ARM CTX A8.

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor msamsoniuk » 18 Out 2010 00:32

na verdade eu soh estava constatando uma falha que o fabim jah comentou anteriormente e eh justamente o fato de que os indicadores de performance em dhrystones nao expressam corretamente a performance correta dos processadores. agora, sobre a melhor forma de estimar a performance, eu diria que isso requer o dominio de tres diferentes pontos.

o primeiro eh ter uma ideia da estrategia que sera utilizada pelo codigo e tentar formar uma imagem mental do segmento de codigo que consome mais recursos computacionais. isso vc adquire com o tempo, mas vamos pegar um exemplo geral, para vc perceber que essa estimativa nao passa de um exercicio mental.

por exemplo, desenhar poligonos em um frame buffer consiste em decompor o poligono em triangulos, sendo que cada triangulo eh composto de 3 linhas arbitrariamente diagonais e estas linhas deliminam sucessivas linhas horizontais, que efetivamente preenchem o triangulo. entao em meio a todos estes loops, o loop mais pesado e mais interno eh justamente o loop das linhas horizontais. fazer linhas horizontais consiste em um algoritmo bastante simples em C, algo como:

Código: Selecionar todos
ptr = line_cache[y]+x;
while(width--)
  *ptr++=color;

e cujo loop principal pode ser pensado em asm como:

Código: Selecionar todos
  move y@,a0
  move line_cache(a0)@,a1
  add x@,a1
  move color@,d1
  move width@,d2
loop:
  move d1,a1@+
  dbt d2,loop

nao precisa ser nada preciso, o que vc tem que pensar eh em termos de loop e o que tem dentro do loop. neste caso, tem uma escrita na memoria, ah entao tenho que ver quantos wait-states vai consumir. digamos que eh um processador de 100MHz, mas o bandwidth da memoria nao passa dos 25MHz, entao jah de saida sao 4 wait states ali no move. e quanto isso eh absorvido por pipelines? digamos que eles conseguem sobrepor 1 clock de pre-execucao e 1 clock de pos-execucao, pq envolve um incremento do ponteiro. e tem o loop, digamos que consome 2 clocks. isso vc descobre no datasheet do componente, claro, mas no nosso exemplo, entao, o loop consome 6 clocks. a 100MHz eu consigo entao 16 Mpixel/s. saber quanto cada instrucao consome eh o segundo ponto.

nao rodei a aplicacao, mas jah sei que em cima dos 100 mips teoricos informados pelo fabricante, no fundo eu consigo 16 Mpixel/s. sera que eh suficiente para a aplicacao que eu quero? precisa de mais experiencia. vamos supor que vc tem uma estimativa que vai trabalhar com imagens cuja necessidade eh da ordem de mil triangulos e cada triangulo tem uma media de tamanho de 50 pixels por linha e 50 linhas por triangulo. isso significa preencher 50 mil linhas de 50 pixels, o que totaliza 2.5 milhoes de pixels. assim, essa performance dah somente para trabalhar com 6 frames/s.

sera que nao dah para melhorar? podemos continuar o exercicio mental e procurar alternativas. dominar o hardware eh o terceiro ponto.

vamos pensar do ponto de vista de um canal de DMA dedicado para isso. ele nao eh flexivel, mas no caso de preenchimento de linhas horizontais vc nao precisa de flexibilidade, soh precisa incrementar um ponteiro e transferir um valor fixo de um lugar para outro. daih olha que interessante, muitos processadores possuem sram interna acessivel a zero wait-states, o que permite ler o valor do pixel em um clock. portanto um controlador de DMA poderia fazer o mesmo trabalho consumindo 5 clocks. nao eh uma melhora incrivel, mas aumenta a performance para 20 Mpixel/s e nas mesmas condicoes permite 8 frames/s.

nao esta bom ainda. entao aonde podemos atacar agora? nossa analise esgotou as possibilidades no processador e no controlador de DMA.

podemos tentar entao melhorar a performance da memoria. uma solucao eh diminuir o tempo de acesso, passando, digamos, de 25MHz para 33MHz, assim o numero de wait-states melhora de 4 para 3. assim a transferencia por DMA precisaria de 4 clocks e com isso chegaria a 25Mpixel/s e, portanto, 10 frames/s.

e como melhorar mais sem aumentar o clock da memoria? podemos diminuir a largura do pixel ou deixar a memoria mais larga. se usar pixels de 16 bits em uma memoria de 32 bits, vc dobra a performance chegando a 50Mpixel/s e 20 frames/s. e finalmente, se usar pixels de 8 bits em uma memoria de 32 bits, vc dobra novamente e consegue 100Mpixel/s e 40 frames/s. e assim chegamos no fim da analise com um range de opcoes que varia de 6 a 40 frames/s.

o mundo real eh um pouco mais complexo pq existe um negocio chamado burst, mas vamos deixar isso de lado no momento, pois eh soh um exercicio mental para ver como um processador de "100 mips" eh impactado de forma pesada por memoria externa. eu nao me preocupei em wait-states para instrucoes pq estou pensando em loops e com loops deste tamanho a cache resolve.

entender qual sera o loop critico, entender quantos clocks cada instrucao consome e entender quais as opcoes de hardware para melhorar a performance sao os tres pontos importantes. e claro, o importante disso tudo eh que depois de implementado o projeto vc faca as medicoes, confirme por quanto vc errou e entenda pq vc errou, para poder melhorar as futuras estimativas.

