Padrão de comentários em c

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor Red Neck Guy » 03 Nov 2010 11:00

Tem aquele tipo de comentário que enche o saco.

Código: Selecionar todos
int valor; // variavel para contar

valor += 1; //soma 1 ao valor
valor^= 0xFF; // Faz xOR com FF

...

Esse tipo de comentário é normal quando falam pro estagiário: "Tem que comentar o código".

Eu coloco comentários só naquelas partes que tem algum detalhe para ser lembrando, por exemplo, num treco poderia estar otimizando uma formula para calcular alguma coisa, seria interessante deixar no comentário daonde veio aquilo.
[/code]
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Fandango » 05 Nov 2010 09:10

Gente, faço softwares há mais de 20 anos (sou da época do cartão perfurado :lol: ). Começei com FORTRAN, passei pelo Basic, fui no Assembly (desde o 6502, 8085, Z80, 8051, etc.), cheguei no C, mexi com Delphi e VB... e o que posso dizer é que no início, enquanto implementava, Deus e eu sabíamos o que eu estava fazendo... 2 dias depois, só Deus sabia, porque eu já nem lembrava prá que servia a variável y.

Comentar só traz vantagens (exceto comentários de estagiários do tipo "incrementa X"... sem preconceito!). O bom senso e a coerência é que devem prevalecer (na minha humilde opinião).

Hoje trabalho praticamente só com C, e tenho o hábito de incluir um cabeçalho em cada função, descrevendo para que serve, os seus parâmetros de entrada e de retorno. Além disso costumo incluir alguma observação importante ou nota de projeto (tipo: "A chamada deve ser efetuada com as interrupções desabilitadas", ou algo do tipo: "este procedimento deverá ser executado antes de chamar a função Z")
No interior da função comento apenas o que é relevante, mas usando comentários referentes à aplicação, explicitando o significado daquela linha.

Além de ter este hábito para meu próprio benefício, meus clientes (quando recebem o código-fonte) ficam muito satisfeitos, porque percebem a transparência da coisa, ou seja, notam que não escondo nada e nem omito informações importantes. Afinal, eles pagam pelo meu serviço e se, no dia de amanhã me der uma daquelas "caganeiras", eles saberão se virar e dar manutenção ou realizar adequações.

Conselho do velho Fandango... Comente sempre, mas nunca sobre a mulher ou a filha do chefe. :lol:
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor fabim » 05 Nov 2010 09:31

Um velho guru amigo meu me disse uma vez.
Quando fizer um software, para uma determinada aplicação.
Separe tudo em varias partes, cada arquivo para o bloco logico a ser utilizado.
Crie um header universal de prototipos, e faça comentarios neste header, para não poluir os *.c.
Só segui a primeira parte.

O segundo canguru, me disse uma vez.
Um bom programador em C, faz programas em C, em qualquer linguagem. Foda-se o proximo cara que for usar o codigo, você foi dispensado, e o intelecto foi seu. O cara que por ventura quiser usar o codigo, que faça outro do zero.!!!

E segui o conselho dele agora!!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Fandango » 05 Nov 2010 10:03

Pô Fabim, que egoísmo é esse?
Tem um cara aqui em Floripa que trabalha desse jeito... prá mim é super interessante, porque o cara vive sendo dispensado de tudo o que é empresa... o resultado é que sempre me chamam para limpar a m**** dele (refazer o firmware) :lol:
Ainda não fiquei rico, mas de continuar assim minha aposentadoria está garantida! :lol:
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor fabim » 05 Nov 2010 10:24

não confunda imcompetência, com egoismo.
Trabalhei 10 anos e 5 meses numa empresa, e fui dispensado pra ganhar 3X mais... hehehe

Meus fw são super comentados, quando me pagam bem pra isso.

né proex ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 05 Nov 2010 10:48

O comentário mais legal de ser fazer é aquele que coloca em duvida a capacidade técnica de alguém que venha a dar manutenção no código no futuro:

sem_wait(thread_lcd); // Se sabe o que é um semafáro, não preciso dizer mais nada....

[/code]
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor andre_luis » 06 Nov 2010 12:48

Há também aqueles comentários narcisistas, no qual um alguem pretende registrar que participou da programação :
 // by FSilva

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Nov 2010 11:10

Bons comentários não podem melhorar uma má codificação mas, maus comentários
podem comprometer seriamente uma boa codificação.
(Jean-Paul Temblay - Richard B. Bunt)

Falow

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Anterior

Voltar para Visual C++/C/C++/C#