Achei um artigo ruim, e tá em português de portugal, mas é melhor q nada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multitarefa
Tou indo dormir, amanhã a gente troca mais umas figurinhas ...
Boa sorte!

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga
rcakto escreveu:marcelo, eu tava querendo saber mais sobre o uclinux, sabe me informar onde posso aprender desde o basico sobre ele, em portugues se possivel, to com preguica de traduzir.... XD
rcakto escreveu:ta... blz... agora entendi... ?????????????? f****.... olha a pergunta que passou na minha cabeca.. se eu estou trabalhando em gerar os pixels no LCD, como é que eu vou fazer para receber os dados das I2Cs, I/Os, e ADCs, tudo em tempo real igual no pc, onde da pra deixar uma porrada de coisa aberta e vai alterando os dados tudo sozinho ( winamp, msn, firefox....tudo aberto...).....
rcakto escreveu:polesapart, tipow.. ja vi codigos de aplicações que achei na net usando ARM onde eles fazem varias chamadas diferenciadas das i2c mas como trabalhava com 70Mhz (T= 1,4285714285714285714285714285714e-8) tudo acontecia muito rapido, e ficava em um loop do inicio do codigo ate o final fazendo as leituras... MAS para que possa realmente funcionar em tempo real, assim podendo adcionar novas funcionalidades onde essas não irão interferir no tempo de execução, devem acontecer em tempo real...
dizem que a ethernet e a usb tem essas funções programando pelo KEIL.. mas como realmente isto funciona, se é que funciona.....
boa noite pole.. amanha atrde eu volto... tenho trampo pela manha...acho meio dificil aparecer por aqui cedo entao...
main()
{
unsigned char data[];
int fb = init_display();
int fd = init_eeprom();
while(1)
{
read_eeprom(fd,data,sizeof(data));
draw_display(fb,data,sizeof(data));
}
}
rcakto escreveu:a ta... agora eu sei pq existem as chamadas de interrupções pelo usuario...
ve se eu to certo:
ex.:
inicio
...
fica mudando os pixels e pegando os dados na eeprom...
...
timer1 dura x tempo...
estouro, vai pra interrupcao...
...
interupção... faz uma varredura nas i2c e guarda os valores na eeprom...
...
isso ae teoricamente daria um ar de tempo real, não??? é so ter a sorte de conceguir vazer a varredura a cada 10 a 50 ns exatos... em muitas aplicações de monitoramento que eu vou fazer isso e tempo suficiente para ler e atuar... e quase impossivel fazer algo em casa onde acima de 100ns alguma coisa vai pegar fogo... sem contar que muitas aplicações nunca coloca para trabalhar a 100% nos primeiros teste.. sempre deixamos com uma margem de segurança....
fuiz.. agora realmente vou dormir.. flw a todos... e obrigado pela paciencia...
rcakto escreveu:marcelo, agora lendo o que voce escreveu, sim realmente eu exagerei nos nanos.... mas seria constante a leitura, assim caso o valor passe do limite pre-selecionado algumas acoes seriam aplicadas automaticamente, ex. caso a temperatura passe de 90° envia um sinal na portx e que este sinal ira atuar uma aplicação onde corta a alimentação do aparelho que estou monitorando.....
os valores serão salvos para posteriormente criar um grafico para feedback.. talvez com isso possa identificar fatores que devem ser abordados para melhorias, e iria ser gravados na eeprom pois não sei ainda se posso utilizar o C/C++ para criar um arquivo txt com os valores, pois no C da, agora como irei criar e gravar em um cartao ou usb não faco ideia... ainda...
polesapart escreveu:Rcackto, você pode ter uma tarefa de baixa prioridade que fica enviando interrogações a um (ou mais) sensor(es), e analisando a resposta (o valor do sensor), e quando ela sair da faixa de operação normal, você dispara um evento. Voce pode ter outra tarefa que analisa estes eventos, e toma atitudes baseadas neles.
Dependendo do número de sensores, esta técnica começa a ficar inviável, se você tem que monitorar um número muito grande deles de tal forma que precise capturar o evento *e* responder a ele num intervalo de tempo muito pequeno. De qualquer forma, o número de sensores de um mesmo modelo que você consegue por num barramento I2C é limitado.
Eu recomendo que você adquira um bom livro e comece do começo, uma boa dica é um que trate de RTOS. Pro que você quer, a dica do Marcelo do uclinux é uma boa. Eu iria direto pro Linux full mesmo, num arm9 ou algo maior, mas se o teu compromisso é aprender mais a fundo (sem no entanto entrar pro livro dos recordes como o maior masoquista do mundo), o ucLinux vai ser um ótimo caminho :P
rcakto escreveu:mas com relação aos sensores, qual seria a melhor opcao para a comunicação??
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante