por albertorcneto » 08 Out 2010 04:58
Bom, tinha um site que eu gostava muito e chama mspc.eng.br mas eu nao to conseguindo acessar ele. Entao vamos la...
Pensa o seguinte. Quando voce assopra uma coisa quente, ela nao esfria mais rapido? Isso porque o ar em velocidade maior retira mais calor do objeto em questao.
Pensa o seguinte. Em termodinamica, o calor eh a corrente. A temperatura eh a tensao e existe um coeficiente que eh a resistencia. Na transferencia de calor por conducao, isso eh bem ilustrativo.
q=h*(T1-T2)
onde q eh a quantidade de calor (em Watts e comparavel a corrente eletrica), h eh a resistencia termica e T1 e T2 sao as temperaturas (ou tensao na nossa analogia. O valor de h depende de geometria e caracteristicas do objeto em questao. Fora isso, eh simples assim.
No caso de transferencia por conveccao (onde o fluido se movimenta), isso eh um pouco mais complicado. O coeficiente h depende da velocidade com que o fluido (no caso o ar) se movimenta, e como (direcao, sentido, geometria do tubo, etc.). Uma porrada de pessoas fazem um tanto de experimentos para estudar para cada caso como se comporta esse coeficiente. E um dos casos estudados eh a de um tubo com fluxo de ar perpendicular a ele, porque eh mais ou menos como um trocador de calor funciona.
Entao, pense nesse tubo perpendicular ao fluxo de ar como o seu fio. Se voce souber o fluxo de calor q que ele perde, a temperatura dele e do ar que passa por ele, voce pode calcular o coeficiente h. Porque calcular h? Porque h tem a informacao da velocidade do ar que voce tanto quer.
Ora, voce soca uma corrente no fio. O fluxo de calor que voce fornece para o fio eh a potencia dissipada nele, no caso V*I. A temperatura do fio voce consegue saber pela resistencia dele, no caso V/I. Se voce medir a temperatura do ar que passa por esse fio, voce vai ter todas as variaveis da equacao acima, onde q eh a potencia que voce fornece pra ele, T1 eh a temperatura do fio e T2 eh a temperatura do ar ambiente. Ai fica facil calcular o coeficiente h.
Mas o que voce faz com o coeficiente h se o que voce quer eh velocidade do vento? Eh isso que eu tava tentando pesquisar pra voce mas nao consegui achar nada muito pronto. Esse site msp.eng.br tinha a formula pronta pra transformar o coeficiente h em velocidade do vento, mas nao consigo abrir.
Tendeu? Se nao entendeu, eu pesquiso melhor sobre essa formula ou tento explicar melhor.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams