Eu preciso de ajuda na parte de potencia. Alguem tem algum projeto feito ou layout?

obrigado

Olá valdir.pavan, já fiz um conversor destes, vou dar uma olhadinha aqui e assim que achar posto aqui! Vou lhe adicionar no msn tmbm.
jonowsky
Byte

Mensagempor zazulak » 26 Set 2010 20:12

Olá,

basicamente existem duas formas de se fazer isto.

uma delas, mais comum, é chavear um transformador em push-pull. A relação de espiras costuma ser 15/1, ou seja: 12v x 15 = 180 volts de pico = 127 v rms.

A outra abordagem, utilizada em alguns nobreaks e nestes inversores portateis que se pluga no acendedor de cigarros do carro é a dupla conversão: um estagio converte os 12v em 180vdc e uma ponte inversora transforma em ac.

Como voce quer trifasico e com velocidade variavel, sugiro a segunda abordagem, por questão de redução de tamanho e custo (elimina o transformador com nucleo de ferro).

Para o conversor dc-dc voce pode partir de um nucleo de transformador de fonte de pc (sem entreferro); pegue o maior que conseguir. Primario com 4+4 espiras de fio de litz ou fita de cobre, secundario com 110 espiras. No chaveamento, um irf1404 ou dois irf3205 de cada lado, controlados por um sg3525 operando com largura de pulso maxima (sem feedback) mas com soft start. A frequencia pode ser de 40khz ou proximo disso.

Para a ponte inversora, nesta faixa de potencia seis irf740 devem dar conta do recado, ou pra ter uma maior folga, irfp450 ou 460.
zazulak
Nibble

Voltar para Circuitos Diversos