tudo isso para vc se perguntar: estou escolhendo o processador correto para a minha aplicacao? a performance de software sera suficiente? vou precisar de hardware de apoio e terei esse hardware? sera que preciso de um processador maior? ou talvez menor? nao eh questao de economia, mas questao de complexidade e viabilidade: se for algo complexo demais, as chances de nao funcionar sempre aumentam. ao mesmo tempo, se faltar performance, significa que todo o trabalho foi para o lixo e vc tem que recomecar do zero.

rcakto escreveu:Marcelo, então estaria correto em dizer que:
somente comprando e testando todas as capacidades possiveis e analisando o tempo de execução e resultado final em teste da aplicação em que o MCU foi posto que saberei exatamente até aonde o mcu em questão pode chegar e aonde seria recomendado usa-lo?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 00:53

Marcelo, vlw, voce me esclareceu bastante.. ainda tenho duvida em como saber os exatos MIPS de um mcu, como o lpc2478 que trabalha no maximo a 72MHz.. mas tem um tal de Fcco que tem de esta entre 200Mhz z 500Mhz (numeros não exatos) que me confunde todo... pq antigamente eu sempre li que nos PICs era pega a frequencia do cristal e fazer um calculo que nao me lembro mais e vc tinah o valor exato.. mas para o ARM me falaram que é outra coisa por causa dos pipelines... então ainda to viajando nisso... mas assim mesmo muitas duvidas que eu tinha foram esclarecidas...

obrigado por tudo e desculpa a "ignorancia"!! XD~ :lol:
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 18 Out 2010 02:13

no fundo eu acho q ninguem sabe exatamente! :)

http://www.embeddedrelated.com/groups/l ... /36109.php

eu francamente tambem nao achei nenhuma tabela com a quantidade de clocks por instrucoes, mas o site oficial afirma que um ARM7, como eh o caso do LPC2478, vai ter performance media de 1.9 clocks por instrucao. assim a performance media a 72MHz sera de 37 MIPS, o que diverge dos alegados 63 "DMIPS" que eu encontrei em um catalogo da nxp.

enfim, sem uma tabela de ciclos por instrucao, fica dificil. dah uma olhada nesse doc para ver como eh suspeito:

http://www.compuphase.com/dhrystone.htm

um cara chegou a 62500 interacoes no dhrystone com um LPC2129 de 60MHz, o que significa 35 VAX MIPS e isso eh bem abaixo dos 54 "DMIPS" alegados pela nxp para um LPC2100 de 60MHz. se fizer uma escala de 60 para 72MHz, vc obtem respectivamente 41 VAX MIPS e 64 DMIPS... disso tudo a unica conclusao possivel eh:

MIPS = "Meaningless Indicator of Processor Speed"

rcakto escreveu:Marcelo, vlw, voce me esclareceu bastante.. ainda tenho duvida em como saber os exatos MIPS de um mcu, como o lpc2478 que trabalha no maximo a 72MHz.. mas tem um tal de Fcco que tem de esta entre 200Mhz z 500Mhz (numeros não exatos) que me confunde todo... pq antigamente eu sempre li que nos PICs era pega a frequencia do cristal e fazer um calculo que nao me lembro mais e vc tinah o valor exato.. mas para o ARM me falaram que é outra coisa por causa dos pipelines... então ainda to viajando nisso... mas assim mesmo muitas duvidas que eu tinha foram esclarecidas...

obrigado por tudo e desculpa a "ignorancia"!! XD~ :lol:
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 18 Out 2010 02:49

bom vej que não sou o unico sem sono... sam pensa comigo para ver se estou certo...

se eu por o 2478 a 72Mhz e fizer exatamente o seu exercicio mental que voce mensionou no post anterior, talvez ele atinja mais que os 37MIPS com base nessa imagem http://www.nxp.com/documents/block_diag ... aac805.gif

pois a memoria cache ( vou chamar assim a memoria onde geralmente está o ".hex"), a ram e a memoria de instruções internas do core estão no mesmo barramento, e juntando os AHBs e APBs, talvez voce tenha um desempenho maior que o normal, pelo nivel maximo do clock que o core concegue operar...

bom são teorias que sinceramente NUNCA iremos saber ao certo...
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 18 Out 2010 10:12

eu vejo o teste do dhrystone como definitivo: o cara pegou o codigo, compilou e testou. o melhor que se conseguiu foi 62500 interacoes e isso indicaria que um LPC2xxx de 72MHz consegue 41 VAX MIPS.

fato: ninguem tem ideia entao de como a NXP estimou um valor maior.

rcakto escreveu:bom vej que não sou o unico sem sono... sam pensa comigo para ver se estou certo...

se eu por o 2478 a 72Mhz e fizer exatamente o seu exercicio mental que voce mensionou no post anterior, talvez ele atinja mais que os 37MIPS com base nessa imagem http://www.nxp.com/documents/block_diag ... aac805.gif

pois a memoria cache ( vou chamar assim a memoria onde geralmente está o ".hex"), a ram e a memoria de instruções internas do core estão no mesmo barramento, e juntando os AHBs e APBs, talvez voce tenha um desempenho maior que o normal, pelo nivel maximo do clock que o core concegue operar...

bom são teorias que sinceramente NUNCA iremos saber ao certo...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor 51 » 18 Out 2010 12:49

Fiz uma pequena faxina no tópico...
51
Administrador

Anterior

Voltar para ARM