ARM CTX A8.

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

ARM CTX A8.

Mensagempor fabim » 04 Out 2010 14:50

http://cache.freescale.com/files/dsp/do ... X51CEC.pdf

Marcelo, eu tinha me assustado com o preço do A8 da texas.
Fuçando ai, achei o menino em questão.

Pergunta 1. O que achou do bixo ?
Pergunta 2. Tem empresa no brasil que da conta de soldar isso ?
Pergunta 3. Code warrior mesmo ?
Pergunta 4. Seguinte, quero fazer uma main board. Qual vida util pra um cara desses ?
Pergunta 5. Esse cara vai ser pra medical aplications, com SO real time linux.

Como você é freescalheiro, e louco de pedra. Ninguém mais mió que você pra me ajudar nisso.

U$$25,64 FOB, pra 1 unidade.

Abraços

Fabim
Editado pela última vez por fabim em 07 Out 2010 13:10, em um total de 1 vez.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Re: To Marcelo Samsoniuk.

Mensagempor msamsoniuk » 04 Out 2010 17:12

fabim escreveu:http://cache.freescale.com/files/dsp/doc/data_sheet/IMX51CEC.pdf

Marcelo, eu tinha me assustado com o preço do A8 da texas.
Fuçando ai, achei o menino em questão.

Pergunta 1. O que achou do bixo ?

achei legal. mas existe alguma caractirstica essencial que o levou a escolha deste modelo em especial? existem varios modelos na familia imx:

http://www.freescale.com/files/32bit/do ... re/FLYRIMX

a escolha do componente depende da aplicacao. soh que eu mesmo nao partiria da familia imx, pq a maioria dos componentes eh soh BGA! normalmente eu comecaria vasculhando a familia coldfire, depois blackfin, depois powerpc e por fim imx.

soh se fosse algo tipo smartphone, daih sim, comecaria pela imx, que eh justamente o foco dessa familia.

Pergunta 2. Tem empresa no brasil que da conta de soldar isso ?

tem sim, mas o custo depende do volume! entao, se o volume for pequeno, recomendo fugir de BGA.

Pergunta 3. Code warrior mesmo ?

usamos muito raramente. algumas pessoas usam para poder gerar exemplos de codigo com o processor expert e eventualmente para debugar, mas eh muito raro.

geralmente usamos lautherbach para debugar e compilamos via prompt de comando. o que o cara usa para editar o codigo eh livre, o cara escolhe o editor ou IDE que achar melhor.

Pergunta 4. Seguinte, quero fazer uma main board. Qual vida util pra um cara desses ?

existe uma tabela no site deles com a garantia de producao minima:

http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... eId=0570B0

alguns modelos estao escalados para 10 anos e outros para 15 anos. e isso eh o minimo, pois tem produtos nossos com 68000, cujo modelo PLCC-68 esta em producao faz 30 anos.

Pergunta 5. Esse cara vai ser pra medical aplications, com SO real time linux.

mas o que vc precisa especificamente de recursos? isso que vc falou eh muito geral: tanto 68000 de 8MHz quanto powerpc G7 de 5GHz rodam linux em realtime.

estes dias eu estava lendo um livro sobre inovacoes: vc nao pode pensar no ponto de partida "tenho o produto X e agora vou evoluir ele para minhas aplicacoes". vc tem que pensar nas aplicacoes e entao fazer o caminho contrario: "para minhas aplicacoes, preciso do produto Y".

detalhando melhor as aplicacoes fica mais facil encontrar um processador que atenda. e mesmo que vc queira um imx, tem varios modelos diferentes que vc pode escolher.

Como você é freescalheiro, e louco de pedra. Ninguém mais mió que você pra me ajudar nisso.

U$$25,64 FOB, pra 1 unidade.

Abraços

Fabim
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 05 Out 2010 07:25

Entendi.
Veja bem marcelo.
A minha idéia e a do die6o, é simplesmente o seguinte.
Criar uma placa mãe, com tudo que se utiliza no pior dos casos para nossa aplicação.
Nesta placa uma TFT de 16. bits 7", para algumas aplicações que ja temos em mente. E para outras aplicações uma TFT de 24 bits e de 12" a 26". Sempre utilizando esta mainboard. capiche ?
Meo setor não da pra inventar mais coisas, tipo. Para o que existe o que devo medir e conhecer, é aquilo e pronto. Não é possivel inventar nada.
O que eu iria fazer tambem, são deixar headers com pinos especiais, e portas com buffer´s.

Você pode me indicar algo do tipo ? Lembrando que.:
Eu não preciso de um powerpC, só que se o custo de um de 5ghz for coisa de alguns dolares a mais que o que eu indiquei que roda a 400mhz, eu vou usar um powerpc. Tendeu ?

Bom, eu descrevi basicamente o meu interesse.

Lembrando que é medical appliances, preciso de confiabilidade, susceptibilidade a emi/rfi - baixa, e que dane-se alguns dolares de diferença entre um de 200mhz e um de 500mhz, ou um de flashless e um de 2mB de flash.

Abraços, e muito obrigado pelo auxilio sam!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 05 Out 2010 12:06

fabim escreveu:Entendi.
Veja bem marcelo.
A minha idéia e a do die6o, é simplesmente o seguinte.
Criar uma placa mãe, com tudo que se utiliza no pior dos casos para nossa aplicação.
Nesta placa uma TFT de 16. bits 7", para algumas aplicações que ja temos em mente. E para outras aplicações uma TFT de 24 bits e de 12" a 26". Sempre utilizando esta mainboard. capiche ?

precisaria saber o tamanho em pixels do display. eu errei o link acima, o certo seria:

http://www.freescale.com/files/32bit/do ... RDCMPR.pdf

Meo setor não da pra inventar mais coisas, tipo. Para o que existe o que devo medir e conhecer, é aquilo e pronto. Não é possivel inventar nada.
O que eu iria fazer tambem, são deixar headers com pinos especiais, e portas com buffer´s.

pelo documento acima vc pode selecionar o componente seguindo o recurso que precisa. na verdade vc citou apenas diferencas de display, entao teria que selecionar segundo a resolucao que vc precisa.

Você pode me indicar algo do tipo ? Lembrando que.:
Eu não preciso de um powerpC, só que se o custo de um de 5ghz for coisa de alguns dolares a mais que o que eu indiquei que roda a 400mhz, eu vou usar um powerpc. Tendeu ?

alem dos imx, cujo resumo de opcoes esta no documento acima, as outras opcoes possiveis seriam:

http://cache.freescale.com/files/32bit/ ... pdf?fpsp=1

que sao as que eu acho mais interessante, mas obvio que nao conheco todas. e aqui tem um resumo geral de todas as possibilidades:"

http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... ch=1&sr=19

ateh onde lembro, blackfin nao possui suporte a TFT diretamente, entao ficaria de fora.

Bom, eu descrevi basicamente o meu interesse.

Lembrando que é medical appliances, preciso de confiabilidade, susceptibilidade a emi/rfi - baixa, e que dane-se alguns dolares de diferença entre um de 200mhz e um de 500mhz, ou um de flashless e um de 2mB de flash.

Abraços, e muito obrigado pelo auxilio sam!!

infelizmente nao existe uma receita de bolo para todos os problemas. a solucao varia conforme o tamanho e tipo do cliente.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor ivan » 05 Out 2010 19:03

Sr. Moderador,

Não poderia mover este tópico para o fórum apropriado?
Só para organizar as coisas...

PS: Desculpem, não estou criticando ninguém.

Abs.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Out 2010 19:46

To Marcelo

No caso mover para PM (Mensagem Particular)

To
To To
To To To

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MarcusPonce » 05 Out 2010 20:14

Ué ? Mas o micro que eles estão discutindo é um ARM CORTEX A8...

