Dúvidas a respeito de MOSFET e motor 12V

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor phophollety » 04 Jan 2007 01:26

Desculpe, não li direito o começo do seu post e achei que não tivesse comentando da reversão, falha minha :wink: ...

Como o seu trafo não consegue fornecer tanta corrente pode dimensionar para 5A que fica bem folgado... quanto ao dissipador.... creio que o espaço que os reles ocupam seja suficiente para adição de dissipadores e na pior das hipóteses um Cooler de 60mm pode ajudar.. mas acho que não seja nescessário..

Que tal assim?

Imagem

Esses diodos são os do BUZ10 é que eu não tenho essa simbologia pronta no kicad ainda. preciso fazer...

Gosto de colocar esses resistores de Pull-Down para garantir que o fet vai desligar.. devida a alta impedância de entrada dele é bom...

Para acionar... você pode fazer um seguidor de tensão com LM324 e na saida um resistor de 47K..., se o seu clp for saida transistor coloque uma isolação galvânica.. mas acho que é saida relê...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor phophollety » 04 Jan 2007 01:29

Copie e cole o link.. P**** de tags desativados... :evil: :evil: :evil:
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 04 Jan 2007 06:35

Bom dia
Existe uma tecnica para lidar com motores e transformadores que ja vi e somente controlei, nao fui mais fundo na epoca por falta de tempo, mas que pode ser interessante.
O trafo tem um enrolamento isolado a mais que tem um terminal ligado a terra e o outro terminal ligado a terra atraves de um mosfet, a ideia e que quando voce corta o Mosfet/transistor a ponte H, o motor devolve energia para o transformador defasando a corrente da tensao e gerando picos de tensao/corrente, para evitar usar mosfet/transistores de valores elevados de corrente e tensao e ter que dissipar essa energia ela e consumida no proprio transformador atraves desse enrolamento de curto.
Se puder seria interessante um estudo sobre esse efeito.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor regiscruz » 04 Jan 2007 19:02

Phophollety, então o esquema é bem mais simples do que eu imaginei, o circuito não foge nada do circuito da ponte convencional com transistores normais (2N3055).
Apesar do cartão de saída do CLP ser a transistor, eu acho uma boa idéia colocar o resistor de Pull-Down. Acho que vou fazer o acoplamento usando acoplador óptico um 4N25 da vida pode resolver, o que vocês acham?
A idéia do cooler também não é ruim considerando a necessidade de um pequeno dissipador.

Olá EDSONCAN, não sei se você chegou a ler as mensagens anteriores mas baseado no transistor que pretendo usar (IRF3205) e na corrente real que o motor esta puxando (mais ou menos 3A), eu acredito que o transistor vai suportar bem.
Além do mais estou com um pequeno problema com espaço no painel, o que me impede de colocar um transformador a mais no circuito afinal um transformador para 3A vai ocupar um tamanho considerável no circuito. É realmente interessante este recurso.

Neste fim de semana vou montar o circuito no Proteus e postar aqui pra vcs fazerem uma revisão.

Um abraço a todos.
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
regiscruz
Byte

Mensagempor phophollety » 04 Jan 2007 21:59

Bom se ainda quiser fazer com NPN usaria o MJE13055 ou TIP3055 que é igual ao 2N3055 mas em outro encapsulamento..
phophollety
Dword

Mensagempor Ander_sil » 05 Jan 2007 15:50

Usa o IRF640, veja o datasheet.
http://www.datasheetcatalog.com/datashe ... F640.shtml

at.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor phophollety » 05 Jan 2007 17:31

O IRF640 também é uma boa escolha, mas eu voto pelo BUZ10, que tem um RON 3 vezes menor....
phophollety
Dword

Mensagempor regiscruz » 12 Jan 2007 11:00

Boa tarde pessoal

O negócio é o seguinte, consegui convencer meu supervisor e o projeto foi aprovado. Agora eu queria saber onde compro por um bom preço estes transistores que vocês sugeriram.
Talvês o problema seja a quantidade, vou precisar de apenas 20 transistores, 20 2N25, placa de fenolite, 4 caixas plásticas, terminais de saída, resistores....
Se alguém tiver o contato para me ajudar eu agradeço, vou postar os melhores preços para os interessados.
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
regiscruz
Byte

Mensagempor phophollety » 18 Jan 2007 13:13

www.acpcomponentes.com.br (Atacado)
www.trancham.com.br (Atracado e Varejo, mas o preço do atacado da loja acima é melhor)
phophollety
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos