por xultz » 07 Nov 2010 17:02
Cara, eu não conheço uma maneira prática de mudar a espessura da trilha. Eu na verdade acho isso uma tremenda mancada. Antes de ter que usar o Altium, eu usava um software livre chamado PCB (é, o nome não é nada original). Eu configurava até 5 estilos de roteamento, que incluiam tamanho da trilha, clearance, tamanho da via, tamanho do furo. E alternava entre eles com ALT+1, ALT+2, etc. Cara, aquilo era genial. No Alitum, a melhor opção é a seguinte: quando pressionar a tecla TAB enquanto puxa uma trilha, tem dois botões na direita: "Favorite Interactive Routing Widths" e "Favorite Interactive Via Sizes". Cada um abre uma janela onde é possível colocar, retirar e modificar tamanhos padrão de roteamento. Eu geralmente uso 8, 10, 12, 20, 25, 30, 40, e 100 mils para trilhas, por exemplo. Enquanto está roteando, ao pressionar SHIFT+W abre essa janela de seleção, clica no valor que deseja e a trilha fica do tamanho e continua roteando. Se estiver com uma via sob o mouse (ao mudar de layer), pressionando SHIFT+V abre a janela de seleção de tamanho de via.
Essa questão do desvio de objetos vareia um pouco. No Altium que tenho no trabalho, é versão 2008, e isso é bem tosco. Depende do humor do maldito. Às vezes estou arrastando um trilha e ele vai com ela até o mínimo que a regra permite e não deixa arrastar. Mas às vezes ele arrasta por cima e fica verde. Em casa tenho Summer 09, ele é mais esperto, muitas vezes contorna objetos, muda outras trilhas sozinho, mas às vezes pisa na bola também.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.