E além disso estou curioso para ver quando vai começar o clássico Marcelo x Fabim...hehe já fiz até a pipoca para assistir...
MarcusPonce
Byte

Mensagempor ivan » 06 Out 2010 14:15

Todos os links se referem a mcu's da Freescale, como opção ao Cortex ARM A8.
Além do mais, o Marcelo não usa ARM. Logo, o assunto não é ARM.

To, to, to... fórum Freescale! Hu! hu!

Depois eu deleto as minhas poluições do tópico.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor rcakto » 06 Out 2010 16:40

alguem poderia me arrumar um link onde vejo as diferencas entre cortex M* e cortex A*
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 06 Out 2010 18:17

hahaha :D

ivan escreveu:Além do mais, o Marcelo não usa ARM. Logo, o assunto não é ARM.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 07 Out 2010 07:29

rcakto escreveu:alguem poderia me arrumar um link onde vejo as diferencas entre cortex M* e cortex A*

uma analogia basica ?

CM3 é 1.25Dmis mhz.
Ou seja, se falassemos em ganho por assim dizer, para cada 1mhz, o clock equivale 1.25mhz. O que é uma mentira cabulosa e sinica, e sem nexo, e não tenho idéia o porque os caras falam isso.

C A8 A9, Super Escalar. Para cada 1mhz equivale a 2Dmips, isso é verdade, ele executa até duas instruções por ciclo, quase que todo o tempo. Ele tem um coprocessador DSP de 500 e la vai lasca mhz, para video, com saida dedicada de aceleração 3D, e o caramba a quatro. Imcomparavel, existe apenas diferenças.

Digamos que, é um gol G4 1.8 o CM3.
E uma Ferrari 2011, com motor de 435CV de 0 a 100 em 2.3 segundos, etc etc.;

BLZ ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 07 Out 2010 12:34

o fabim podia mudar o topico para algo como "ARM A8" ou qq coisa assim. pega mal aparecer meu nome como topico em um forum de ARM! :)

Marcelo Samsoniuk escreveu:hahaha :D

ivan escreveu:Além do mais, o Marcelo não usa ARM. Logo, o assunto não é ARM.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 07 Out 2010 14:16

fabim, vlw... agora entendo pq o povo ama a freescale....
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 07 Out 2010 14:25

rcakto escreveu:fabim, vlw... agora entendo pq o povo ama a freescale....

Detalhe.

Cortex A8, não é de autoria freescale. É da ARM. Dona da Keil.

Esta tecnologia é usada pagando royalits. A TI e a FS que eu sei até o momento que tem esses caras.
FS é mais barato que a TI.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Out 2010 01:31

mas convenhamos, a freescale manda muito bem, principalmente em termos de perifericos inteligentes e processadores avancados. nao eh atoa que a motorola (hoje freescale) atormentou a vida da intel entre 1976 e 2006, ao ponto do moore passar noites sem dormir pensando em como derrubar o tal do powerpc, mesmo tendo monopolio na area de processadores avancados.

mas eu diria que ARM nem eh o forte da freescale! apesar de estar entre os melhores, com ARM A8 e ARM 11, realmente quem manda bem em ARM eh apenas texas, marvell e apple. daih vem freescale, samsung e depois o fundo do tacho (e nxp abaixo do fundo). mas tb eh aquele negocio, falou em processador de verdade na area de *telecom*, a freescale chuta ateh a bunda da intel! :)

fabim escreveu:
rcakto escreveu:fabim, vlw... agora entendo pq o povo ama a freescale....

Detalhe.

Cortex A8, não é de autoria freescale. É da ARM. Dona da Keil.

Esta tecnologia é usada pagando royalits. A TI e a FS que eu sei até o momento que tem esses caras.
FS é mais barato que a TI.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para ARM