Um NTC na entrada da fonte

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor xultz » 24 Set 2009 15:30

Ele é ligado em série igual ao NTC. Quando o PTC é prá ser um fusível rearmável (existe PTC linear mais usado como sensor de temperatura) ele tem uma curva de resposta bem aguda. Assim, assim que passa da corrente nominal dele, ele aumenta rapidamente a resistência, aumentando a dissipação sobre ele mais ainda e aumentando mais a resistência. Ele fica nessa até atingir um equilíbrio, segurando a corrente que passa nele num valor próximo do seu valor nominal. Quando o curto no circuito é retirado (se isso for possível), a corrente nele cai e a dissipação nele também, e a resistência dele volta a quase zero. Por esse motivo ele é chamado de rearmável.
Note que o PTC e o NTC têm funções de proteção diferentes.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Silvio51 » 24 Set 2009 18:35

Fabim... só fiz o comentário para o conhecimento de iniciantes que podem se assustar a princípio pensando que é uma coisa de outro mundo o PTC ou o NTC no uso descrito acima.

Quando eu não conheço bem do assunto, não faço comentários superficiais para gerar mais dúvidas e "empurrar" o conhecimento que não tenho goela abaixo de ninguém.

Agora se toda vez que nos depararmos com algo que não entendemos bem, rasgarmos diplomas... deveríamos ser mais humildes e dizer: "Pôxa... que uso interessante... eu não conhecia... valeu pelas dicas...."
Silvio51
Byte

Mensagempor fabim » 24 Set 2009 18:40

Silvio51 escreveu:Fabim... só fiz o comentário para o conhecimento de iniciantes que podem se assustar a princípio pensando que é uma coisa de outro mundo o PTC ou o NTC no uso descrito acima.

Quando eu não conheço bem do assunto, não faço comentários superficiais para gerar mais dúvidas e "empurrar" o conhecimento que não tenho goela abaixo de ninguém.

Agora se toda vez que nos depararmos com algo que não entendemos bem, rasgarmos diplomas... deveríamos ser mais humildes e dizer: "Pôxa... que uso interessante... eu não conhecia... valeu pelas dicas...."

hehe, agora silvio51.

Não se assuste com o rasgado do pitex, nem com minha forma de expresssão..

Sêmu tudo doido aqui, o pirex mesmo rasga até nota de 50...

não esquenta o cocu conoscu!!

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor edison » 03 Out 2009 15:49

fabim escreveu:
hehe, agora silvio51.

Não se assuste com o rasgado do pitex, nem com minha forma de expresssão..

Sêmu tudo doido aqui, o pirex mesmo rasga até nota de 50...

não esquenta o cocu conoscu!!

Abraços

Nois rasga , depois arrepende e imprime outro.... :shock:

té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Renato » 28 Out 2010 17:11

Dependendo da fonte, um ou outro é mais indicado.
Só para lembrar simbologia: -tº é NTC tº é PTC
Renato
Byte

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos